clube   |   doar   |   idiomas
A grande ameaça para a liberdade e a civilização vem da esquerda
Seu lema é a permanente revolução a serviço de objetivos inalcançáveis

Seria algum exagero dizer que, desde a Revolução Francesa, a esquerda tem sido a fonte de praticamente todas as perversidades políticas, e continua sendo até hoje?

É verdade que não pode haver dúvidas de que várias crueldades podem ser e foram infligidas com o intuito de se preservar a ordem vigente. Porém, quando comparamos as piores atrocidades do passado mais distante com as revoluções totalitárias de esquerda ocorridas no século XX, aquelas parecem, em geral, um mero distúrbio. Como dizia Joseph Sobran, toda a história da Inquisição mal alcança o nível daquilo que os comunistas faziam em uma tarde normal.

A Revolução Francesa, particularmente em sua fase mais radical, representou a clássica manifestação do esquerdismo moderno, e serviu de modelo para revoluções ainda mais radicais que viriam a ocorrer ao redor do mundo mais de um século depois.

À medida que a Revolução Francesa avançava, seus objetivos iam se tornando mais ambiciosos, com seus mais fervorosos partidários exigindo nada menos que a total transformação da sociedade.

Para substituir os vários costumes e tradições já estabelecidos em uma França que tinha mais de um milênio de história, os revolucionários radicais introduziram uma alternativa "racional" inteiramente criada por suas próprias cabeças, e com um entusiasmo digno de um hospício.

Ruas com nomes de santos receberam novos nomes, e as estátuas de santos foram guilhotinadas (as pessoas que guilhotinavam estátuas eram as racionais). O próprio calendário francês, repleto de festas religiosas, foi substituído por um calendário mais "racional", com 30 dias por mês divididos em três semanas de 10 dias, desta maneira abolindo o domingo. Os cinco dias restantes do ano eram dedicados a práticas seculares: celebrações do trabalho, da opinião, do talento, da virtude e da recompensa.

As punições ministradas a quaisquer desvios dessa nova revelação já eram tão severas quanto as que viriam a se tornar praxe na esquerda de hoje. Pessoas eram sentenciadas à morte por terem um rosário, por darem abrigos a padres, ou mesmo por se recusarem a abdicar do sacerdócio.

Já estamos bastante familiarizados com a guilhotina, mas os revolucionários inventaram outras formas de execução, como os Afogamentos em Nantes, criados para humilhar e aterrorizar suas vítimas.

Dado que a esquerda sempre quer a completa transformação da sociedade, e dado que essa mudança total tende a enfrentar a resistência dos cidadãos comuns que simplesmente não querem ter suas rotinas e suas vidas radicalmente transformadas, não é de se surpreender que o recurso do terror em massa seja a arma escolhida. O povo tem de ser aterrorizado até sua completa submissão, e tem de ficar tão indefeso, quebrado e desmoralizado, que qualquer ato de resistência irá se tornar impossível.

Da mesma forma, não é de se surpreender que a esquerda defenda um estado gigante. Em lugar de agrupamentos e fidelidades que ocorrem naturalmente, a esquerda exige sua substituição por criações artificiais. Em lugar do concreto e do específico — dos "pequenos pelotões" que surgem organicamente, como dizia Edmund Burke —, a esquerda impõe substitutos remotos e artificiais que surgem da cabeça dos intelectuais. 

A esquerda prefere que o comando total seja entregue a um distante governo central em detrimento dos indivíduos e suas vizinhanças locais; às escolas e aos sindicatos dos professores em detrimento do chefe da família.

Por isso, durante a Revolução Francesa, a criação dos departamentos, totalmente subordinados a Paris, foi uma clássica manobra esquerdista — assim como foram os megaestados totalitários do século XX, os quais exigiam que a fidelidade do povo fosse transferida das pequenas associações que até então definiam suas vidas para uma nova autoridade central que havia sido criada do nada.

Enquanto isso, a direita (corretamente entendida), de acordo com o grande liberal clássico Erik von Kuehnelt-Leddihn, "defende formas de vida livres e surgidas organicamente".

A direita defende a liberdade e uma maneira de pensar livre e sem preconceitos; uma prontidão em preservar os valores tradicionais (desde que eles sejam valores verdadeiros); uma visão equilibrada da natureza do homem, que o vê nem como uma besta nem como um anjo, insistindo na singularidade dos seres humanos, os quais não podem ser transformados em, e nem tratados como, meros números ou cifras. 

Já a esquerda é a defensora dos princípios opostos; ela é a inimiga da diversidade e a fanática defensora da identidade. A uniformidade é enfatizada em todas as utopias esquerdistas, paraísos nos quais todos são os mesmos, a inveja está morta, e o inimigo ou já foi aniquilado, ou vive fora dos portões, ou já foi completamente humilhado. O esquerdismo abomina as diferenças, as divergências e as estratificações. [...] A palavra "única" é o seu símbolo: uma única linguagem, uma única raça, uma única classe, uma única ideologia, um único ritual, um único tipo de escola, uma única lei para todos, uma única bandeira, um único brasão, um único estado mundial centralizado.

Estaria essa descrição de Kuehnelt-Leddihn parcialmente datada? Afinal, ninguém apregoa sua devoção à "diversidade" com mais intensidade do que a esquerda. No entanto, a versão esquerdista de 'diversidade' se resume a um tipo especialmente pérfido de uniformidade.  

Para a esquerda, ninguém pode ter uma visão discordante a respeito da necessidade de se impor essa "diversidade"; na academia, "diversos" professores universitários são escolhidos não por sua diversidade de pontos de vista, mas precisamente por sua sombria uniformidade: progressistas de esquerda de todos os tipos e formas. Alunos e professores com visões genuinamente diversas são marginalizados, perseguidos e intimidados

Adicionalmente, ao exigir "diversidade" e representação proporcional em várias instituições, a esquerda tem o objetivo contrário: fazer com que todo o país seja exatamente igual.

A esquerda sempre esteve engajada em criar ciladas. Primeiro, ela afirma que não quer nada mais do que a liberdade para todos. O progressismo supostamente seria neutro em relação a visões de mundo rivais, defendendo apenas um mercado de idéias aberto, em que pessoas racionais pudessem discutir questões importantes. Ele não imporia qualquer visão específica.

Essa alegação, no entanto, rapidamente se comprovou uma farsa quando a importância, para a esquerda, de se ter uma educação controlada centralmente pelo estado se tornou óbvia. Em particular, a educação progressista sempre visou a "libertar" as crianças das superstições dos poderes concorrentes ao estado (pais, família, igreja, vizinhança) e transferir sua lealdade ao governo central.

Como Kuehnelt-Leddihn disse:

As razões são várias. Não apenas há o regozijo do estatismo, como também há a ideia de uniformidade e igualdade: a ideia de que as diferenças sociais na educação devem ser eliminadas e todos os alunos devem adquirir exatamente o mesmo conhecimento, o mesmo tipo de informação, da mesma forma e no mesmo grau, sem espaço para o contraditório ou para outras visões. Isso deverá fazer com que eles pensem da maneira idêntica — ou, no mínimo, similar.

À medida que o tempo passou, os esquerdistas foram ficando cada vez menos preocupados em manter uma aparência de neutralidade em relação a visões sociais distintas. É por isso que aqueles conservadores que acusam a esquerda de relativismo moral estão errados: longe de ser relativista, a esquerda é absolutista em sua exigência para que todos se conformem aos seus códigos morais peculiares.

Por exemplo, quando a esquerda declara que pessoas "transgênero" são a nova classe oprimida, ela espera que todos fiquem de pé e batam continência. A esquerda progressista não argumenta que apoiar pessoas transgênero pode ser uma boa ideia para alguns e uma má ideia para outros; é isso o que ela diria caso fosse moralmente relativista.  Mas como ela não é, não é isso o que ela diz.

E não é apenas que a discordância não seja tolerada. A discordância também não pode ser reconhecida. Não é que o "infrator" (aquele que não concorda com as idéias progressistas) seja chamado para um debate até que uma solução satisfatória seja alcançada. Ele é simplesmente expulso da "sociedade culta e iluminada" sem qualquer cerimônia. Não pode haver qualquer opinião diferente daquela que a esquerda estipulou ser a aceitável.

Incidentalmente, qual foi o último palestrante esquerdista que foi calado no grito por libertários em uma universidade? Resposta: isso nunca ocorreu. E, se houvesse ocorrido, pode ter certeza de que ouviríamos lamúrias da esquerda sobre isso até o fim dos tempos.

Por outro lado, esquerdistas que aterrorizam seus oponentes ideológicos estão simplesmente sendo fieis às ordens de Herbert Marcuse, o esquerdista da Escola de Frankfurt que, na década de 1960, argumentou que a liberdade de expressão tinha de ser restringida para os movimentos anti-progressistas. Diz ele:

Dada essa situação, eu sugeri em "Tolerância Repressiva" a prática da tolerância diferenciada em uma direção inversa, como um meio de deslocar o equilíbrio entre a Direita e a Esquerda por meio da contenção da liberdade da Direita, dessa maneira contrariando a desigualdade penetrante da liberdade (oportunidade desigual de acesso aos meios de persuasão democrática) e fortalecendo o oprimido contra o opressor.

