clube   |   doar   |   idiomas
O último Natal da Romênia comunista
E como Chuck Norris ajudou a derrubar o regime

Em cada Natal das últimas 3 décadas, os romenos relembram a revolução ocorrida em 25 de dezembro de 1989, quando o regime comunista foi derrubado. 

O ditador Nicolae Ceausescu e sua mulher Elena Ceausescu foram capturados e fuzilados, com o evento sendo transmitido ao vivo pela televisão.

Alerta: cenas fortes

São poucos os romenos que se lembram com algum afeto da era comunista.  A maioria se lembra do regime como ele realmente foi: uma época de pobreza, medo, e ausência de liberdade.

No início da década de 1980, Ceausescu já havia exaurido todo o capital que a Romênia acumulara.  A população romena sofreu severas privações quando o governo tentou quitar de uma só vez toda a dívida externa do país (de aproximadamente 13 bilhões de dólares).  As privações incluíam racionamento de eletricidade e de água quente (sob invernos rigorosos).

Talvez uma das privações mais penosas foi o "programa científico de alimentação", o qual estipulava quantidades máximas de produtos que uma pessoa podia comprar por mês.

A alimentação "cientificamente" controlada pelo governo

É interessante constatar como os fracassos do socialismo não apenas se originam das mesmas causas, como também tendem a se manifestar de maneiras incrivelmente similares.  Assim como os venezuelanos de hoje enfrentam escassez e longas filas, aproximadamente 30 anos atrás, do outro lado do Oceano Atlântico, os romenos também tinham o hábito de passar várias horas parados em filas que se formavam perante prateleiras vazias. 

Bucur_Obor_(1986).jpgA diferença é que, para os romenos, tal situação rotineira já havia deixado de ser uma mera "crise temporária", que é como a atual situação da Venezuela ainda é descrita pelo governo.  Tudo já era tristemente rotineiro.

E, assim como o governo da Venezuela se gaba de sua "boa organização" para controlar as filas dos supermercados e impedir que as pessoas comprem duas vezes na mesma semana, o regime comunista da Romênia, que já estava no poder havia mais de duas décadas, dizia que o racionamento de alimentos era uma medida voltada para promover a saúde e melhorar a qualidade de vida! 

Em 1982, Nicolau Ceausescu instituiu um "programa científico de alimentação" para o país, no qual quantidades de leite, ovos, carne, peixe etc. eram listadas, ao mesmo tempo, como recomendações de dieta e como quotas permitidas para a compra.  À medida que o tempo foi passando, essas rações se tornaram cada vez mais escassas.

As compras podiam ser feitas somente por meio de um cartão de racionamento, no qual tais quantidades eram marcadas.  A ração incluía as seguintes quantidades mensais:

Frango — 1 kg

Carne suína ou bovina — 500g (não havendo, deve ser substituída por carne enlatada da URSS)

Frios ou patê de fígado — 800g

Queijo - 500g (a cada 3 meses)

Manteiga — 100g

Azeite - 1 litro

Açúcar - 1 kg

Farinha - 1 kg (a cada 3 meses)

Ovos — 8-12

Pão - 300g/dia

card.jpegO governo tinha várias explicações para essas limitações.  Além de dizer que o estado estava preocupado em fornecer aos cidadãos uma dieta equilibrada e saudável, também havia a justificativa de que se estava combatendo os "especuladores" que estavam estocando comida.

O cartão de racionamento, no entanto, não garantia que os alimentos de fato estariam disponíveis, de modo que a maioria desses produtos só era obtida se você fosse um dos primeiros da fila.  Com o tempo, isso gerou o ditado que dizia que, no comunismo, uma boa relação — ser amigo de um funcionário de uma mercearia estatal, que garantiria que você conseguisse todos os itens do cartão — era mais valiosa do que ter um imóvel no capitalismo.

Além dos alimentos, a gasolina também foi racionada em apenas 25 litros por mês, e a fila para conseguir o combustível frequentemente envolvia um esforço conjunto, no qual dois amigos se revezavam na fila em turnos diários, dentro do mesmo carro, esperando seu momento para abastecer.  Enquanto um ficava na fila, o outro ia trabalhar. 

E para garantir que os romenos não iriam consumir muita gasolina, o governo adotou um rodízio, segundo o qual os carros não poderiam circular nos fins de semana dependendo do número final de suas respectivas placas. 

Adicionalmente, para sobreviver ao inverno, aquecimento e água quente só estavam disponíveis durante algumas horas do dia.  Assim como televisão e eletricidade.

À época, as autoridades comunistas gostavam de se gabar dizendo que os cidadãos romenos usufruíam todos os benefícios da vida moderna, mas nenhuma de suas injustiças

Uma revolução silenciosa

Em paralelo a tudo isso, um contrabandista de fitas VHS e uma tradutora de inglês contrabandearam para a Romênia e dublaram para o romeno milhares de filmes ocidentais, especialmente filmes de ação.  Estes filmes foram então distribuídos e ilegalmente exibidos para grupos de 20 a 30 pessoas de cada vez. 

Desta maneira, amontoados perante uma televisão que lhes mostrava amenidades básicas com as quais nem sonhavam existir, os romenos foram se tornando dolorosamente cientes de sua pobreza e isolamento.  As revoltas populares foram se intensificando e a queda do regime comunista, algo inevitável, ocorreu antes do fim da década.

Essa história virou um documentário intitulado "Chuck Norris contra o Comunismo" (aqui o teaser, aqui o website, e aqui uma reportagem visual do The New York Times).

18-23350.jpg

Um Natal normal

Após 1990, os cardápios para a ceia de Natal dos romenos não mais foram submetidos a concessões institucionais — e nem os cardápios de nenhuma outra refeição.

Mas talvez o fato em relação ao qual eles estão mais felizes é o de poder celebrar o Natal sem o temor de serem denunciados pelos vizinhos para a polícia secreta.



autor

Carmen Elena Dorobat
é pós-doutoranda em economia na Universidade de Angers, na França, e professora na Bucharest Academy of Economic Studies.


  • Edemir Bozeski  28/12/2015 13:56
    O regime comunista da Romênia propagou que o que era mostrado na série "Dallas", tratava-se da decadência de valores do Ocidente. Porém, houve o efeito contrário, pois os romenos queriam ter o mesmo estilo de vida da série, ou seja, as casas, os carrões, etc.
  • Felipe Macedo   28/12/2015 13:56
    Eu adoro os romenos. Eles sempre executam seus ditadores.
  • Antônio  28/12/2017 19:37
    Melhor Comentário!
  • anônimo  29/12/2018 15:33
    Ou melhor seus vampiros
  • Báthory  09/01/2023 03:01
    Apesar de a Transilvânia estar na Romênia desde 1919, os vampiros eram húngaros étnicos e a Transilvânia era território húngaro até o Trianon
  • Revoltado  09/01/2023 16:46
    E, durante o período socialista de Ceaucescu, eram muito bem tratados pelo governo romeno, assim como os ciganos rom (ironic mode on).
  • Joao  22/12/2019 22:30
    Devia ter acontecido o mesmo com Ustra aqui no Brasil.
  • RAMBO  10/11/2020 19:59
    E com o Lula também !
  • Gabriel  25/12/2021 15:16
    Se tivessem executado Lula , Dirceu e Dilma nós não estaríamos messa crise de 15 milhões de desempregados, além da recessão que jogaram o País a partir de 2013
  • ALECSANDRO STOPA  27/12/2020 11:29
    mas o regime militar no Brasil aconteceu para evitar o comunismo por aqui.
  • Ex-microempresario  27/12/2021 14:51
    E acabou não fazendo diferença nenhuma.
  • Pereira   26/12/2020 17:28
    Uma coisa é certa:

