FORMULÁRIO DE CONTATO

Envie-nos sua mensagem e entraremos
em contato o mais breve possível.


Nome 


Email 


Mensagem 





Instituto Ludwig von Mises Brasil
Fone: +(5511) 3704-3782
E-mail: contato@mises.org.br
Essa sua comparação é séria?

Se uma empresa faz merda, eu vendo suas ações (e o prejuízo é exclusivamente meu e dos acionistas).

Se o governo de um país faz merda, a vida de toda a população é afetada, a moeda se esfacela e ninguém mais sequer tem patrimônio para bancar uma mudança para outro país.

E detalhe: nem sempre é permitido você se livrar da nacionalidade original para fins tributários (um americano continua sendo obrigado a pagar impostos para o governo americano mesmo que ele passe a viver para sempre em outro país com outra nacionalidade), nem sempre você pode entrar em outro país e nem sempre é permitido você sair do seu próprio país.

E em 100% dos casos seu patrimônio é dizimado.

Sim, sim … a administração da Magazine Luiza fazer merda é igualzinho aos governos federal e estaduais fazerem merda.
Ciro: carta fora do baralho;
Moro: poucas chances;
Molusco: algo entre 30 e 40 percentualmente dos votos (se ele lançar-se candidato);
Bonoro: 40 a 50 porcento dos votos (se ele lançar-se candidato).

Pra mim, seja lá quem ganhar, haverá todo um esquema montado pra que tudo continue conforme a cartilha da ONU e afins. Reparem que até com o Bonoro aqui seguiu-se o mesmo que em todos os países: lockdowns, abusos de autoridade, mídia aterrorizando, inflação absurda... Que tempos, meus caros, que tempos...
Creio que as criptos vão entrar em um período de baixa este ano. Governos estão tentando reverter a desvalorização de suas moedas com o aumento de juros, assim sendo, vão atrair as pessoas para investimentos baseados nelas. Quem estava esperando uma oportunidade para comprar criptos, a hora é boa.
Seus argumentos se resumem a dizer que as besteiras ocorridas na democracia das empresas diz respeito só a elas, e quem se sente lesado que venda sua participação.

Achou que os conselheiros de Petrobras fizeram besteira? Vende Petrobras e Compra Vale ou Itausa… JBS teve roubo? Vende e compra BRF!

Analogamente, você pode falar isso a nível de pais. Não gostou dos políticos do Brasil? Mete o pé e vai Uruguai, Suriname, Indonésia, Arábia Saudita etc. tem muito roubo na Venezuela? Vai pro México ou Islândia?

E mais, sou acionista de uma empresa da bolsa e o conselheiro que votei não ganhou a eleição, mesmo assim ainda estou nela!
Sou acionista de banco, mas mesmo assim passo por constrangimento na porta giratória… sou acionista da Azul mas nem por isso tenho direito a "pegar minha parte" em aviao…

O sistema capitalista das empresas é absurdamente similar ao de um governo !
Ele vai ter tempo pra isso. Ele vai ficar até 2038 eu acho. Tempo bastante pra apertar o botão vermelho e mandar tudo pros ares junto com xi jinping.
''O que houve em seguida? O STF imediatamente vetou a medida.''

Enquanto isso o STF tá mandando seus seguranças se armar comprando armas. Eles temem uma possível revolta geral no Brasil.
Quem aumenta os impostos lá na estratosfera são os governadores estaduais. Tudo por birra política. Sempre foi assim desde março/2020. E o povo só se ferra.
''Petistas vão entender daqui a dois anos.''

Acho que não. Se o lula voltar, vão querer fingir amnésia e que os 4 anos de Bolsonaro no palácio do planalto nunca aconteceram e pra eles tudo vai voltar ao que era. Talvez não.
Proferir palavras insultuosas não é crime. Você me chamar de bobo e feio deveria lhe render cadeia?