A tolerância seria restrita com relação a movimentos de um caráter demonstravelmente agressivo ou destrutivo. [...] Tal discriminação também seria aplicada a movimentos que se opõem à extensão da legislação social para os pobres, os fracos, os inválidos.  

Em relação às virulentas acusações de que uma política assim anularia o sagrado princípio progressista de igualdade para "o outro lado", afirmo que há questões em que o "outro lado" ou nada mais é do que uma mera formalidade ou é demonstravelmente "regressivo" e impede a possível melhoria da condição humana. Tolerar a propaganda para a desumanidade vicia não só as metas do progressismo, mas de toda a filosofia política progressiva.

Mesmo boa parte do que se passa por conservadorismo hoje é afetado pelo esquerdismo. Esse é exatamente o caso do neoconservadorismo. Você consegue imaginar Edmund Burke, a fonte do conservadorismo moderno, defendendo a ideia de intervenções militares ao redor do mundo para espalhar a ideia de direitos humanos e democracia? Converse com neoconservadores sobre descentralização e secessão, e você receberá exatamente as mesmas respostas esquerdistas que vê nos veículos da mídia progressista.

No entanto, já até consigo imaginar a seguinte objeção: não obstante qualquer coisa que possa ser dita sobre os crimes e horrores da esquerda, não podemos ignorar o totalitarismo da direita, manifestado mais abertamente na Alemanha nazista.

O problema é que, com efeito, o nazismo era um partido de esquerda. Na plataforma do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães encontramos os seguintes itens:

O Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães não é um partido trabalhista no sentido clássico do termo: ele representa os interesses de todo o trabalho honestamente criativo. Trata-se de um partido que ama a liberdade e é estritamente nacionalista e que, portanto, luta contra todas as tendências reacionárias, contra os privilégios capitalistas, eclesiásticos e aristocráticos, e contra toda a influência estrangeira, mas acima de tudo contra a opressora influência da mentalidade comercial judaica sobre todos os domínios da vida pública....

O partido exige a unificação de todas as regiões da Europa habitadas por alemães, transformando-as em um Reich alemão democrático e com consciência social....

O partido exige plebiscitos para todos as principais leis do Reich, dos estados e das províncias....

O partido exige a eliminação do domínio dos banqueiros judeus sobre o comércio e os negócios, e exige a criação de bancos nacionais do povo, com uma administração democrática.

Este programa, escreveu Kuehnelt-Leddihn, "exalava todo o espírito da igualdade esquerdista: era democrático, era contra os Habsburgos (exigia a destruição da monarquia em prol de um programa pan-germânico), e era contra todas as minorias impopulares, atitude essa que é o magnetismo de todas as ideologias esquerdistas".

(Sobre o programa econômico dos nazistas, ainda mais abertamente de esquerda, veja este artigo.)

A obsessão esquerdista com "igualdade" significa que o estado deve se intrometer em todas as áreas da economia e da vida em sociedade, deve regular o emprego, as finanças, a educação e até mesmo abolir a liberdade de associação em clubes privados — ou seja, o estado deve se fazer presente em praticamente todos os buracos e fendas da sociedade civil. Em nome da diversidade, cada instituição deve ser forçada a ser igual a todas as outras.

A esquerda jamais irá se considerar satisfeita porque seu lema é o da permanente revolução a serviço de objetivos inalcançáveis, como a "igualdade". Só que, no mundo real, as pessoas são intrinsecamente distintas uma das outras. Algumas pessoas são naturalmente mais inteligentes que outras. Algumas têm mais destrezas do que outras. Algumas têm mais aptidões físicas do que outras. Pessoas de diferentes capacidades, intelectos e dotes auferirão rendas distintas. 

Isso, consequentemente, significa que o estado, guiado pela esquerda, terá de estar continuamente intervindo na sociedade civil. No entanto, a igualdade imposta desaparecerá no exato momento em que pessoas voltarem a trocar dinheiro pelos bens que desejam. Ato contínuo, o estado terá de intervir novamente para igualar tudo. E assim será o tempo todo, para todo o sempre.

Adicionalmente, cada nova geração de progressistas destrói e ridiculariza tudo aquilo que a geração anterior ainda aceitava como algo natural. Com isso, a revolução vai só se aprofundando.

O esquerdismo, em suma, é a receita para uma permanente revolução, e de um tipo distintivamente anti-libertário. E não só anti-libertário. É também anti-humano.

E, ainda assim, todo o ódio ainda é direcionado para a direita.

Só para esclarecer, libertários não se sentem em casa nem na esquerda e nem na direita. Porém, a ideia de que ambos os lados são igualmente terríveis, ou representam ameaças idênticas à liberdade, é uma insensatez imprudente e destrutiva.


autor

Lew Rockwell
é o chairman e CEO do Ludwig von Mises Institute, em Auburn, Alabama, editor do website LewRockwell.com, e autor dos livros Speaking of Liberty e The Left, the Right, and the State.



  • Edujatahy  07/07/2016 14:22
    Ótimo texto, especialmente a conclusão.
    Existem muitos defeitos na direita neocon, mas simplesmente não dá para comparar com o nível de destruição e miséria provocada pela esquerda.
    É querer comprar Pinochet com Stalin. Ambos são ditadores, ambos mataram inocentes, mas qualquer critério de razoabilidade irá mostrar que era IMENSAMENTE mais saudável e sensato viver sob o regime de Pinochet do que de Stalin.

  • Douglas  07/07/2016 14:31
    Só um adendo: Pinochet era de direita, mas não era neocon.
  • anônimo  16/03/2017 16:22
    Pinochet não fez nada de errado.
  • Silvio  17/03/2017 14:50
    Meio complicado dizer que Pinochet matou inocentes, assim como é complicado fazer essa acusação para os militares aqui no Brasil.
  • Alvaro Barroso  28/08/2018 22:19
    É impressionante a quantidade de imbecilidades ditas aqui. O mais surreal é ver "liberais" defenderem Pinochet e a ditadura brasileira. Senhores, tenham vergonha na cara! (vamos ver se esses "liberais" defendem a liberdade de expressão ou se vão deixar sir Locke envergonhado).
  • Matoso  29/08/2018 01:11
    "É impressionante a quantidade de imbecilidades ditas aqui."

    Quais? Enumere e refute. Sem espantalhos, como os que você fará abaixo, de maneira auto-humilhante.

    "O mais surreal é ver "liberais" defenderem Pinochet e a ditadura brasileira."

    Não vi nenhum. Aponte, por favor. Só um imbecil pode defender a ditadura brasileira, que foi estatizante e keynesiana.

    "Senhores, tenham vergonha na cara!"

    Eu realmente estou com vergonha, só que é vergonha alheia. Vergonha alheia de analfabetos funcionais. (Ou seriam meros caluniadores?)

    "vamos ver se esses "liberais" defendem a liberdade de expressão ou se vão deixar sir Locke envergonhado"

    Pelo seu bem, seu comentário realmente não deveria ter sido publicado. Você seria poupado desse vexame e dessa auto-humilhação.
  • Magalhães  19/12/2019 17:19
    Muito bom kkkkk
  • Shalomon  16/10/2022 18:27
    A ditadura não foi legal, é fato. Mas a galera que queria tomar o Brasil de assalto, não era composta por virgens vestais dedicadas a cultos de fertilidade. Era uma guerra e na guerra se joga sujo. Mas a esquerda sabe mentir melhor e por essa razão consegue sempre vender sua ideologia. Basta fazer as contas para ver qual foi a ideologia que matou mais. E quando falo em matar eles mataram gente do próprio povo.
  • Revoltado  17/10/2022 11:43
    Pois é, Shalomon!

    Porém não faltam candangos que nasceram já no período civil e choram as agruras da época que jamais viveram, como se cá tivesse sido uma "Coréia do Norte verde-oliva". O próprio Prof. Olavo, em um vídeo de quase dez anos atrás, explicou que o que mais havia no Brasil da época eram agentes soviéticos ou dos países satélites da Cortina de Ferro, enquanto de estadunidenses, nenhum podemos citar. Washington sabia das agitações que o Brasil passava à época, todavia, não deixaram de ficar embasbacados quando da tomada em 31 de março, dado que a narrativa ainda dominante era que os EUA auxiliaram no "golpe".
    Cada vez mais me pergunto se o STF não está implorando aos prantos para sofrer uma intervenção militar, com tanto abuso...
  • Maria  21/06/2022 17:26
    Parabéns pelo comentário. Enfim há luz no fim desse túnel.
  • Ezequiel  20/04/2018 01:00
    Excelente artigo, só tem um problema.

    Libertários são tão progressitas quanto a esquerda, essencialmente essa brasileira que segue os pensamentos gramiscistas e marxistas da revolução cultural.

    Libertários e Esquerdistas pautam coisas como: liberação das drogas, legalização do aborto, da eutanásia, instituição de um estado cada vez mais laico... etc etc.

    Na verdade, os libertários estão verdinhos; mau sabem eles, coitados, que defendendo exarcebadamente toda e qualquer tipo de liberdade acabam criando para si um mal maior que irá provocar no fim das contas a revolução socialista proposta por Gramsci para a instalação do socialismo no ocidente.