    Todo socialista/comunista é um bicho preguiçoso, invejoso e mentiroso ??
  • Nicholas Candall  27/12/2020 16:53
    Você ainda tem dúvida disso?
  • Jonathan Rocha  28/12/2015 13:58
    Que delícia de vídeo.
  • Sociólogo da USP  28/12/2015 14:17
    Acho engraçado os neoliberais regozijarem do fato de que pode-se comprar comida à vontade em economias capitalistas. Mas é óbvio! O processo de aquisição de alimentos é desigual. Explico:

    Enquanto um burguês prepara um banquete com uma variedade exuberante de alimentos, outras 20 crianças são devastadas pela inanição tendo que comer água com farinha(sim, água com farinha, não é farinha com água) debaixo da ponte. Nesse caso, é óbvio e notório que não é necessário nenhum racionamento, pois para que uns desfrutem da gula, outros são obrigados a passar fome.

    Já em um sistema de racionamento de comida, TODOS tem sua fatia assegurada. Assim, ao passo que não existe exuberância, não existe fome também. É importante ressaltar que este processo não só é mais justo como é mais lógico também(afinal, por que comer mais que o necessário?)

    E outra, por mais vilipendiadas que sejam por essa visão individualista do capital, as filas nada mais são do que um espaço onde pessoas de diferentes culturas, religiões, classes sociais, etc se reúnem para discutir política, filosofia e por aí vai. Eu diria que as filas nada mais são do que uma Ágora moderna e popular. No entanto, parece que a burguesia tem uma aversão tão grande à pobres que acaba incitando esse comportamento anti-social de demonizar as filas. Parece que eles preferem ficar trancados nas suas coberturas com vista para o mar com seus iPhones no tal do WhatsApp...
  • Henrique Zucatelli  28/12/2015 16:33
    Você aí, o cara que faz trolagem socialista é quase um profissional, porém peca no ponto que ironiza sua própria visão em vários momentos (os socialistas genuínos são mais digamos... positivos em suas afirmações).



  • José Francisco Gomes  26/12/2020 14:24
    E sobre a Venezuela e a abundância de alimentação que a população consegue no lixo, você nada tem a dizer? E sobre a metade de uma galinha que cada CUbano recebe para passar um mês, você nada tem a dizer?
  • Udson  28/12/2015 16:33
    Bem, aho que você pe fake, mas... Vamos lá!

    1) As ditas crianças que passam fome não estão em tal situação por causa dos " burgueses" , mas sim por que seus pais provavelmente as privaram de terem um mínimo de alimentação/moradia/vestuário descentes. POdemos conjecturar que os pais de fato não possuam recursos para tal e não são culpados.Contudo, veja bem, observe que a maioria nem podem ter filhos ( por causa de sua cituação precária)e ainda os têm!Estranho não? Será que eles são sádicos? Será que utilizam os " menores" para ganho de dinheiro?

    2)Os " burgueses" geram valor e estão consumindo o que são seus de direito. Eu trabalho como assalariado, tenho filho e dou o melhor que posso para ele e minha família. Não sou rico, mas consumo o que gero de valor ( obs: eu sou pobre , por assim dizer) =)

    3) Você é chato pra cacete!!!!!!
  • anônimo  28/12/2015 18:05
    Caramba, você escreveu tudo isso apenas para zoar kkkkkkkkk
  • damazio  28/12/2015 23:44
    tá de sacanagem, cara? Ou vive mesmo na idade das cavernas?
  • Wilson Mota da Silva  29/12/2015 00:03
    Esse "sociólogo da USP é louco" ou está quase, Achar bom ficar em fila? Pagar impostos (= ter seu salário subtraído à força pelo governo) para sustentar político e suas muitas mordomias, e ainda aceitar que o comunismo e suas filas são uma maravilha...
    Assim, se existem crianças famintas deve-se ao fato de seus pais não terem emprego, fácil de resolver, o governo (prefeituras, estados e gov federal) devolve 75% (deixa de cobrar) dos impostos tomados das pessoas e todos poderão construir e reformar suas casas, frequentar restaurantes,comprar mais no comércio gerando empregos para muito mais gente. Fácil fácil
  • Diego Sousa  30/12/2015 05:59
    bait
  • Korn  29/12/2015 09:34
    Esse imbecil da USP ou é louco ou está só trollando. Oh, palhaço, vsf!!! Vai vomitar suas asneiras em outro canto. Aqui ninguém está afim de ler essas escrotices.
  • Homem Racional  29/12/2015 15:02
    O queridão socialista! Deixa eu ver se acertei, vc deve estar escrevendo isso em um país capitalista democrático e comendo Big Mac.
  • Júlio César Esteves Araujo  15/12/2018 16:15
    Essa coisa de opinião em sala com ar condicionado é uma desgraça. Endeusar filas, um estado interventor que diz o que você pode ou não comer. Caramba quanto vale a liberdade pra essas pessoas. Nada? Fazer discurso astuto e assinar como sociólogo é querer botar o dedo na cara do diabo e dizer: cara, sou melhor que você. Um pouco de sensatez nunca fez mal a ninguém.
  • Josue  11/04/2016 23:27
    Nos EUA não existem pobres (mendigos não são necessariamente pobres, mas muitas vezes até de classe alta só que, por alguma razão psíquica, resolveram morar nas ruas), o que é muito diferente da patética Cuba que, provavelmente, você defende! Então deixa sua ignorância doentia de lado e veja os FATOS: spotniks.com/mentiram-e-muito-para-voce-sobre-a-pobreza-nos-estados-unidos/
  • Altos e baixos  18/05/2016 18:24
    Mais uma da série:

    Aumento da esperança pelo artigo, queda da esperança pelos comentários estúpidos em posts obviamente sarcásticos.

    Qual é pessoal...transformar fila por comida em Agora moderna? Vocês realmente não se ligaram que é piada?
  • Renato  23/12/2016 18:05
    Morar na Venezuela e curtir as longas filas ninguém quer neah?! Morar em Cuba e receber a ração mensal do escravocrata Castro também não.
  • João de Alexandria  23/12/2016 18:59
    O dito "sociólogo da USP" está praticando a fina arte da ironia...
  • Bernardo Rohrbacher  24/12/2016 10:54
    O problema não é existir uma fila, você pode criar uma fila que não leva para lugar nenhum, sair dela e entrar de novo para se socializar, o problema é a fila ser quilométrica e suas opções serem entrar nela ou passar fome.
  • Mateus  26/12/2016 12:50
    "as filas nada mais são do que um espaço onde pessoas de diferentes culturas, religiões, classes sociais, etc se reúnem para discutir política, filosofia e por aí vai"

    Isso é sério? Isso é serio MESMO? Não é possível que esse cara esteja falando sério, tem que ser fake. Não é possível que uma pessoa fique quatro anos cursando sociologia pra sair de lá um completo imbecil. E depois o cara ainda tenta dizer que a "burguesia" é que não gosta de fila, como se pobres, como se QUALQUER UM gostasse de ter que ficar horas em uma fila esperando os alimentos que quase não se pode encontrar devido a crise de escassez causada pelo governo. E vai além, dizendo que não havia fome, quando todas as evidencias apontam que sim. E o discurso de que para uma pessoa "ter uma boa refeição" outras tantas precisam passar fome é uma mentira ABSURDA diante o fato que a fome mundial só tem caído nas ultimas décadas e nunca esteva tão baixa em toda a história da humanidade - agradeça ao capitalismo por isso.
  • WDA  26/12/2016 15:39
    Eu gosto de fato de ele ironizar seus próprios comentários, eles ficam mais divertidos assim.
  • Fábio  30/12/2016 13:11
    Adorei a visão romântica das filas. Poderíamos fazer uma pesquisa nos dois países. Aqui, com "nossos" pobres (essa gente sempre fala do pobre teórico e conceitual, eles mesmo nunca têm problemas) e oferecer a eles a possibilidade de migrar para um país onde todos são iguais, na pobreza.