De resto, você próprio já deu a resposta: o problema todo está na propriedade estatal das ruas. Fosse este "crime" cometido dentro de uma propriedade privada, cujas regras são especificadas via contrato voluntariamente firmado, a solução e a punição seriam muito mais simples e diretas.
Ele fez exatamente isso com as tarifas de importação de pistolas.

O que houve em seguida? O STF imediatamente vetou a medida.

E adivinhe só? O ministro Fachin alegou que a zeragem de tarifas de importação prejudicaria a Taurus. Ou seja: o STF simplesmente passou a fazer política industrial no país.

Um tiro no nosso pé: agora, o STF também faz política industrial

Quem manda no país é o STF, meu caro. Em tudo. Em todas as áreas. Votar é apenas uma formalidade cumprida por otários. Bolsonaristas já entenderam isso há muito tempo (e enfiaram o ratinho entre as pernas). Petistas vão entender daqui a dois anos.
É verdade que o Bolsonaro pode reduzir os impostos de importação e liberar a importação de produtos e carros usados, só em uma canetada? Revogando portaria, é verdade?
"Conselheiros vivem as custas da empresa, logo, de seus acionistas. Mesma lógica do políticos que vivem as custas dos impostos dos cidadãos."

Conselheiros vivem dos CLIENTES que VOLUNTARIAMENTE compram da empresa. Eu não votei em NENHUM daqueles políticos que estão no congresso hoje, mesmo assim, tenho de pagá-los.

"Impõem sim. Impõem regras de funcionamento da empresa, direcionamento do planejamento estratégico DA SOCIEDADE e do funcionamento e relação da empresa com o dinheiro dos acionistas da mesma forma que os políticos fazem nas vidas dos cidadãos"

É. Mas essas regras afetam apenas quem está lá na empresa onde eles trabalham. Regras inventadas por nababos públicas afetam todo mundo.

"Claro que podem. Os conselheiros aprovam o funcionamento da empresa e os gastos que os mesmo tem para o "funcionamento da maquina". Igual os políticos fazem!"

Aprovação do orçamento de uma empresa, seja lá como for feito, afeta só a empresa. Orçamento feito por políticos afetam todo mundo.

"Em tese todo cidadão é dono de uma parte do patrimônio do Brasil.
Se eu sou acionista do Itaú, e o banco contrata uma empresa minha pra prestar serviço, eu não passo a ter menos direito na SA por eles contratarem minha empresa.
Conclusão errada a sua!"

Legal. Ja que sou dono do patrimônio do Brasil, acho que vou arrendar as cataratas do Iguaçu para a Disneylândia.

"Tem conselheiro que também faz isso por aí. Pegam financiamento para cobrir os rombos que fazem na empresa.
Se os acionistas acham isso ruim, eles tiram os conselheiros na AGO seguinte!
Se os políticos fazem besteiras, os cidadãos os eliminam na eleição seguinte!
O paralelo é idêntico!"

Sim. Mas se conselheiros escorregam no tomate, só a empresa deles é afetada. Ah, se você acha que políticos ruins podem ser tirados do altar assim, nos explique o que Sarney, Collor, Renan Calheiros e afins estão fazendo lá no congresso.
"A dívida pública é paga com moeda estrangeira tirada das gordas reservas."

Isso não faz absolutamente nenhum sentido. A dívida pública interna está em moeda nacional. A moeda nacional é o real. Ela não só é a moeda corrente como também é a moeda de curso forçado. É a única moeda quem tem "poder liberatório": ou seja, a dívida só pode ser legalmente quitada em moeda nacional.

Os portadores de títulos públicos são pagos em reais, e não em dólares.

O governo não utiliza reservas em dólares para pagar a dívida interna, que está em reais.

O máximo que a pessoa pode argumentar é dizer que o BC pode vender dólares das reservas em troca de reais, e utilizar esses reais para quitar a dívida.

Mas aí surgem vários outros problemas:

1) Os reais agora estariam em posse do BC. E o BC não tem nenhum poder de quitar a dívida. Quem quita a dívida é o Tesouro. A dívida foi emitida pelo Tesouro, e não pelo BC.