    A Direita nunca irá compactuar com a esquerda, seja ela progressista, libertária ou revolucionária.

    A Direita sempre terá ideias conservadoras, moralmente assentadas nas bases ocidentais sociais (ética judaico-cristã) e de viés liberal econômico.
  • Trader  20/04/2018 01:19
  • Conceição  20/04/2018 03:55
    A sempre Santa e Imaculada Direita. Que vive em algum lugar por aí, protegida do pecado.

    Amém!
  • Contreiras Santos  20/04/2018 19:32
    "não podemos ignorar o totalitarismo da direita, manifestado mais abertamente na Alemanha nazista".

    Prezados,

    Gosto muito dos seus textos, leio quase todos, concordo com tudo que já li, mas sentir que não poderia deixar passar em branco uma grande divergência minha a afirmação acima, totalitarismo da direita, manifestado mais abertamente na Alemanha nazista??? Da direita??? Pelo que eu sei, Hitler era filiado ao Partido "SOCIALISTA" dos trabalhadores alemães, COMO O NOME DIZ SOCIALISTA, ERA DE ESQUERDA e quem ajudou a armar o exército alemão antes da 2ª grande guerra, quando eles eram amigos, foram os russos (URSS), ou seja, comunismo. Considero o fascismo e nazismo como variantes do comunismo. TUDO ERA PELO ESTADO, ESTADO FORTE!!!
  • anônimo  23/04/2019 12:06
    o trecho que você citou é uma inferência do autor sobre o que a esquerda diz ser uma "ditadura de direita"
  • Revoltado  26/11/2019 20:23
    Sem dúvida! SJW chamam seus discordantes de fascistas sem ao menos se olharem no espelho.
  • Tiago Borges  27/11/2019 00:48
    Então Bolsonaro é de esquerda? Pois o seu partido era PSC, PSL
    Não seja burro!
  • Marcelo  25/11/2019 12:39
    Excelente artigo!
    A esquerda só tem um projeto de poder onde haja o monopólio do poder econômico, político, religioso e de opinião, nas mãos de uma central única de poder (o partidão comunista).
    Esse fim justifica todos os meios, na visão dessa gente doente.
    Para esses esquerdopatas, a família é a causa da desigualdade social e precisa acabar e ser substituída pelo Estado.
    Por sua vez, o Estado é substituído pelo Partido.
    O "inter criminis" para isso é Maçonaria/Illuminati/Iluminismo - Kant/Revolução francesa/Comunismo (Socialismo) /Nova Ordem Mundial.
  • Pepe Pereira  08/06/2022 20:12
    O socialismo é ideologia porque é uma ilusão, um ideal que só funciona na teoria. O liberalismo do Mises, também.

    Fracamente, fico maravilhado quando leio os artigos deste site. Realmente, seria um mundo ideal muito bom. Porém, na prática, não funciona.

    Você quer saber como, realmente, seria o Brasil se todos os ideais do Mises Brasil fossem implantados? É só imaginar que todos os semáforos estão desligados...

    Por exemplo, em minha cidade, nos últimos anos, houve uma menor rigidez na aplicação das multas de trânsito. Resultado: caos. Porque o brasileiro que ganhou mais liberdade - em relação ao Estado - está pouco se lixando para liberdade do seu irmão. Carros parando sobre a faixa de pedestre, passando no sinal vermelho, motos trafegando nas ciclovias e sobre as calçadas...
  • Neto  08/06/2022 21:54
    Nossa! Argumento inquestionável.

    Furaram o sinal vermelho, liberalismo refutado!

    Prova inconteste de que é necessário políticos para cuidar das pessoas e mandar nelas...
  • rraphael  08/06/2022 23:04
    "Você quer saber como, realmente, seria o Brasil se todos os ideais do Mises Brasil fossem implantados? É só imaginar que todos os semáforos estão desligados...

    Por exemplo, em minha cidade, nos últimos anos, houve uma menor rigidez na aplicação das multas de trânsito. Resultado: caos. Porque o brasileiro que ganhou mais liberdade - em relação ao Estado - está pouco se lixando para liberdade do seu irmão. Carros parando sobre a faixa de pedestre, passando no sinal vermelho, motos trafegando nas ciclovias e sobre as calçadas... "

    se os semaforos estao desligados como é que vao passar no sinal vermelho ? voce nao consegue nem escrever 2 paragrafos coerentes

    serio, da ate vergonha de ler
  • Artista Estatizado  09/06/2022 00:00
    Só uma pequena correção: o socialismo não funciona na teoria. Favor ler artigo abaixo

    www.mises.org.br/article/3310/quando-mises-destruiu-o-socialismo-100-anos-do-mais-importante-artigo-economico-ja-escrito

    Por último, você está igualando uma sociedade sem estado a uma sociedade sem regras. Totalmente errado. A diferença é que as regras são privadas nesse caso, como em um Shopping Center. Não é difícil de entender .
  • Bily Ji  07/07/2016 15:07
    Na plataforma do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães encontramos os seguintes itens...
    --------------------------------------
    Eu juro para vocês, isso nunca me foi ensinado na escola.
  • Tony Stark  26/03/2017 23:29
    Pq será???
    Se te disserem isso na escola, como demonizar o "monstro" da direita?
    Como admitir que um dos regimes mais sanguinários da História brotou do ventre da direita? (já basta ter que lidar com o Stalin, e olha q esse ainda tem admiradores por aí...)!
  • Flávio Zen   07/07/2016 15:22
    Excelente texto. Deve ser compartilhado e importante para o debate nas redes sociais. Afinal, temos que "ocupar espaços" no melhor sentido gramsciano do termo!
  • Marcio Gama   07/07/2016 15:51
    Este texto deveria ser distribuído no nono ano do ensino fundamental.
  • Lena  08/07/2016 20:52
    Pensei o mesmo. Minhas três turmas de 9º ano vão lê-lo na primeira oportunidade.
  • 4lex5andro  11/03/2020 17:18
    Parabéns, excelente iniciativa, é preciso pensar além, de novo, parabéns.
  • Rogerio Dias   07/07/2016 15:53
    Ele deveria ser lido do primeiro ao nono ano.
  • Consciente   07/07/2016 15:41
    Nem o pensamento de direita ou de esquerda têm a solução completa para uma vida próspera e feliz em sociedade. O embate dialético das idéias tem o poder de achar a solução que melhor se adequar a cada momento histórico.
  • Oneide teixeira  07/07/2016 15:53
    Neville Chamberlain pensava o mesmo ate Hitler invadir a Polônia quebrando o acordo feito por eles.
  • anônimo  16/03/2017 17:33
    Quem quebrou o acordo foi a polônia, hitler só defendeu seu povo
  • Paulo  25/11/2019 17:49
    Debate sim, mas quando uma ideia chega ao poder não é mais campo das ideias, e político não tende a dizer que está errado no meio do mandato
  • Daniel  07/07/2016 16:03
    É preciso ter em mente que quem não tem responsabilidade não pode decidir.
  • Tannhauser  07/07/2016 16:09
    Fiquei o texto inteiro aguardando a relação entre os jogos eletrônicos e a esquerda.

    Já que o texto não tocou no assunto, vamos ser sinceros, jogos têm sido uma má influência para as crianças.

    Civilization, SimCity e The Sims, por exemplo, são jogos que incentivam nossos jovens a controlar a vida das pessoas, cidades e até de países inteiros.

    Deveriam ser proibidos.
  • Douglas Marques  07/07/2016 17:15
    Como alguém que acompanha bastante a indústria dos games, eu vejo essa influência tem afetado muitos jogos. Se quiserem entender mais pesquisem sobre "GamersGate" .
  • anônimo  07/07/2016 17:32
    Ah se fosse só isso...o Karl Marx no Assassins Creed parece mais um santo!
  • Andre  07/07/2016 17:47
    É GamersGate.

    Uma história sobre pessoas supermimadas que se ofendem por que existem poucos jogos do jeito que elas querem.

    Então ao invés de fazerem tais jogos essas pessoas ficam de mimimi.
  • Livre Mercado  07/07/2016 17:41
    Liberal proibindo, esse é o debate político brasileiro.
  • tales  16/03/2017 18:39
    pessoas incapazes de identificar uma ironia definindo o que é o debate político brasileiro, esse é o debate político brasileiro
  • Ginanni  25/11/2019 05:03
    Verdade. Se a pessoa pensa em colocar culpa em jogo eletrônico e proibir, ela não entendeu nada de liberalismo. Mas este é o mal dos direitas, eles sempre tem um autoritarismo latente, mesmo que sejam muito melhores que esquerdas.
  • Diga nao a igualdade  07/07/2016 19:07
    "jogos têm sido uma má influência para as crianças."

    Fale por você, eu joguei na minha infância e não tive problemas.

    "Civilization, SimCity e The Sims, por exemplo, são jogos que incentivam nossos jovens a controlar a vida das pessoas, cidades e até de países inteiros."

    Eu joguei carmageddon e nem por isso me tornei um psicopata.

    "Deveriam ser proibidos."