    Daí, neste outro país, podemos mostrar aos pobres "deles" como é a vida no nosso país, e avisar que aqui, além de termos pobreza, ainda temos desigualdade. Ou seja, nem todo mundo é pobre. Perguntaremos se eles preferem ficar lá ou mudar para cá.

    Que tal? Nada de suposições, teorias ou hipóteses: só fatos, duros, tão frios quanto concretos, como frio concreto.

    Podemos começar com Cuba e Haiti, Coréia do Norte e Coréia do Sul, Venezuela e Bolívia. Daí podemos testar outros pares: Brasil e Austrália, África do Sul e Gana, Etiópia e Índia, Japão e China. Assim, bem misturado mesmo, só para poder analisar diversas variáveis. Ou podemos fazer tudo igual: um país miserável (mas com qualquer sistema) e um rico (com qualquer sistema.) E depois o contrário: um país ricos, e liberal, comparado a outro rico, mas coletivista.

    Para ficar mais interessante, podemos levantar hipóteses sobre os resultados, e depois verificar se elas se sustentam ou não. Quem sabe isso não nos ensinaria algo?

    Vamos deixar de lado todos os experimentos do tipo já conduzidos, como as duas Alemanhas e as duas Coréias, e como Cuba vs. EUA.

    Tomara que esse seja mesmo um ano novo, com coisas novas, e não mais um novo ano, cheio de coisas velhas. ;-)
  • Rodrigo  11/11/2017 19:54
    Claro, queridão, deve haver aversão à pobreza. O comunismo não quer igualdade entre todos, e sim que vivam dependentes do Estado, não por querer, e sim por possuir nenhum direito.
  • Anti sociólogo da USP  22/12/2017 22:48
    Passar fome no capitalismo realmente pode ser fruto da falta da oportunidade, a diferença é que existe a possibilidade de instituições filantrópicas, serviços sociais de prefeituras e mais algumas outras entidades levarem alimentos "burgueses opressores" (talvez coxinhas) para os pobres. Já no socialismo a igualdade que deveria ser para todos é uma utopia, pois todos nós diversificamos necessidades na medida em que subimos na pirâmide de Maslow. A única igualdade admirável no socialismo é quando o povo se une como uma nação e se regozija em matar os ditadores que vivem como nababos pregando igualdades e distribuindo misérias. Aliás Winston Churchill falava exatamente isso: "O socialismo é a filosofia do fracasso, a crença na ignorância, a pregação da inveja sob o nome de "justiça social". Seu defeito inerente é a distribuição igualitária da miséria."
  • Antonio Jorge Barbosa  02/01/2018 21:35
    Você tem múltiplas escolhas ´, Cuba, Venezuela, Correia do Norte. Vai logo, vai.
  • Júlio César Esteves Araujo  15/12/2018 17:00
    Três anos se passaram da data dessa postagem. Creio que tempo suficiente para rever seus conceitos. Ou quem sabe pegar parte que sobeja do teu orçamento, comprar algo para doar para alguns que tem falta. Falta exatamento do que sobra na sua casa. Se você nunca estendeu a máo para ajudar um necessitado e continuar com seu discurso, bom, aí só resta acreiditar que há uma boa dose de hipocrisia em sua cabeça.
  • Edvaldo Cavalcante   24/12/2019 16:14
    Se gosta tanto assim dessa igualdade mude-se para a Coreia do Norte, lá continua como era na Romênia e em todos os países comunista. Ou vá para a Venezuela aqui pertinho e mate a saudade das filas por comida.
  • Eduardo F Munhoz  24/12/2019 20:35
    Vc esta querendo dizer ao contrário do que eu ouvi das dezenas de pessoas que conheci ,quais viveram sob o manto do comunismo , sendo cambojanos, cubanos, poloneses , Tcheco eslovaquos , alemães e especialmente Ucranianos . Vc esta errado pous enquanto todos passavam privações e sofrinentos a nomemklatura bebia moet chandon em taças de cristal ! Mentirosos e crueis assassinos do seu próprio povo . Igual a fábula : " A revolução dos bichos " . a nomemklatura são os "porcos" . Eu não acredito numa palavra wue vcs dizem seus doentes psicóticos da mente liberal comunista ! Vá lá na Polônia falar isto ou na Ucrânia ! Vá !
  • Silvio Serpa  26/12/2020 00:30
    Sociólouco é? Da USPT é? Sei....
  • Erik  26/12/2021 10:25
    Falou o socialista.
    Em uma economia de mercado livre, todos podem trabalhar e adquirir alimentos. Os que não podem devem ser amparados.
    Somente em uma economia forte as pessoas podem receber este amparo de forna satisfatória.
    O Estado não consegue suprir necessidades. Nunca conseguiu e nunca conseguirá.
  • Bernardo Linhares  27/12/2021 05:23
    A ANGÚSTIA DA ANGÚSTIA
    Na cela de um velho forte cercou-se à esquerda. Com sete chaves trancou-se no cofre. Engajada no mistério, engole a chave do cemitério. O que esconde a escondida, o gozo da morte ou o gozo da vida?

    BL
  • Henrique Zucatelli  28/12/2015 14:49
    Pra falar a verdade eu gosto mesmo é das mulheres romenas, lindas demais rs.

    Mas que é regozijante ver um vídeo como este, onde um facínora sem escrúpulos vira picadinho, ainda mais após o almoço... há poucos prazeres maiores para um liberal, mesmo um moderado como eu. Não vejo a hora de repetirem a façanha em Caracas.
  • Típico Universitário  28/12/2015 14:53
    Em breve a ração da Romênia vai parecer luxo no Brasil. Não estou ameaçando ninguém.

    Só avisando.

    É o que ganharão por tentar trair o Partido.

    Olhando a equipe econômica alguém aí tem dúvidas disso?
  • Visionário  28/12/2015 20:38
    Como salvar o Brasil:

    *Dane-se o arrocho fiscal. Arrocho fiscal = Guerra declarada à democracia.
    O governo nunca deu a mínima para essa porcaria. Vamos somente oficializar. Se o dólar for para 8 reais fica ainda melhor para o país que está sofrendo com sobrevalorização do câmbio há mais de um ano. Razão de toda esta crise. Se banco privado não quiser comprar título do tesouro você faz atividade compromissada. Ignore o choro dos entesouradores. Não estamos mais em 1994.