2) Pode-se argumentar que o BC poderia simplesmente repassar esses reais ao Tesouro, para o Tesouro então quitar a dívida. Mas isso é proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O BC não pode financiar diretamente o Tesouro.

3) A base monetária é de 400 bilhões de reais. Destes, apenas 80 bilhões são reservas bancárias. Este é o máximo que o BC pode obter em troca da venda de dólares. Mais ainda: qualquer venda de dólares diminuiria a quantidade de reais nas reservas bancárias, o que faria aumentar em muito a Selic.

"Portanto, não haveria inflação da base monetária (se os credores da dívida recebem dólares ou reais convertidos de dólar - este último seria contraditório, aí já não ta no texto)"

Ao menos você dá a entender que sabe que o argumento está totalmente errado e sem nexo.

"A dívida pública é paga com um suposto retorno de investimentos (a. k. a.: lucro) públicos, portanto, descartando a necessidade de impressão de dinheiro para pagar as dívidas."

Nem ideia do que seja isso.

"Esses são dois argumentos que lembro. Recomendo lerem o link que o omem passou (Ou tentarem. Não ta muito inteligível)"

Dica: se alguém faz um "argumento" ininteligível, o qual você não consegue resumir com as próprias palavras, pode ignorar tranquilamente o argumento. Ele certamente não faz sentido nenhum. (Confie em mim nesta; já são quase 15 anos mexendo diariamente com isso. Não há exceções a esta regra).


P.S.: se reduzir a dívida fosse tão simples e mágico assim, você realmente acredita que nenhum político populista já teria feito isso?
E quanto a locais públicos, onde não exista a propriedade privada(ruas,praças…), como seria a solução caso alguém insulte outra pessoa ???
Vejo que ignoraram a pergunta do Angelo Antunes lá no começo dos comentários (dêem Ctrl+F).

O expoente do link que o Angelo passou tem argumentos que me parecem inéditos aqui no site:

1 - A dívida pública é paga com moeda estrangeira tirada das gordas reservas. Portanto, não haveria inflação da base monetária (se os credores da dívida recebem dólares ou reais convertidos de dólar - este último seria contraditório, aí já não ta no texto)

2 - A dívida pública é paga com um suposto retorno de investimentos (a. k. a.: lucro) públicos, portanto, descartando a necessidade de impressão de dinheiro para pagar as dívidas.

Esses são dois argumentos que lembro. Recomendo lerem o link que o omem passou (Ou tentarem. Não ta muito inteligível)
Pessoal. Quais são as expectativas para o Brasil, nas próximas eleições, tendo em vista os quatro principais candidatos ( Bolsonaro, Lula, Moro e Ciro ) ?
Nunca tinha pensado por esse prisma.
Na verdade essas empresas listradas em bolsa funcionam como mini democracias.
Mas sempre tem briga entre os socios
Eu fui criança durante o regime militar. Lembro até hoje da disciplina "Educação Moral e Civica". Não me fez nenhum mal e não sei porque acabou. Gostaria muito que as crianças e jovens de hoje tivessem a oportunidade que eu tive.
-
Excelente artigo, aliás, muito mais que um artigo!

Apenas para resumir: seja um palácio, uma casa ou um casebre, todos tem em comum na sua ORIGEM, a BASE, o ALICERCE, etc...

É fácil para determinadas minorias barulhentas demonizaram a FAMÍLIA e a PROPRIEDADE PRIVADA, obviamente estando, ainda que subliminarmente, protegidas ou alicerçadas em ambas!

Também é fácil ser SOCIALISTA, ESQUERDISTA ou COMUNISTA, às custas do erário e/ou bens e valores ALHEIOS.

Monte.David
Pessoal das Criptos, o que será de 2022? Ano de inflação alta e alta de juros aqui e nos EUA, como ficará as criptos?