    Proiba os seus filhos, não vem me dizer o que devo ou não jogar seu doente.
  • Tannhauser  08/07/2016 12:14
    Eu estava sendo irônico.
  • Pobre Paulista  08/07/2016 13:22
    Rapaz o pessoal aqui tá difícil viu :-)
  • Diga nao a igualdade  08/07/2016 14:41
    Ah nem percebi :)
  • Oneide teixeira  08/07/2016 13:09
    Então joga bioshock 1 e 2 e veja que é uma critica anti liberal, especialmente contra Ayn Rand.
  • Mais Mises...  08/07/2016 15:00
    Nada deveria ser proibido, meu caro. Se é ofertado sem imposição, compra quem quer.

    Os pais não sabem o que os filhos fazem/consomem e depois vêm com essa de 'proibir'. Um exemplo: meu filho me pediu para entrar num site para jogar. Antes que fizesse isso pra ele, eu entrei no site, criei um perfil e joguei... Fucei... Concluí que não havia nada demais e pronto. Essa decisão cabe aos pais, no âmbito familiar, não algo vindo de cima pra baixo, de um burocrata, com um calhamaço de artigos na forma de lei que, na prática, vão criar mais um traficante/contrabandista: o de jogos de video game.
  • Andre  07/07/2016 16:13
    "
    O partido exige a unificação de todas as regiões da Europa habitadas por alemães, transformando-as em um Reich alemão democrático e com consciência social....

    O partido exige plebiscitos para todos as principais leis do Reich, dos estados e das províncias....
    "

    Puxa, IGUALZINHO ao que os apoiadores da união européia querem fazer.
    É só trocar alemães por europeus.
    E outra diferença é que os Europeus não usam violência DIRETA, usam política, ou seja, violência indireta.
  • Adriano  09/07/2016 16:40
    Perfeito!
  • Andre  07/07/2016 16:14
    "Só para esclarecer, libertários não se sentem em casa nem na esquerda e nem na direita. Porém, a ideia de que ambos os lados são igualmente terríveis, ou representam ameaças idênticas à liberdade, é uma insensatez imprudente e destrutiva."

    É como igualar um ladrão com um serial killer.
  • Iago Gama  07/07/2016 17:00
    Em verdade, esse artigo é o que falta para os socialistas e esquerdistas de embalo, que, em sua essência, tencionam um arranjo social melhor, porém o fazem por vias absurdas e utópicas. Você pode ser neoconservadores e socialistas impõem valores, libertários expões valores.
  • Dom Pedro XVI  07/07/2016 17:18
    Só discordo da conclusão que diz que tanto a direita quanto a esquerda são terríveis. Concordo que nenhum é o ideal, mas prefiro 1000x um governo conservador a um governo socialista.
  • tales  16/03/2017 18:42
    O autor diz justamente isso em seu adendo.
  • Renato  07/07/2016 17:36
    Aos interessados que não querem que essas e outras ameaças aconteçam, me mandem um e-mail que iremos conversar sobre isso. Algumas pessoas já me mandaram e-mails interessadas e estamos dando o ponta-pé inicial no empreendimento.

    Caso alguém se interesse pelo negócio aos poucos estamos criando outros meios de contato.

    Entrem em contato:

    galenoeu@gmail.com.br
  • Zezym  07/07/2016 22:46
    Bacana
  • Max Stirner   07/07/2016 17:49
    É isso aí. Adorei o texto.

    Nós somos os bons e eles (esquerda) são os maus.
    Nós somos o certo e eles (esquerda) estão errados.

    Viva os libertários !!!

    ( ?° ?? ?°)
  • Jarbas Profeta  07/07/2016 19:01
    O problema é o que os esquerdistas dominaram a arte da propaganda. Existem aqueles que realmente acreditam que a humanidade vai/deve "evoluir" para o socialismo.

    Todas as réplicas socialistas são falaciosas ou mentiras deslavadas mesmo.
  • CaArlos Mello  07/07/2016 21:54
    Nesta postagem foi misturado maçãs com bananas.
    A revolução Francesa não era de esquerda, era libertária e formada pela burguesia ascendente, que tinha NADA de esquerdista. Aliás este conceito nem existia, era uma simples referência ao posicionamento dos assentos no parlamento francês.
    Alem disso esta revolução significou muito mais do que uma simples perseguição a religiosos e ridículos monarcas.
    É graças a ela que outras inquisições não se repetiram.
  • Robespierre  07/07/2016 23:32
    É mesmo?

    Tipo assim, você está ligado que as medidas implantadas pelos jacobinos geraram uma hiperinflação, que gerou fome, e que essa fome, ao ficar fora de controle, gerou, em 1793, um grupo radical chamado "Comitê da Segurança Pública", liderada por Maximilien Robespierre, que decidiu solucionar o problema da fome decretando a "Lei de Maximum", um conjunto de políticas decretando um limite de preços para o pão e outros bens comuns.

    E quando essas medidas se revelaram incapazes de aumentar a oferta de alimentos, o comitê enviou soldados para o interior do país com o intuito de confiscar violentamente os cereais dos perversos agricultores, que estavam "entesourando" tudo.

    Isso não é de esquerda? Essa política é pavorosamente idêntica à da Venezuela atual.

    Parece que quem não sabe distinguir bananas de maçãs é você.

    Volte quando estiver mais bem informado historicamente.
  • Peterson  08/07/2016 13:45
    Não é o controle de preços que define se é esquerda ou direita, filhão. Siga seu próprio conselho e estude para da próxima vez não dar vexame.
  • William  08/07/2016 16:46
    Controle de preços, envio de tropas do governo para confiscar violentamente a propriedade dos agricultores, e guilhotina para os reacionários capitalistas.

    Se isso não é uma política abertamente socialista, então eu sou torquemada.

    Volte depois, tiozão. Você ainda tem muito a estudar.
  • Fábio  08/07/2016 20:52
    Se controle de preços definisse posição ideológica, então o Sarney é de extrema-esquerda...
  • Alceu  08/07/2016 21:35
    Bingo!

    Recordações de um Brasil socialista

    Controlar preços é o ataque mais básico à propriedade privada. No caso de Sarney, além de controlar preços, ele também proibiu as importações. Sim, sua política econômica era soviética. A única diferença é que ele não confiscou os meios de produção que estavam em mãos privadas.
  • Kek  10/07/2016 14:31
    Precisa ser muito cara de pau pra dizer que Revolução Francesa não era de esquerda e era libertária.
  • João Paulo  16/03/2017 22:41
    Eu acredito que há algumas pessoas que estão se dizendo libertárias ou dizendo que algumas medidas impostas por governos ou movimentos de esquerda no passado foram de cunho libertário para denegrir o ideal libertário. Numa discussão em rede social eu me identifiquei como libertário e um cara simplesmente passou a afirmar que eu, com libertário, era a favor de soluções estatais. Sei que há muita gente ignorante mesmo, mas não duvido que exista essa ideia de mentir sobre o verdadeiro ideal libertário.
  • Silvio  17/03/2017 14:56
    Pombas, Sarney era e é um esquerdista.
  • Luana  07/07/2016 23:40
    ótimo texto.
  • Ricardo Bordin  08/07/2016 02:18
    Redigi um artigo que vai no mesmo sentido, destacando a contínua necessidade da Esquerda em promover "revoluções por minuto":

    https://bordinburke.wordpress.com/2016/05/15/o-que-a-esquerda-he-man-e-dancar-na-rua-tem-em-comum/
  • Justiceiro  08/07/2016 04:57
    O grande problema sempre foi a desigualdade perante as leis.

    Os privilégios de reis, rainhas e imperadores, foram os primeiros a serem combatidos.

    Depois vieram os combates aos privilégios de presidentes,ministros, juízes, governadores, prefeitos, deputados, vereadores, etc.

    Nas últimas décadas, começaram os combates aos privilégios da população, de grupos, classes, etc.

    As pessoas não entendem que todos são iguais perante as leis. Nenhum grupo merece receber privilégios. Todos devem pagar a mesma alícota de impostos, tudo que é comercializado deve ter a mesma alícota, ninguém deve receber passagens e meia entrada, privilégios de bolsas, etc.

    Quando as pessoas entenderem que os conflitos são gerados por privilégios a grupos especícifos, as coisas podem melhorar. Por exemplo, se o governo fornece educação, que comece de baixo e que seja igual para todos, sem privilégios de faculdade, mestrados e doutorados. Na saúde, enquanto a saúde básica não for boa, ninguém deve ser operado. Não deve haver privilégios em nenhuma área.

    O principal é que a liberdade das pessoas são iguais. Ninguém pode ter menos liberdade do que outros.

    Chega de privilégios, de áreas vip de governos, de grupos de bolsistas, grupos de atendidos, grupos de isentos de impostos, grupos de subsidiados, etc.

    As pessoas são iguais perante as leis. Quando todas as pessoas tiverem sob as mesmas regras, a disputa será mais limpa, com mais ética, com fair play, etc. Esse jogo de privilégios está muito sujo.