    *Retorno de indústrias nacionais refletindo estatais competentes como a Petrobrás (sugiro chamar o pessoal que ainda não foi preso pela PF fascista e liberado pelo STF). Precisamos de pelo menos uma para o minério de ferro, outra para a bauxita, uma para o manganês, uma fantasma de nióbio para financiar paralelamente os movimentos sociais e um novo banco estatal que compre derivativos podres e que seja garantido pelo tesouro. Ressuscitar a companhia siderúrgica nacional é um bônus mas não é necessário.

    *Com os bancos estatais limpos de seus ativos podres retorne ao estado de expansão creditícia pré-recessão. Acabou o desemprego e a miséria: o Brasil vira uma terra de leite e mel com dinheiro de sobra para todos com dedos para apertar uma senha de cartão.

    Inflação é invenção do FMI.
    Precisamos de uma economia do povo e não de consumidores. Menos consumidor, mais planalto.
  • Silvio Serpa  26/12/2020 00:34
    Esquerdistas estatizantes: repetindo os mesmos erros de lenin, stalin, hitler, mussolini, mao, fidel, pol pot, imperadores vermelhos norte-coreanos..... Acertando somente na miséria geral do povo!
  • Alma Sombria  28/12/2015 15:00
    os romenos ensinaram ao mundo como fazer uma revolução popular(de verdade)
  • Dom Pedro XVI  28/12/2015 16:15
    Vendo o vídeo, impossível não lembrar da covardia que vemos em nosso cotidiano... Assim que são presos, os malfeitores lembram aos justiceiros: "temos direitos, somos seres humanos!", ou "Isso é um abuso!" ou ainda "eu sou dimenor!"... Tudo inútil, quanto mais tempo de humilhação, maior a raiva no castigo. Sinto que aqui no Brasil a casca do ovo da serpente também está se rompendo... Se alguém acha que nossos militares foram truculentos, nem imaginam o que pode surgir desse arranjo que dá direitos sem obrigações,que garante a impunidade de certas "minorias", não importa o que façam... Eu sou contra a pena de morte em qualquer hipótese, pois nenhum ser humano deveria poder matar outro. Presos numa cela escura, humilhados, desmascarados e desprovidos de todo poder e riqueza, eles prestariam um melhor exemplo às futuras gerações com sua desgraça do que fuzilados. Ser contra a pena de morte não é ser contra punições duras.
  • Gabriel Lima   28/12/2015 16:37
    Pobre Marx, foi deturpado mais uma vez. Que ideologia mais confusa essa, hein? Deturpada em mais de 10 países... Mas acho que essa vez vai funcionar...
  • Rafael De Sade  28/12/2015 16:39
    Enquanto o povo vivia a margem da miséria, Ceaucesco cultivava pêras em seu quintal.
  • Vinicius Pinheiro  28/12/2015 16:40
    Fim adequado a qualquer comunista, tendo em vista que eles também adoram um paredão.
  • Artilheiro de metralhadora  28/12/2015 18:16
    Olá!

    Toda vez que o Instituto Mises brasil discorre acerca do assunto 'comunismo', acabo por lembrar-me de meus bisavôs e avôs em que muitas vezes eles por necessidade tiveram de comer lavagem de porco para não morrerem de fome, tudo isso causado por uma ideologia nefasta: o comunismo. Eles eram iugoslavos.


    Tudo de bom a todos!
  • Andre  28/12/2015 18:30
    Isso ainda pode se repetir na Venezuela.
    Já em Cuba não há como o povo fazer isso.
  • Henrique Zucatelli  28/12/2015 21:26
    Tem certeza?

    Se a URSS caiu, por que não em Cuba?
  • Andre  28/12/2015 21:56
    "Se a URSS caiu, por que não em Cuba?".

    Certamente vai cair, mas acho pouco provável que seja dessa forma.
    E dificilmente será em breve.
  • Lel  28/12/2015 23:14
    A URSS já estava planejando se desfazer antes de Gorbachev assumir o poder.
    Por isso não massacrou a dissidência na década de 90 igual fez na Hungria em 1956 e na Checoslováquia em 1968.

    Leia o livro do dissidente e ex-agente secreto soviético Anatoliy Golitsyn chamado New Lies for Old de 1984.

    Em Cuba, o governo irá simplesmente fazer a mesma coisa que os comunistas faziam com a dissidência quando obtinham o poder estatal completo.
  • Rod  29/12/2015 14:34
    Eu não li esse livro, mas no Wikipédia diz:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Previsões_de_colapso_da_União_Soviética#Anatoliy_Golitsyn

    Em 1984, Anatoliy Golitsyn, um importante desertor da KGB, publicou o livro New Lies For Old, onde ele previu o colapso orquestrado do bloco comunista.

    Ele alertou que esse colapso foi parte de uma estratégia de engodo de longo prazo do Ocidente destinada a acalmar por uma falsa sensação de segurança, abolindo todas as políticas de contenção anticomunistas, e com o tempo, finalmente estropiar economicamente e diplomaticamente com o fim do isolamento imposto pelos Estados Unidos.

    Entre outras coisas, Golitsyn declarou:

    "A" liberalização "[na União Soviética] seria feita através de espetaculares e impressionantes pronunciamentos formais sobre uma redução do papel do Partido Comunista. Seu monopólio seria aparentemente reduzido"
    "Se a liberalização for estendida para a Alemanha Oriental, a demolição do Muro de Berlim poderia até ser contemplada."
    "O Parlamento Europeu pode tornar-se um parlamento pan-europeu socialista com a representação da União Soviética e Europa Oriental. "Europa do Atlântico aos Urais" viria a ser um tom neutro, invés de uma Europa socialista."

    Opiniões colaboracionistas podem ser encontradas no arquivo de documentos sigilosos, recolhidos por Vladimir Bukovsky, também um desertor.

    Bastante interessante. Vou procurar ler esse livro online.
  • Vinicius  29/12/2015 00:02
    Pq a URSS cair, tinha motivos óbvios para a continuidade do comunismo no mundo, o antiamericanismo e anticapitalismo são maiores hoje que há 30 anos atrás.
    Assim como a China instaurar reformas capitalistas pra anestesiar sua populações e os bobos ocidentais.
    Cuba é um anão em tudo, pouco relevante.
  • Anonimo.  29/12/2015 10:44
    Antiamericanismo é uma coisa, anticapitalismo é outra.Misturar os dois é desonestidade intelectual, já que há muito tempo os EUA não são mais a terra da liberdade coisa nenhuma.
  • Rod  29/12/2015 14:28
    Ele não misturou nada. Apenas disse que ambos aumentaram desde a queda da URSS.
  • Paraninfo  29/12/2015 09:41
    Por pouco eles não criaram a URSC( União das Repúblicas Socialistas Cubanas).

    Se não fosse a criação de diversos governos militares na AL, teríamos outra guerra mundial para desfazer a URSC.

    Cuba foi um grande centro de treinamento de guerrilha.

    Com essa nova era de Gramsci e Saul Alinsky, as universidades públicas, sindicatos e ONGs viraram os centros de treinamento socialistas.

    Agora virou apenas uma briga de polícia contra ladrão.
  • Artilheiro de metralhadora   28/12/2015 23:37
    Tem certeza?