  • Além-Mar  08/07/2016 13:48

    Essa notícia mostra que o Brasil não tem mesmo solução:


    veja.abril.com.br/noticia/brasil/taxistas-apelam-a-moro-contra-o-uber



    Daqui uns 500 anos voltamos a falar sobre o Brasil. Esse país não existe.
  • Kek  10/07/2016 14:44
    O segredo é todo mundo pegar a foda fora do Bostil.
  • Andre Fernandes  08/07/2016 17:32
    Pessoal do site,

    Algum material/artigo que vocês possam indicar falando sobre o caso do Ross Ulbricht (Dead Pirate Roberts), a Deep Web (e os ataques que ela sofre por manter a privacidade e a liberdade dos usuários) e o site Silk Road?

    Acho que dá pra fazer uma boa análise com viés liberal/libertário sobre o caso...

    Abs
  • Gustavo  09/07/2016 04:21
    Só uma pequena nota: acreditar que a Inquisição era uma instituição perversa e afins também é errado. Ela foi bem menos "impiedosa" do que lhe atribuem e sim benéfica (há vários relatos de como ela acabou com linchamentos públicos e serviu como avanço para o sistema jurídico). Sem contar que ela era apenas para católicos (detalhe que ninguém lembra).
  • Ex-microempresario  10/07/2017 23:35
    Como assim, "era só para católicos" ?

    Sua atividade básica era procurar judeus, muçulmanos ou qualquer um que não seguisse a "fé verdadeira". Na Espanha e Portugal ser católico era obrigatório, na França e Itália quase a mesma coisa.

    Só faltou vc dizer que a inquisição fez um bem às pessoas que matou.
  • Estevam  11/07/2016 14:46
    Eu discordo de um ponto do texto que é essa análise purista, ou seja, o autor espera plena coerência do objeto em análise:

    "É por isso que aqueles conservadores que acusam a esquerda de relativismo moral estão errados: longe de ser relativista, a esquerda é absolutista em sua exigência para que todos se conformem aos seus códigos morais peculiares."

    A verdade é que esquerdistas - assim como um fenômeno espontâneo da trapaça em debates que vejo com muita frequência quando converso com leigos em política - são relativistas quando nós expressamos valores absolutos, mas não quando é a vez deles. Isso é uma estratégia de desarmar o argumento, já não bastasse a pedagogia do oprimido que é feita para destruir a inteligência.

    i2.wp.com/onanico.net/wp-content/uploads/2016/05/pedagogia-reduz.jpg?w=1200

    Uma vez preparado o terreno ele pode impor suas verdades absolutas. Como pode alguém que defende diversidade e moral relativa estar tão certo e querer impor sua própria moral através do Estado?
    Resposta simples: incoerência, hipocrisia ou falta de inteligência.
    Ora, o relativismo refuta a si mesmo. O próprio ato de argumentar a favor do relavismo é contraditório, pois o argumento é um mecanismo que busca uma verdade.
    Esquerdistas querem relativismo para você, mas não para eles, sobretudo quando começam a perder o debate. Alguns querem hospitais públicos para os pobres, mas não para eles. A ONU quer socialismo para países de terceiro mundo, mas não para eles.
    Grandes capitalistas como George Soros financiam ONGs progressistas, é possível entender o motivo?
    Eles querem destruir a família, mas não a deles.

    Quem realmente foi muito errado e petulante foi Lew Rockwell neste parágrafo, uma pena, pois gosto bastante dele.
    No restante o artigo está ótimo.

    Para quem realmente suporta diversas opiniões eis um debate com Olavo de Carvalho onde ele diz a mesma coisa. Não precisa assistir tudo, basta ir para 4:20:
    https://www.youtube.com/watch?v=vdGH6Uh1UbY

    Aproveito e coloco este artigo muito interessante de Rothbard:
    www.mises.org.br/Article.aspx?id=1496
  • anônimo  23/04/2019 12:51
    você disse a mesma coisa que o autor sobre o relativismo da esquerda
  • Emerson Luis  11/07/2016 15:22

    A direita é potencialmente autoritária, a esquerda é intrinsecamente totalitária.

    Precisamos sempre comparar o discurso esquerdista com o comportamento esquerdista:

    Falam de respeito à diversidade e proteção das "minorias", mas atreva-se um membro de qualquer minoria a discordar do discurso socialista para ver o que acontece.

    Pregam o relativismo moral para induzir as pessoas a abandonar crenças e valores tradicionais, mas assim que as pessoas o fazem eles logo impõem seus dogmas.


    * * *
  • Estevam  11/07/2016 17:00
    perfeitamente colocado
  • Jose  12/07/2016 11:00
    Quero ver agora uma explicação sobre esse efeito benéfico na economia californiana mesmo com aumento de impostos que vocêes tanto reclamam.
    www.bbc.com/portuguese/internacional-36731177?ocid=socialflow_facebook%3FSThisFB
  • Arimatéia  12/07/2016 12:04
    A própria reportagem respondeu -- e, "coincidentemente", utilizou o mesmo argumento que sempre é repetido neste site.

    A moeda (o dólar) fortaleceu, e toda a economia californiana (fortemente voltada para o setor de serviços e de TI) foi junto.

    Faz 8 anos que este Instituto insiste que uma moeda forte é o segredo. Sem moeda forte não há economia forte. A moeda forte pode não ser tudo, mas sem moeda forte, tudo vira um nada.

    E o que aconteceu com os EUA? Bastou o dólar ficar forte, a toda a economia americana se recuperou. Praticamente como mágica.

    As pessoas ignoram a importância de se ter uma moeda forte, esquecendo-se de que não há economia forte com uma moeda fraca. O dólar se fortaleceu e toda a economia americana foi junto. E não foi só a Califórnia, não. Todos os estados americanos cresceram.

    Aliás, como diz a reportagem, o aumento de impostos estaduais sobre os ricos na Califórnia está levando empresas a se mudarem para outros estados, majoritariamente o Texas. Não sei muito bem como isso é sinal de sucesso...

    Por fim, em termos de crescimento constante e consistente, ninguém bate o Texas (mesmo com as petrolíferas em dificuldade), que aliás tem um dos menores desempregos dos EUA.

    https://assets.recenter.tamu.edu/documents/articles/2046.pdf

    No mais, sigo no aguardo de uma explicação sua de como é que aumento de impostos podem aditivar um crescimento econômico. Nem mesmo os keynesianos defendem isso -- ao contrário, aliás; para eles, o governo deve aumentar impostos exatamente para desacelerar o crescimento econômico e, com isso, evitar a inflação.

    Aguardo seu retorno com uma explicação lógica.
  • Guilherme  12/07/2016 12:07
    O legal é que a reportagem diz que houve uma "alta no tributo sobre vendas". Ora, isso é um aumento de impostos totalmente regressivo, que afeta majoritariamente os mais pobres.

    Por uma questão de coerência e decência, quando a dupla Temer-Meirelles anunciar a volta da CPMF e/ou o aumento de impostos indiretos, quero ver o José vir aqui com essa mesma excitação mostrar sua aprovação a tal medida, dizendo que ela será "propícia ao crescimento econômico".

    Não fuja, José!
  • jose  12/07/2016 12:34
    É por isso que eu ainda acesso ao site diariamente, o pessoal aqui consegue explicações pontuais e sempre corretas, Foi apenas uma provação gente pra ver se tinha algum comuna, é incompreensível como a mídia tem batido diariamente e tornando as notícias em mentira pura para sempre legitimar o poder do Estado, seja em aumento de impostos ou outras formas de controle.
    Depois de 2010 realmente houve uma guinada na economia Americana pra cima, e obviamente independente de qualquer coisa a Califórnia também seria beneficiada.
    Parabéns a todos.
  • Marcos Rocha  12/07/2016 12:14
    Já morei por 17 meses na Califórnia.

    Só as empresas de TI -- instaladas lá desde o início da década de 1980 --, os estúdios de cinema -- instalados lá desde o início do século XX --, e o setor de turismo garantem toda a economia californiana. Quanto mais forte estiver o dólar, maiores serão as receitas (principalmente a oriunda do turismo dos próprios americanos).
  • Carlos Marrasca  13/07/2016 15:33
    Não entendi a ultima frase do texto. Porque os libertários não se sentiriam em casa na direita? Ora, ser de direita é JUSTAMENTE ser libertário. Qualquer característica autoritária é uma contaminação de ideias da esquerda.
  • Gabriel  16/03/2017 19:46
    Jamais...
    O espectro político mudou muito nos últimos 2 séculos, A dinâmica Direita x Esquerda hoje é totalmente diferente do que era originalmente.
    Temos que adequar o nosso alinhamento político com o que é conhecido hoje por Direita ou Esquerda, não adianta tentar buscar as definições de séculos atrás, e é por isso que hoje o libertarianismo esta fora da dicotomia Direita x Esquerda.

    No mais, vale dizer que em termos originais, analisando-se essa dicotomia a época da Revolução Industrial, Revolução Francesa e revolução gloriosa, A Direita era composta por conservadores defensores do "ancien regime" (regime antigo/anterior) esses caras eram os membros da antiga nobreza, defensores de privilégios e estado grande a moda monárquica.
    Já a Esquerda era na realidade o bastião da liberdade, formada pelos Liberais "originais", os liberais revolucionários (ex. galera da revolução gloriosa). os Caras a Esquerda eram os ferrenhos defensores da liberdade absoluta.
    Com o passar do tempo intelectuais socialistas começaram a se alinhar a Esquerda por conta de "semelhança" de objetivos, o socialismo em teoria busca a total liberdade do indivíduo assim como os liberais revolucionários/libertários, mas acredita que essa liberdade passa por um Estado Grande e Provedor, uma verdadeira abominação intelectual, mas o objetivo final teoricamente é o mesmo.
    como os primeiros socialistas (bem antes de Marx) tinham esse objetivo comum com os liberais, estes se alinharam a Esquerda juntamente com esses.