    Se a URSS caiu, por que não em Cuba? ² :P

  • Gabriel  25/12/2021 16:12
    Cuba não caiu (ainda) porque a partir de 1989 quando a União Soviética deixou de existir o desespero tomou conta das esquerdalhas de toda América Latina. Esse desespero motivou a criação do Foro de São Paulo, que tinha o objetivo de garantir a "sobrevivência" das esquerdas latinas e tentarem preservar CUBA, símbolo principal das esquerdas. Com a suspensão os 07 bilhões de dólares anuais que sustentavam o regime cubano provenientes da então antiga União Soviética suspensos, fez-se um mutirão de ajuda à Cuba. Petróleo e comida da Venezuela. Dinheiro e empresas de construção do Brasil. Carne, outros alimentos e dinheiro da Argentina. Comodities também da Bolivia. E por aí vai.
  • Artilheiro de metralhadora ( pergunta off-topic)  28/12/2015 23:53
    Isso não seria o equivalente a pisar no acelerador e no freio da economia saudita ao mesmo tempo?!

    noticias.r7.com/internacional/arabia-saudita-corta-gastos-e-reve-subsidios-em-meio-a-deficit-orcamentario-28122015

    Desde já agradeço as respostas!

    Tudo de bom!
  • Rennan Alves  30/12/2015 02:36
    Resta saber o que seria esse "rever subsídios para água, eletricidade e produtos de petróleo ao longo dos cinco próximos anos".

    Pelo que sei, a Arábia Saudita tem, com o perdão da palavra, tesão por controle de preços.
  • Amigo do planeta  28/12/2015 21:37
    Temos que poupar recursos e salvar a Terra. Nova Iorque teve um dos natais mais quentes da história, por exemplo. É o aquecimento global provocado pela gana do capitalismo. Façamos nossa parte: fiquemos um dia sem internet para poupar energia (mas vou ficar ligado só para verificar de minuto em minuto se esta minha mensagem está tendo repercussão e conscientizando mentes).
  • Marcelo SImoes Nunes  29/12/2015 00:13
    Por que não se mata? O mundo certamente ia ficar menos poluído.
  • capitão planeta  29/12/2015 03:46
    olha, acho que você deve estar insinuando que há falta de assunto, e ainda ironizando com o tempo de quem frequenta este site..

    Melhorando a sua brincadeira, ou então você realmente está preocupado com este assunto ( vai saber.. ), faço minha parte então: neste dia não usarei a internet sob hipótese alguma ( usando energia elétrica ou 4G ) assim deixarei de pedir filé ou alcatra pelo meu aplicativo "iBife", porque se todos fizerem o mesmo com certeza o gado diminuirá e isso implicará em menor consumo de água/rações, e também menos flatulências !

    Tomara que dê certo.. senão, vou continuar mantendo meu carro na garagem e andando de bike, pra salvar o planeta do aquecimento global causado pelos automóveis malvados..

    Você tem razão, é melhor eu ficar sem internet mesmo, com isso vou parar de me informar com essas histórias de vaca, e lhe poupar mais banda útil para o seu conhecimento..
  • Paraninfo  28/12/2015 21:46
    O vídeo é maravilhoso !

    As nossas vidas não pertencem aos comunistas.

  • Thiago Teixeira  28/12/2015 23:35
    Guardando as de idas proporcoes, lembremo de duas coisas que dá pra comparar no Brasil:
    1) Quando a carne ficou cara, Lulla recomendou substituir por ovo.
    2) No face houve a campanha por "Um Natal sem Dilma". Não deu nesse. Vejamos no próximo.

    Ah, e é interessante notar como os supermercados são um ponto dramático nos países comunistas, mesmo nos países no caminho da servidão. Esse fenômeno merece atenção especial dos analistas economicos e políticos; merece um índice especial. Acho que já tem, ne?
  • Artilheiro de metralhadora  28/12/2015 23:59
    Bem isso mesmo Thiago Teixeira. Quero ver só como irão atuar os supermercados em 2016,rsrs....desabastecimento?! Não duvido nem um pouco disso ocorrer. Como você bem disse:

    "Ah, e é interessante notar como os supermercados são um ponto dramático nos países comunistas, mesmo nos países no caminho da servidão."

    Brasil é 'perfeitamente' um dos países no caminho da servidão.

    Tudo de bom!
  • Nelio  29/12/2015 10:55
    O que acham?

    painel.blogfolha.uol.com.br/2015/12/29/pt-pressiona-dilma-a-adotar-pacote-com-aumento-do-credito-e-plano-de-defesa-do-emprego/?cmpid=newsfolha
  • Colorado  29/12/2015 11:16
    Se as coisas foram tão ruins assim, o que dizer sobre a saudade pelo antigo regime que nutre o povo romeno?

    A Romênia votaria em massa em Ceuasesco e tem saudades como nunca da época comunista

    A nostalgia do comunismo na Romênia
  • Leandro  29/12/2015 12:23
    É natural que jovens sintam nostalgia de algo que não viveram (é disso que fala a matéria). Aliás, desde quando o "desejo de jovens" denota algum padrão de racionalidade? Desde quando os devaneios de adolescentes refletem os reais desejos de toda a população do país? No Brasil de hoje, por exemplo, há vários jovens desejando a volta da ditadura.

    Dito isso, há sim algumas considerações.

    Ao contrário da República Tcheca, da Polônia e da Estônia, a Romênia talvez tenha sido o país que mais fez lambança em sua transição.

    Pra começar, já nas eleições de 1990, o povo elegeu um partido formado inteiramente por membros do antigo partido comunista (pesquise sobre o comunista Ion Iliescu, que mandou no país de 1989 a 2004).

    A moeda não foi trocada e vivenciou inflação de dois dígitos (acima de 50%, com picos de 300%) até o ano de 2001. Para você ter uma ideia, foi só em 2008 que a inflação ficou abaixo de 10% pela primeira vez.

    As instituições do país não funcionam, a corrupção é premente, o judiciário está sob direta influência política, o atual presidente já sobreviveu a múltiplas tentativas de impeachment, o mercado de trabalho é um dos mais regulados da EU, e o ambiente empreendedorial é burocratizado (todas essas informações constam nos relatos anuais da Heritage Foundation).

    Para completar, a mão-de-obra é pouco instruída (os melhores cérebros já saíram do país) e a acumulação de capital do país (depenada durante décadas de comunismo) é uma das menores da Europa.

    Ainda assim, e milagrosamente, o país sobrevive.

    Desnecessário dizer, por óbvio, que não há um livre mercado genuíno no país, mas sim um "capitalismo de quadrilha", sob o qual estado e empresários se unem para tolher a concorrência, regulamentar seus respectivos setores e colher os espólios. Todas as (poucas) privatizações do país ocorreram com privilégios e favorecimentos.
  • Andre  29/12/2015 12:45
    "Se as coisas foram tão ruins assim, o que dizer sobre a saudade pelo antigo regime que nutre o povo romeno?".

    Pesquisa tendenciosa, pois não perguntaram isso aos que passaram fome durante o comunismo.
    E nem aos que foram fuzilados, já que mortos não falam mesmo.

    De qualquer forma essas pessoas que dizem preferir o comunismo são livres para irem morar na Coréia do Norte.
  • Rod  29/12/2015 14:42
    Esse argumento é tão válido quanto dizer que a ditadura militar foi boa por existir várias pessoas que querem de volta a ditadura militar.

    Conheço pessoalmente um casal alemão que vivem sob Hitler e o adoram. E além disso, a maioria dos alemães da época gostavam de Hitler, Hitler era super popular na Alemanha. Da mesma forma Stálin era na Rússia.