    Antes mesmo da WW1 o movimento liberal já estava bem enfraquecido, por diversos motivos, e com esse enfraquecimento o ideal socialista acabou se destacando na Esquerda, após a revolução Russa e a WW2 a Esquerda passou a ter uma vertente absolutamente socialista, os liberais ficaram meio que "sem casa".
    Hoje, com essa história já praticamente perdida e esquecida os liberais acabam se alinhando mais a Direita por conta do ideal Econômico ser mais próximo, mas a mentalidade conservadora IMPOSITIVA da Direita é sempre foi e sempre será absolutamente antagônica ao libertarianismo, aqui destaco o "impositiva" pois não a nada de errado em ser conservador, o problema é querer sem conservador no quintal dos outros.

    Se quiser entender bem essa dinâmica histórica da Direita x Esquerda sugiro a leitura dos primeiros capítulos do "manifesto libertário - Rothbard" (www.mises.org.br/Ebook.aspx?id=94) e "Esquerda e Direita - Perspectivas para a liberdade - Rothbard" (www.mises.org.br/Ebook.aspx?id=58).
  • Joao  16/03/2017 20:48
    " não a nada de errado em ser conservador, o problema é querer sem conservador no quintal dos outros."

    Concordo plenamente contigo. Pode ser conservador a vontade, pode ser liberal a vontade. Mas não force ninguém a ser também.
  • Wilstermann  17/03/2017 03:02
    Gabriel, e atualmente o Libertarianismo estaria em qual dos dois espectros? Ou ele estaria igual ao Fascismo que se considera como Terceira-Via?
  • Torcedor do América  17/03/2017 16:36
    Wilstermann, o libertarianismo estaria da mesma forma que a social-democracia e o fascismo, ou seja, nem de direita e nem de esquerda.

    Enquanto o comunismo/socialismo estaria na esquerda e o conservadorismo/democracia liberal estaria na direita.

    Isso, lógico, considerando o que a maioria dos seguidores dessas posições todas acham. Se fôssemos colocá-los no Diagrama de Nolan ou no Espectro Político, a história seria outra.
  • Jonas  16/03/2017 16:26
    Grande Rockwell.
  • Carlos Neto  16/03/2017 16:36
    Qual a opiniao do mises acerca da total transparencia, por exemplo, quanto a circulacao do dinheiro? Quem nao deve, nao teme, certo?
  • Marionete to Nego Ney  28/09/2022 00:05
    Quem defende isso tem a idade mental de uma criança de 10 anos, imagine todo mundo saber exatamente quanto você ganha e o que você compra, desde um pacote de balas comprado na venda da esquina até imóveis, carros, etc, imagine o prato que cheio que isso seria para bandidos. Mais do que isso, imagine que você compra um produto ou serviço que pode ser considerado estranho ou imoral de alguma forma, ou mesmo dificultar para você conseguir emprego ou mesmo causar problemas com família e amigos. Imagine que você tem alguma doença ou faz algum tratamento médico que de novo, pode dificultar para você conseguir emprego ou lhe causar problemas no âmbito social. Imagine agora tudo isso "transparente" (O que na prática significa ou ter tudo público mesmo ou altamente exposto e fácil de ter acesso por meios ilegais), maravilha, não? Sempre que alguém me diz "quem não deve não teme" eu sugiro que a pessoa passe à andar pelada daqui pra frente, quando a mesma se nega eu pergunto "Ué, está escondendo o que? Quem não deve não teme!"
  • FL  16/03/2017 17:04
    Dando uma adaptada:

    O Partido Socialismo e Liberdade não é um partido trabalhista no sentido clássico do termo: ele representa os interesses de todo o trabalho honestamente criativo. Trata-se de um partido que ama a liberdade e é estritamente nacionalista e que, portanto, luta contra todas as tendências reacionárias, contra os privilégios capitalistas, eclesiásticos e aristocráticos, e contra todo o imperialismo americano, mas acima de tudo contra a opressora influência da mentalidade comercial do patriarcado capitalista sobre todos os domínios da vida pública....

    O partido exige a eliminação do domínio dos banqueiros sobre o comércio e os negócios, e exige a criação de bancos nacionais do povo, com uma administração democrática.
  • Benzoato de Sódio  16/03/2017 17:57
    Socialismo e liberdade são duas coisas antagônicas.
    O socialismo obriga todos a trabalharem para o mesmo patrão, obriga todos a comprarem do mesmo fornecedor. Controla onde você vai gastar o seu dinheiro. Se o governo controla praticamente tudo na sua vida (afinal ele controla os meios de se obter as coisas) me diga como isto é liberdade?
    Liberdade é você ter o direito de escolher o que quer fazer com o que você ganha, se quer comprar um carro importado ou um telefone celular de quem você quiser.
  • Benzoato de Sódio  16/03/2017 17:58
    Tudo de ruim no mundo sempre vêm da esquerda, não é atoa que Jesus falou que no dia do juízo final vai colocar os bons na direita e os maus na esquerda.
  • Joao  16/03/2017 18:19
    Não concordo (ou não entendi) a parte da Direita defender "valores tradicionais". Fodam-se os valores tradicionais ou não tradicionais. Cada um que seja livre para decidir qual valor quer seguir. Se para uma pessoa algo tradicional é bom, parabéns pra ela. Mas se para outra o não tradicional é melhor, bom pra ela também. O que importa é a liberdade de cada um, contanto que não agrida a liberdade do outro. Se a Direita é contra o uso de maconha, e a esquerda apoia, o fato de eu defender a liberdade individual da pessoa, e que ela tem o direito de ser burra e estragar seu próprio corpo, isso não me faz de esquerda. O pensamento vai muito além de esquerda x direita. Acho que libertarianismo é muito maior que esquerda e direita.
  • anônimo  17/03/2017 16:06
    Quem senta em cima do muro sempre se coloca como se estivesse acima dos outros. Mas é pior do que aqueles que estão de um lado ou de outro do muro.
  • anônimo  17/03/2017 16:14
    João, a direita defende os valores tradicionais contra os ataques, e principalmente, quer impedir que eles venham do próprio Estado. A direita não quer obrigar ninguém a viver da mesma forma.
    Cada um é livre para viver do seu modo sem querer obrigar os outros a serem como ele.
    Por exemplo: Políticos de direita são contra o kit gay nas escolas públicas e estão certíssimos em ser contra, porque , primeiro a função da escola é ensinar matemática, português etc. e segundo porque este kit tem por objetivo incentivar o comportamento homossexual nas crianças. Isto é uma maneira de impor de forma covarde uma agenda gaysista às crianças.
    Os políticos de direita são contra a liberação do aborto, porque é um assassinato.
    Os políticos de direita são a favor da redução do Estado.
    Os políticos de direita são a favor do porte de armas para cidadãos honestos.

    Como a direita pode ser igualada a esquerda?
  • Andre  17/03/2017 16:58
    Porque a direita é tão coletivista quanto a esquerda, opiniões pontuais não vão resolver o principal problema, o desrespeito ao individualismo. Nenhum direitista de gabarito defende abertamente a desestatização do sistema de educação e saúde, a reforma de verdade da previdência para o sistema de contas individuais e a privatização de todas as estatais e de toda infra estrutura, esse é o básico da defesa da liberdade econômica.

    "Os políticos de direita são contra a liberação do aborto, porque é um assassinato.
    Os políticos de direita são a favor da redução do Estado.
    Os políticos de direita são a favor do porte de armas para cidadãos honestos. "

    Maldito o homem que confia no homem.
  • Vinicius  17/03/2017 17:19
    Defender os ideais da direita é fácil, agora quero ver colocar os nomes dos políticos que defendem tudo isso e pedir voto pra eles.
  • Tom  17/03/2017 17:37
    "Os políticos de direita são a favor da redução do Estado"

    Por favor, cite apenas um político de direita (ou de qualquer orientação) no Brasil que seja a favor da redução do Estado.
  • Jorge  17/03/2017 19:04
    "Os políticos de direita são a favor da redução do Estado"


    É menos insano acreditar em duendes do que acreditar nisso.
  • Adailton  14/05/2017 20:23
    Não se torna gay. As pessoas nascem assim, do mesmo jeito que um hétero. E o tal 'kit gay' não tem o menor poder para influenciar na sexualidade de alguém, ou melhor, nada pode influenciar nisso.
  • Dane-se o estado  26/11/2019 13:06
    Não se nasce gay! não existe biologia para isso! é um desvio da libido. e Sim existe gay que se torna hétero e vice versa, além dos fetiches variados relacionados a comportamento homossexual. isto já prova que não existe instinto gay. A ideia é por si só piada. Se existe possibilidade de mudança, é porque tem haver com a libido que é diferente dos instintos que são biológicos e não dá pra arrancar genes do cérebro ou modificá-los.
  • Arnaldo  16/03/2017 18:19
    A galera curte uma igreja pelo jeito hahaha.
    Detesto tanto quanto estado.
    A direita é tão péssima quanta a esquerda.
  • Joao  16/03/2017 19:35
    Pode isso Arnaldo? Pode sim, concordo com você, heheheh
  • Jango  16/03/2017 19:39
    Qual trecho do texto fez você achar isso, camarada Arnaldo?
  • tales  17/03/2017 17:40
    O que a igreja te fez ou te obrigou a fazer para odiá-la tanto quanto o estado? Eu hein.
  • 4lex5andro  05/07/2021 12:35
    Exatamente.
    Que se trata de uma diferença crucial na verdade.