    Não é porque existem pessoas que gostam de um regime e querem ele de volta que tal regime não era um lixo completo.
  • Rod  29/12/2015 15:04
    *viveu* sob Hitler

    Arrumado.
  • Brunod  30/12/2015 11:24
    No Blog do Luis Nasif?
  • Roberto Leonel  30/12/2015 18:54
    A fonte que o Colorado colocou é um Blog comunista mentiroso sem credibilidade nenhuma. Da uma olhada lá. Patético.
  • Adriano Uriel  29/12/2015 12:25
    Mauro Iasi Presidente, Luciana Genro vice.
    Stedile ministro da guerra
    Wagner da Cut para o meio ambiente
    Boulos ministro da fazenda
    Tico Santa Cruz para a cultura
    Leonardo Boff para a Educação
    :3 Quem apoia aí camaradas? ahuahuehuehuehuehhuehehuehue
  • João Girardi  29/12/2015 20:10
    Deturparam Marx.
  • Paraninfo  29/12/2015 22:52
  • Paraninfo  30/12/2015 02:08
    Os artigos abaixo foram retirados do programinha socialista do PCdoB.

    Eles falam em forjar um novo homem. Isso só pode ser coisa de maconheiro.

    33. A FASE da transição preliminar do capitalismo ao socialismo realizará gradativamente as transformações indispensáveis. Nesta primeira fase não haverá confiscação geral, socialização total, expropriação generalizada. As medidas radicais, ligadas às exigências iniciais da construção socialista, terão cunho parcial. Em qualquer circunstância, será respeitada a propriedade pessoal conseguida com esforço próprio, honesto.


    44. SERÃO nacionalizados os bancos, tendo em vista o controle do sistema financeiro, bem como os portos e os meios de transporte essenciais.

    88. ESTIMULAR-SE-Á a formação de quadros capacitados teoricamente, capazes de generalizar a experiência do movimento revolucionário e da luta de classes, estribados na teoria do progresso ininterrupto da sociedade.

    89. FAR-SE-Á intensa difusão da teoria socialista firmada no materialismo dialético, a fim de enraizar a cultura avançada entre as massas e consolidar o sistema do socialismo científico. A luta constante contra a ideologia burguesa, individualista e mesquinha, é fundamental para forjar culturalmente o novo homem e tornar definitivamente vitoriosos os ideais do proletariado revolucionário.
  • Emerson Luis  02/01/2016 22:10

    É uma pena que tenha ocorrido assim.

    * * *
  • almeida  12/01/2016 18:59
    Deve ser difícil ser um socialista. Eles são obrigados a rejeitar ou "distorcer" toda uma historia de fracasso e ainda tem que lutar contra a realidade dos países que hoje ainda são socialistas e vivem num caos. Não sei como eles conseguem. Acho que a falta de visão ou a burrice deve ajudar.
  • anônimo  22/05/2016 22:21
    Ótimo artigo.
  • caio  20/08/2016 20:44
    A população romena estava ficando cada vez mais alienada e medíocre com o isolacionismo socialista. O contrabandista, nesse caso, foi de importância decisiva para a população adquirir um bem mais valioso que o ouro, a informação.
  • Fernando  28/09/2016 06:37
    Verdade Caio, o contrabandista e a tradutora. Me peguei pensando aqui, quando alguém vai conseguir contrabandear informações para os "escravos" da Coreia do Norte?
    Deus tenha piedade dessas pessoas!
  • Ricardo  23/12/2016 14:13
    Video Perfeito. Lixo tem que ser tratado como Lixo.
  • Pobre Paulista  23/12/2016 15:55
    Virou peneira.
  • Didi  23/12/2016 19:51
    Não é mera coincidência!?
    Cores da bandeira romena: azul, amarela e vermelha
    Cores da bandeira venezuelana: amarela, azul, vermelha
    Presidente da Romênia: Nicolae
    Presidente da Venezuela: Nicolás

    Regime como ele realmente foi na Romênia e como é na Venezuela : uma época de pobreza, medo, e ausência de liberdade.

    Filas enormes e...

    www.maduradas.com/colas-descomunales-por-segundo-dia-consecutivo-las-tiendas-epk-amanecen-abarrotadas-de-gente-fotos/

    ...na iminência de derramamento de sangue

    www.maduradas.com/ah-ok-chavista-a-maduro-si-es-necesario-tomar-las-armas-lo-haremos-para-defender-la-revolucion/
  • anônimo  24/12/2016 10:21
    Esse vídeo é apenas uma expropriação da vida de um socialista.
  • a  24/12/2016 10:58
    Lula e Dilma são os devidos.
  • Carla  29/12/2016 10:18
    Me lembro bem desse episódio na Romênia. Foi transmitido ao vivo e em rêde, e eu o assisti aqui em Paris. Bastante chocante, mas não muito diferente da queda da monarquia no 14 de julho francês (Pena que na época não haviam recursos midiáticos além do boca-a-boca).
    O que me chamou atenção, é que a festa de ano novo deles, após a execução de Nicolai e Elena, também televisada para a Europa, foi embalada pelo ritmo de uma lambada brasileira "Chorando se foi, quem um dia só me fez chorar...".
    Nossos ditadores (de direita e esquerda) ainda não experimentaram a força da revolta de um povo... "Brasileiro é muito bonzinho", como dizia Kate Lyra.
  • Luiz Moran  27/12/2017 16:37
    Toda e qualquer pessoa que, consciente ou inconscientemente, apoia o socialismo, o comunismo ou o fascismo, é, um criminoso.
  • Pedro Henrique Lima de Oliveira  30/12/2017 19:55
    Os governadores socialistas devem ter ficado com raiva em razão da perda de seu poder, o qual lhes permitia gozar de inúmeras virtudes sustentadas pelo povo.
  • Andries Viljoen  27/12/2018 12:18
    Em um mundo onde ainda é piada crer que o comunismo ainda existe e possui uma maciça influência global (no mesmo planeta onde as mesmas pessoas que creem na "piada" gostariam que sujeitos como Bernie Sanders, um socialista declarado, fosse presidente dos Estados Unidos; mas não acham que estão apoiando o comunismo… um mundo de burros loucos), o documentário dirigido pela romena Ilinca Calugareanu é tudo aquilo que se precisa para (tentar) deixar algumas mentes mais sãs.

    Chuck Norris vs. o comunismo conta a História de toda uma sociedade que, nos fins do século XX, se via debaixo de uma ditadura totalitária. Lembram-se dos clássicos de ação que passavam na televisão (e ainda passam, aliás) nos anos noventa (ou nos oitenta e setenta, para quem é mais velho) ou nos anos dois mil, aqui no Brasil? Então… Imagine se todos fossem proibidos? Se precisassem passar por uma censura tão pesada, tão crua, que faria qualquer ato de repressão pós-AI-5 no Regime Militar parecer uma parada LGBT de liberdade de expressão (com direito a atentado violento ao pudor e tudo mais!)? Pois é.… essa era a censura comunista da Romênia.


    Talvez seu amigo militante (do PCB, PT, PSOL, etc.) não ache. Afinal, ditaduras como Cuba e Venezuela norteiam suas culturas de censura por ideais muito parecidos com os da Romênia comunista. O paraíso de seu amigo militante é, sem dúvidas, um estado titânico que deixaria o AI-5 parecer uma brincadeira de criança.