    O Estado te obriga a ser associado a ele.
    Bem diferente das igrejas de adesão livre - aliás, as mais notórias comunidades autóctones são crentes, como Quaker e Menonitas.
  • Ex-microempresario  02/11/2022 23:58
    "O Estado te obriga a ser associado a ele. "

    E a igreja faz o mesmo sempre que pode. Aliás, era o normal até o século 18. Só de lá para cá é que uma parte do mundo conseguiu o que se chama "liberdade religiosa".
  • Joao  16/03/2017 20:44
    "Só para esclarecer, libertários não se sentem em casa nem na esquerda e nem na direita. Porém, a ideia de que ambos os lados são igualmente terríveis, ou representam ameaças idênticas à liberdade, é uma insensatez imprudente e destrutiva."

    Certamente a esquerda é muito pior que a direita e representa uma ameaça maior à liberdade, mas acreditar que a direita não ameaça a liberdade (só por ser uma ameaça menor) isso sim é uma insensatez imprudente e destrutiva. Pergunte aos grandes defensores da direita conservadora o que eles acham do libertarianismo, e do anarcocapitalismo. As Olavetes não me deixam mentir.
  • Tradutor Liberal  17/03/2017 01:22
    Mais um excelente artigo do Sr. Rockwell.
  • 4lex5andro  17/03/2017 18:32
    Poucos textos levantam essa ideia de o quanto está defasada essa dicotomia esq. vs. direita no ocidente.
  • anônimo  17/03/2017 12:21
    A questão é mais simples do que parece. Toda essa briga entre esquerda e direita deve desaparecer, quando o poder de compra das pessoas for satisfatório.

    A grande maioria das pessoas só quer consumir, comprar e ter propriedades. Muitas pessoas trabalham e não obtém resultados satisfatórios para atender as suas necessidades. O poder de compra é a solução para a grande maioria dos problemas sociais.

    Enquanto as pessoas não perceberem que o livre mercado é essencial, elas mesmas serão punidas com o protecionismo, expropriação e confisco.

    O próprio governo usa a pobreza para justificar seus desmandos, enquanto nada faz para aumentar o poder de compra, aumentar a concorrência, aumentar o poder da moeda, aumentar o livre mercado, reduzir burocracia, etc.

    Enquanto as pessoas não puderem comprar com seu próprio dinheiro, a tendência é ter mais problemas sociais. Ninguém vai reclamar de saúde, educação e segurança, se essas coisas são acessíveis, porque o poder de compra permite isso.




  • anônimo  17/03/2017 16:19
    Isto é esquerda
    g1.globo.com/mundo/noticia/venezuela-prende-fabricantes-de-brownie-e-croissant-em-guerra-do-pao.ghtml

    e isto é direita

    noticias.r7.com/internacional/brexit-reino-unido-fora-da-uniao-europeia

    Bem diferentes.

    Esquerda é superpoderes ao Estado, socialismo, falta de valores morais, bandidos são vitimas da sociedade.

    Direita é estado pequeno, direito de se defender, liberdade econômica, proteção dos valores que constituíram a sociedade.

  • Andre  17/03/2017 17:03
    Então devemos votar em políticos de direita que tudo ficará bem, correto?
  • Arthur F  18/03/2017 14:36
    Andre,

    "Felizes para sempre" não existe, é utopia da esquerda, mas se pelo menos não votassemos em políticos com ideias que já se demonstraram fracassadas a 100 anos atrás, seria importante para evolução da nossa sociedade e não darmos passos para trás.

    Agora, voltando ao Brasil, aqui é difícil encontrar políticos declaradamente de direita, pois a esquerda possui o monopólio das virtudes, pois aqui ser de direita ou conservador é ser taxado de "facista".

    Abraço.
  • Jeff  20/03/2017 19:40
    Comentário a parte: para fazer jus a imagem do post que foi publicada sem referência: Design by Sean Mort https://www.threadless.com/product/1779/The_Gaming_Revolution/tab,guys
  • joatas  22/03/2017 13:16
    Você quer resumir o que é a esquerda?

    Basta olhar para a China, onde o mercado recebeu uma boa dose de capitalismo (não é pleno é claro), mas o partido comunista não admite qualquer liberdade de expressão, de pesquisas históricas de eventos como o Massacre da Praça da Paz Celestial, ou ainda qualquer manifestação de rua (imaginem queimar pneus).

    A China bloqueia Google, Youtube, Instagram, Snapchat, Facebook, Live Streaming, Twiter, etc. Tudo passa por um firewall ou pela Xinhua (agência do governo), antes de ser disponibilizado como informação. Controlar a informação é premissa máxima do estado comunista.
  • Victor  22/03/2017 13:34
    China vive o pós socialismo, já superaram toda a parafernália revolucionária, dominam o poder político e colocam o capitalismo de compadre pra gerar valor, quanto à vida em geral, conheço muito conservador que morou na China e deseja voltar pra lá, por classificarem como um bom lugar para criar filhos longe das más influências, é por isso que essa gente precisa ser tão combatida quanto os esquerdistas,
  • João  22/03/2017 16:59
    "conheço muito conservador que morou na China e deseja voltar pra lá"

    Eu aposto a minha casa que esse trecho é mentira. Os conservas odeiam Rússia e China.
  • Tulio  22/03/2017 17:16
    A Rússia não mais. Desde a ascensão de Trump e seu love affair com Putin, a Rússia ascendeu de "ameaça ao mundo ocidental" a "salvação da civilização judaico-cristã".

    Mesmo país, mesmo ditador, perspectivas completamente opostas. O que causou toda essa reviravolta? A simples eleição de Trump. Vá entender...
  • Jo%C3%83%C2%A3o de Alexandria  10/04/2017 00:01
    O texto é excelente, como todos do instituto. Pus minha filha pra ler todos que julgava interessantes ano passado, ulitmo ano dela no ensino médio e debatíamos entre nós pra ela poder ter subsídios para pentelhar o jumento que atendia pela alcunha de professor de história...segundo ela era divertido demais ver o elemento vermelho igual um peru sem poder dar a réplica...a menina virou uma libertária nata e fica pegando no meu pé porque me reconheço como um liberal clássico...rs, mas o importante é que ela está livre da praga do esquerdismo na juventude.
  • anônimo  10/04/2017 01:00
    Eu tive que te responder, parabéns!! Tenho 14 anos e meu pai fez a mesmo coisa. Acredito que a busca pela liberdade finalmente está crescendo no Brasil.
  • Saia Jeans  22/07/2017 06:19
    Lew Rockwell sempre manda bem.
  • 5 minutos de ira!!!  11/09/2018 17:11
    De acordo com as últimas pesquisas eleitorais, vamos ter um presidente de esquerda...

    Bolsonaro ganha primeiro turno e perde o segundo...

    o que esperar de 2019? O que faço para me proteger!?

  • Andre  11/09/2018 17:42
    Correto, o cenário que se desenha é a volta da esquerda ao poder ou a vitória de um candidato de direita meia boca sem governabilidade alguma.

    o que esperar de 2019?

    No início de 2019 logo após o pânico econômico devido ao desastroso resultado das eleições, dólar a R$6,00 e economia minguando, os estados da federação em pior situação fiscal ficarão como RJ, os funças de setores de pouca utilidade política ficarão sem seus salários e fornecedores menos estratégicos tomarão calote. Inicialmente o governo populista de esquerda irá avançar sobre as reservas internacionais para estimular a demanda agregada, o descritivo fica nebuloso após isso, mas em algum momento em 2020 com a inflação de 2 dígitos, o brasil incorrerá em juros reais negativos.

    O que faço para me proteger!?

    Emigre, caia fora do Brasil, ou aprenda urgente a obter renda em moeda forte.
  • L Fernando  11/09/2018 20:57
    Como assim a volta da esquerda ao poder??
    Quando ela saiu?
    Candidato meia boca é sempre a justificativa de quem no fundo ou é troll ou é esquerdista pregando de isentão
  • Bitcoiner   11/09/2018 19:04
    Bitcoin.
  • Pobre Paulista  11/09/2018 20:36
    De acordo com as pesquisas, a atual presidente dos EUA é a Hillary Clinton e a Inglaterra ainda faz parte da zona do EURO.

    Cada um viu...

    Em 2019 faça o mesmo que você deve fazer em todo e qualquer ano: Poupe parte do seu salário e invista em bons ativos. Ignore quem é o jumento que preside o executivo, veja apenas quem é o ministro da fazenda e o presidente do banco central.