    Uma voz se erguia contra o monstro que assolava o povo. A voz da cultura. Não foram os trabalhos de Zamfir e Nistor que fizeram, de fato, o comunismo cair na Romênia, mas seus esforços plantaram sementes fecundas e mostraram um mundo inteiro para o povo romeno. A possibilidade de uma comparação com o Ocidente foi fatal para uma mentalidade comunista. Não era necessário muito, apenas mostrar o outro lado…

    Por fim, Chuck Norris vs. o Comunismo (www.youtube.com/watch?v=UyCV--Seq2Q) é um filme para se entender até onde um Estado – alavancado por aqueles que se denominam o Amanhã, o bem, o futuro, a justiça social e humana – pode ir. Não era apenas um controle político, mas um controle total na vida do cidadão que o comunismo propunha. Se assim não fosse, qualquer governo comunista se dissolveria entre a própria população.

    O comunismo necessita disso. Sem o controle absoluto, ele não pode se justificar, se manter e se propagar. Se uma única mente já for livre, essa mente é perigosa, danosa. O totalitarismo de esquerda sempre foi, em todas as comparações, o mais danoso possível (mas não espere ler ou ouvir uma análise dessas do seu amiguinho psol, PT, Comunista, etc… por que será, hein?).

  • Andries Viljoen  27/12/2018 12:39
    Tem um livro que eu considero leitura elementar: "Os ditadores mais perversos da história" de Shelley Klein. Este livro conta a vida e governo dos 15 piores ditadores de todos os tempos( cinco são comunistas) e entre eles esta a biografia de Nicolae Ceausescu. A história dele é a mais , como direi, "facinante" porque em muitos aspectos a ditadura dele lembrou o desgoverno do PT e o destino dele, ver o reinado de terror dele ruir, ser execrado pelo povo romeno e ser reduzido a nada também lembrou o destino de Lula. Afinal, tal qual Nicolae Ceausescu no auge do poder dele, quando Lula acreditou que terminaria engaiolado em um cela, o sistema que ele criou sendo desmantelado e o povo que outrora aclamava ele o desprezando ?

    Esse livro é de Íon Mihai Pacepa desertor da DIE e da KGB e que era braço direito de Nicolae Ceausescu.
    livraria.tercalivre.com.br/desinformacao-ex-chefe?fbclid=IwAR12KkfpaL7OKYDhkdShQyvqY1rj0pQ0D9o6EjPAf9B4Pv8MynFAcurSGVQ
  • Robson Santos  24/12/2019 15:40
    Comida racionada, filas..
    Incrível, quando era garoto lembro de ter assistido ao filme "Moscow on the Hudson" (br: Moscou em Nova York), com Robin Williams no elenco, e a realidade soviética mostrada nas filas de pão, leite, sapato, papel higiênico, perseguições.. e pra mim aquilo era só ficção de guerra afinal a URSS era uma grande potência militar e esportiva, geralmente era assim como se via nos noticiários, então como poderia uma nação viver daquela maneira, em tal estado de sofrimento..

    É, fica mais fácil pra quem controla a informação manipular as mentes jovens..

    Deus salve a humanidade, a liberdade, a propriedade, a dignidade, o caráter, a humildade, e a internet!
  • Dalton C. Rocha  24/12/2019 17:42
    Na Romênia comunista, seu último ditador, Nicolae Ceausescu (1918 - 1989), era muito parecido com seu chará e também ditador comunista, Nicolás Maduro da Venezuela, em inúmeras coisas:
    1- Tanto Maduro, como antes dele Ceausescu eram marxistas, que sucederam um ditador que havia morrido de câncer.
    2- Tanto Maduro, como Ceausescu tem na pobreza, a sua origem social. Ceausescu foi um sapateiro, enquanto Maduro é um ex-motorista de ônibus. No nível educacional os dois ditadores comunistas eram iguais, com educação formal mínima.
    3- Tanto Maduro atualmente, como Ceausescu, se mostraram amantes fanáticos dos luxos: carrões, enormes palácios, comidas e bebidas caríssimas, etc.
    4- Tanto Maduro atualmente, como Ceausescu, se cercaram de bajuladores e deram luxos, fortunas e poderes para inúmeros familiares.
    5- Tanto Maduro atualmente, como Ceausescu no tempo dele, impuseram aos seus povos privações alimentares de todos os tipos.
    6- Tanto Maduro atualmente, como Ceausescu no tempo dele, até se diziam em bons termos, com os Estados Unidos. Na prática, a política externa dos dois ditadores marxistas, em seus últimos anos de governo, foi igual. Ceausescu se tornou aliado dos aiatolás iranianos, da cleptomaníaca tirania da Família Castro de Cuba e Daniel Ortega da Nicarágua. Não por acaso, os últimos aliados de Ceausescu em 1989, são também aliados de Maduro em 2019.
    7- Nicolae Ceausescu no tempo dele e Maduro décadas depois, passaram a usar cada vez mais de retórica nacionalista, para as massas.
    8-Tanto no caso de Ceausescu, em 1989, como no caso de Maduro em 2019, a esquerda brasileira seguiu apoiando os dois mafiosos marxistas plenamente, até o fim deles.

    A diferença básica é que o destino de Ceausescu foi definido, já em 1989. E o destino de Ceausescu foi ser deposto, em meio a uma revolta popular generalizada. Os militares, que haviam passado a terem fome, o abandonaram.

    No final das contas, Ceausescu fugiu com sua mulher num helicóptero. Os dois foram capturados, aprisionados, julgados sumariamente e executados a tiros, numa execução transmitida ao vivo, pela televisão romena, em 1989. Ver site: (www.youtube.com/watch?v=8qRRdcJ6p8w ).

    É altamente possível que Nicolás Maduro tenha o mesmo destino de Nicolae Ceausescu: ser deposto e depois, ser morto a tiros.
  • Milton Friedman Cover's  25/12/2019 07:28
    Bom dia,

    É sempre bom relembrar como esse facínora, ditador comunista morreu, após anos e anos fazendo a população do país passar fome, frio.

    O fuzilamento do casal comunista romeno em pleno Natal de 1989 ( isso em um país altamente cristão), é muito simbólico.

    O povo romeno cansou de ser explorado por esse comunista que, como todos os comunistas, adora impor o vermelho, a foice e o martelo para os outros, mas para si quer o luxo e fartura do Ocidente.

    Eu lembro como ele era exaltado pela esquerda brasileira. Lembro também das cenas de batalha nas ruas de Timisoara, onde se podia ver soldados do Exército romeno junto com a população civil, lutando contra a temível Securitate, polícia política do regime comunista de Ceausescu. Soldados e civis sujos, uniformes rasgados provando como eram pobres.

    Hoje, a Romênia é colorida, bonita, cheia de alegria. A Romênia é destaque em softwares, tendo desenvolvido vários, incluindo um famoso antivírus, claro, graças a economia liberal.

    Sério, que PCdoB, PT, Psol, UNE, etc., amam os comunas?

    Tudo bem, que amem comunistas, mas aqui nunca deixaremos que esses canalhas vermelhos tomem o poder.

    Abraços.
  • Cara qualquer  25/12/2019 11:45
    Pessoal, o que vocês acham do artigo abaixo? Tem chance de isso ser real?

    www.infomoney.com.br/mercados/nao-tao-gigante-pib-da-china-e-12-abaixo-do-que-os-dados-oficiais-mostram-aponta-estudo/
  • Consagrado  25/12/2019 16:57
    E você duvida? Dados de ditaduras são extremamente dúbios.

    Em 1990, apontavam a URSS como a 2° maior economia e tendo metade do PIB americano. Na metade da década o mundo inteiro descobriu que esses dados eram mentirosos.
  • cmr  26/12/2019 13:44
    Chance tem, assim como também tem de ser exatamente o oposto.
    Lembrando que tem revistas, como essa daí mesmo, que alegam que a China usa trabalho escravo até hoje.

    Ontem li, não me lembro em qual site, que acharam nesse natal uma mensagem de socorro dentro de um brinquedo, lá um funcionário se dizia pertencente a uma minoria étnica e que por isso foi feito de escravo.
    Procurei saber disso, pesquisando até o nome do fabricante do brinquedo, e lá estava que o fabricante investigou isso e não encontrou nenhuma evidência de trabalho escravo, e que tal bilhete falso fora inserido no brinquedo fora da China, por algum "troll".

    Está difícil acreditar nessas mídias atualmente, estão todas mais comprometidas com ideologias do que com a verdade.
  • Cara qualquer  26/12/2019 23:25
    Essa desaceleração da China é por causa da bolha imobiliária ou tem outros fatores causando isso?
    E vocês acham que a China pode vir a ultrapassar os EUA no quesito riqueza e qualidade de vida nas próximas décadas?
  • Jairdeladomelhorqptras  27/12/2019 18:48
    Caro Cara qualquer,
    A China, seguramente, passará os EUA considerando-se somente o Produto Interno Bruto. Mas daí em superar os americanos em qualidade de vida é outra história. A produção superior chinesa será muito em razão de sua imensa população (creio que supera a americana em cinco vezes, algo como um bilhão e meio de pessoas).
    Os americanos possuem algo como 60% da pesquisa científica de ponta do mundo. Dificilmente a ditadura chinesa com seus controles propiciará um ascensão do patrão de vida da população chinesa que supere a americana.
    Apesar da economia chinesa apresentar uma dinâmica (penso eu) capitalista até melhor que a brasileira, ainda é um regime comunista com severos controles estatais. Isto, a longo prazo, nunca foi bom economicamente.
    O crescimento chines parte de uma base baixa. Se eu tenho um real não é difícil eu rapidamente trabalhar e ganhar dois reais. Consigo fazer isto de um dia para o outro. Mas se tenho um milhão de reais não consigo dobrá-lo no dia seguinte.
    Por isto o crescimento da China, creio, não reflete esta aparente superioridade mostrada em número porcentuais.
    Claro, posso estar enganado.
    Abraços
  • Felipe  28/12/2019 00:44
    A China tem um fator demográfico também extremamente favorável, embora hoje a taxa de natalidade seja menor até do que a americana. É questão de esperar e vai crescer. Brasil passou por isso no passado, mas não aproveitou para fazer as reformas necessárias, e por isso hoje estamos na mediocridade, sendo passados por países periféricos ao redor do mundo.

    Muito difícil falar de burocracias e afins na China, pois o governo chinês controla tudo. E se os índices de liberdade econômica de lá também forem maquiados? Agora, veja como é um centro urbano chinês como Pequim e Xangai, e compare com São Paulo e Rio de Janeiro. Nesses grandes centros a infraestrutura é mais desenvolvida, pois há mais capital.
  • Pobre Mineiro  30/12/2019 13:45
    A economia chinesa não é centralmente planejada, certamente lá tem muito mais liberdade econômica que o Brasil.
    A alegação de que a economia chinesa é centralmente controlada pelo partidão é tão irreal quanto aquela que afirma que a China é uma sociedade escravagista. Simplesmente atenta contra a lógica, já que nenhuma economia centralmente planejada prospera.

    Se tem algum dado maquiado com relação à liberdade econômica na China, estes dados estão sendo maquiados contra a China. (do contrário o planejamento central funciona !)

    Há a alegação de que na China não tem liberdade porque lá o Google e o "Foicebook" são proibidos; mas em Singapura tanto o Google quando o Facebook são liberados, mas Singapura é uma ditadura muito pior do que a China. (uma chinesa amiga minha, que já morou em Singapura, diz isso.)

    As pessoas confundem muito liberdade econômica, com liberdade civil, com fatores políticos, culturais, etc...
  • Silvio Serpa  26/12/2020 00:29
    Por favor, faça como eu: visite o estado do medo chinês! Assim paras de falar bobagens!
  • Reacionario  27/12/2020 16:19
    É fácil elogia o regime chinês sentado em frente ao seu computador na sua casa confortável e em uma democracia real onde você pode abrir seu navegador e pesquisar o que quiser sem o Estado te monitorando. Me revolta esses brasileiros com a cabeça lá em Cuba.
  • Ex-microempresario  29/12/2021 13:56
    O mais divertido é ver alguns que gritam que ao regime chinês é "opressor" e "ditatorial" e elogiam o regime militar brasileiro por ser a mesma coisa, mas aí os argumentos são "naquele tempo havia ordem" e "só reclama quem não andava direito".
  • Anônimo  25/12/2021 18:44
    Esse é o modelo econômico dos sonhos de Lula, vejam o perigo que estamos correndo com esse cara livre, leve, solto e elegível a nos apavorar de novo! Fujam de extremistas, em 2022 vamos votar certo. Sérgio Moro 2022!
  • Mais Mises...  29/12/2021 11:59
    Sérgio Moro... ex-juiz (cargo estatal), sabidamente progressista e iluminista, que acredita que o estado deve prover 'çaúde', 'ceguranssa' e 'educassaum', que defende abertamente a aceitação e implementação de ações ditadas por instituições supra-nacionais (ONU, Unesco e demais chorumes globalistas infestados por sociopatas) que 'sabem' o que é melhor para definir gênero do seu filho, ou o se você deve comer proteína de origem animal, ou a partir de quando você deve torrar seu dinheiro comprando carro elétrico... Enfim, o Marreco é só mais do mesmo, meu caro.
  • Anônimo  29/12/2021 13:07
    Interessante o seu comentário sobre ele, mas afirmar sem provas não vale, coloque links para eu analisar se o Moro está assim tão ruim como você diz.
  • Ex-microempresario  29/12/2021 14:00
    Óbvio que achar um político que agrade a um libertário é muito difícil. Mas, na prática, o Brasil não é ancap ainda, e a eleição é daqui a nove meses. Por enquanto as opções são Lula, Bolsonaro e Moro.

    Para mim, diante do larápio Lula e do tosco Bolsonaro, Moro ainda é a melhor opção, embora seja tão estatista quanto os outros dois. Pelo menos não tem um partido que vai aparelhar o estado nem rabo preso com filhos e ex-esposas.
  • Anônimo  29/12/2021 20:12
    Como eu venho dizendo, a opção mais viável ainda é Sérgio Moro, visto que o cidadão que respondeu primeiro o meu comentário não provou nada do que disse contra o ex-juiz, nem link ele postou pra ter base nos comentários.

    Sérgio Moro 2022!
  • 4lex5andro  10/10/2022 20:05
    Boa tarde.
    Em 22, o ex-juiz e ministro é 22 também.

    Em frente, com mais reformas e privatizações...
    Por um Brasil mais direito.
  • Jonas  26/12/2021 14:09
    Pessoal mudando de assunto, como se daria a regulação da internet em um eventual governo libertário?
  • Yuri  26/12/2021 23:38
    Que regulação? Para quê? Por quê?
  • anônimo  28/12/2021 18:31
    Que seja o último Natal desse atual péssimo governo.
    Que 2022 nenhum esquerdista ganhe as eleições para nos assombrar nos próximos 4 anos!


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.