    Eu bem que gostaria que estivesse esse caos aí que estão pregando, pra ver uns TD's pagando 25% ao ano...
  • Ginanni  25/11/2019 04:59
    Perfeito o texto! É exatamente o que penso. Direitas são autoritários também quando acham conveniente, e no Brasil os direitas ainda relutam em abondonar a social-democracia, mas a esquerda consegue ser muito pior, muito mais autoritária, dissimulada e corrupta.
  • Tobias Lima  25/11/2019 19:01
    E qual o problema em apoiar as pessoas transgêneras? hein???
  • Bernardo  25/11/2019 19:50
    Ué, defina "apoiar".

    Se "apoiar" significa "proteger contra a violência física", tudo certo e perfeito. Se "apoiar"significa conceder privilégios e benesses à custa de terceiros, aí está tudo errado, pois isso também configura violência contra um terceiro inocente.

    Se você responder que está no primeiro time, bem-vindo ao mundo libertário. Só que, ainda assim, não faz sentido nenhum ter o rótulo de "defensor de trans", pois ainda assim você está concedendo privilégios. Afinal, por que defender só um tipo de gente? Por que não defender também os héteros? E os cristãos? E os de olhos azuis? E os fumantes?

    Simplesmente defenda o indivíduo contra todo e qualquer tipo de coerção (sendo que a concessão de privilégios implica uma inevitável coerção a terceiros, que terão de bancar tudo). Qualquer coisa que não seja a defesa do indivíduo é inerentemente totalitária.
  • L Fernando  25/11/2019 21:25
    Como assim apoiar?
    A Natureza não precisa de apoio, o que é natural anda pelas próprias pernas.
  • L Fernando  26/11/2019 02:43
    Como assim apoiar?
    A Natureza não precisa de apoio, o que é natural anda pelas próprias pernas.
  • estudante  25/11/2019 22:28
    E o Brasil pessoal? Quero o palpite de vocês para no futuro checar se vão acertar.
    Esquerda volta?

    Bolsonaro vai fracassar?
  • Marcelo  26/11/2019 12:16
    O liberal se tornará mil vezes mais liberal, somente quando conhecer a verdadeira face da Nova Ordem Mundial.
    O projeto de poder da esquerda pretende aniquilar com a ordem atual, fruto da filosofia Greco/romana e herança dos princípios espirituais Judaico/cristãos.
    Por isso eles querem implantar um caos a fim de legitimar a criação de uma Nova Ordem.
    Não por acaso, o lema da Maçonaria é: "A ordem através do caos".
  • Marcelo  26/11/2019 14:16
    A liberdade pode ser resumida no direito de escolha.
    O homem reage de acordo com as informações que recebe e escolhe de acordo com as convicções advindas dessas informações.
    Sabendo disso, a esquerda canalha mundial trabalha com a mentira, a desinformação e a deturpação de toda a história.
    Controlando a informação, controla-se a reação das pessoas.
    Deus nos deu uma individualidade e uma inteligência, a esquerda política tenta neutralizar a inteligência para anular a individualidade.
  • cmr  26/11/2019 15:52
    O perigo não é o Lula voltar, sua imagem está bem desgastada.
    Se bem que Lula é como a Fênix, tem o poder de renascer das cinzas... (mas acho que ele já era)

    O perigo do Brasil atual é o Cirão da Massa, este tem muita chance de ganhar em 2022, ou de assustar bastante...
  • Aprendiz de EA  26/11/2019 16:09
    Boa tarde pessoal,

    Esse mês pretendo comprar dois ou talvez três livros e tenho alguns títulos em que estou de olho:

    - A riqueza das nações, de Adam Smith;
    - O livro negro do comunismo, de Stéphane Courtois;
    - Pai rico, pai pobre, de Robert Kiyosaki;
    - Desestatização do dinheiro, de Hayek;
    - O Livre Mercado e Seus Inimigos, do Mises;
    - O manifesto libertário, de Rothbard;

    Qual desses (ou de outros nessa linha) vocês me recomendariam comprar primeiro?

    Obrigado!
  • Skeptic  26/11/2019 17:07
    Essa análise é exagerada demais e não faz muito sentido no contexto histórico brasileiro, onde quase sempre a direita arrebentou o país. Tirando o gov Dilma e talvez o JK (não sei que diabo era isso na época), quase todas as piores crises foram causadas pela direita ou cento-direita tupiniquim.

    Direitista é socialista light ou as vezes não tão light assim.
  • Elias  27/11/2019 13:21
    Se você acha que PSDB e PMDB são de direita, você está muito enganado! O Brasil nunca teve um governo genuinamente de "direita". Os partidos ditos da direita que governaram nosso país eram justamente "socialistas lights" - que são os sociais-democratas, como você falou. Nem mesmo o regime militar foi genuinamente de "direita".
  • Skeptic  28/11/2019 04:28
    Estava falando de Getúlio Vargas e Regime Militar, nada de PSDB ou PMDB.

    O que seria genuinamente de direita?
  • Elias  28/11/2019 18:04
    A plataforma da liberdade econômica, do estado mínimo, da propriedade privada, o conservadorismo, etc.
  • Skeptic  29/11/2019 20:14
    Isso não existe. Os três primeiros são pontos do Liberalismo Clássico.
  • Elias  30/11/2019 03:07
    E em qual espectro político o Liberalismo Clássico vai se encaixar: na direita ou na esquerda?? Óbvio que é na direita! Acho que você confunde "correntes" com "espectro político", uma vez que dentro da direita há várias correntes: liberais, conservadores, um pouco dos dois... assim como a esquerda também tem suas correntes: socialismo, comunismo, progressismo, etc. Existem divergências pontuais entre as correntes, mas isso não significa que estão em lados opostos.

    Aliás, sugiro que você veja o vídeo que eu vou mandar o link explicando como nasceu essa diferença entre direita e esquerda e o que cada um defendia, vale a pena conferir: www.youtube.com/watch?v=StFo4JYvmpY
  • Skeptic  01/12/2019 10:11
    Você deveria o livro do Rothbard - Esquerda e direita: perspectivas para a liberdade, pararia de acreditar nessa falsa dicotomia entre dois conceitos vagos e historicamente errados.
  • Carioca  05/12/2019 06:08
    O espectro político e diagrama de Nolan estão errados?
  • Elias  26/11/2019 21:46
    Não entendi essa afirmação que o nazismo é um "totalitarismo de direita". Pelo que eu vi, não havia propriedade privada, o Estado era proprietário de tudo, até de empresas... Nem sei o que dizer. Gostaria que alguém explicasse essa colocação melhor, qual o sentido disso, porque contradiz até com outros posts feitos pelo próprio Mises Brasil.
  • Leitor Antigo  27/11/2019 00:42
    Os artigos do Instituto nunca atribuíram pontos cardeais ao nazismo. Nunca foi dito que ele era "de esquerda" ou "de direita".

    Pare de se fixar nessa bobagem de esquerda e direita. Tô nem aí se quiserem chamar nazismo de direita, mesmo porque você nunca encontra uma definição consensual sobre o que seja direita.

    O que não dá é chamar os nazistas de liberais pró-mercado. O fato inconteste é que o nazismo era anti-capitalista, intervencionista e socialista.

    Eles não eram socialistas bolcheviques, mas eram socialistas de ideologia própria. Não havia luta de classes, mas havia luta de raças, luta de religião, luta de etnias, e luta pela identidade nacional.

    O que é totalmente explícito é que se trata de um movimento coletivista, anti-mercado, anti-libertário e estatizante até o âmago. Eles não eram camisas vermelhas, mas sim camisas marrons.

    Dito isso, pouco me importa o ponto cardeal em que queiram colocar o nazismo.
  • Consagrado  27/11/2019 14:02
    A parte irônica é que HOJE a esquerda defende praticamente tudo o que nazismo defendia. Desde os pontos econômicos (planejamento centralizado, mas sem abolir a propriedade privada) até os pontos sociais (discriminação e discurso odioso, só que dessa vez contra contra homens brancos heteros).

    É que conseguiram, de alguma forma até difícil de entender, jogar todo o racismo pro lado direitista. Sendo que nessa época, marxistas eram tão racistas quanto qualquer outro (Marx e Engels eram explicitamente racistas, comunistas declararam quem era espião por traços faciais). Aliás, até metade do século passado, os principais proponentes das políticas de eugenia eram os progressistas: www.mises.org.br/article/1554/intelectuais-e-raca--o-estrago-incorrigivel
  • Emerson Luis  30/12/2019 00:39

    Elias, o articulista não afirmou que o nazismo e o fascismo eram de direita, ele citou a afirmação da esquerda nesse sentido e logo depois a refutou. E isso é bem claro.

    Pessoal tem uma habilidade de leitura incrivelmente baixa, não possui a menor capacidade de interpretar textos.

    * * *
  • L Fernando  20/10/2020 03:10
    Acho que você não entendeu a ironia aqui
    "No entanto, já até consigo imaginar a seguinte objeção: não obstante qualquer coisa que possa ser dita sobre os crimes e horrores da esquerda, não podemos ignorar o totalitarismo da direita, manifestado mais abertamente na Alemanha nazista."

    O problema é que, com efeito, o nazismo era um partido de esquerda. Na plataforma do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães encontramos os seguintes itens:
  • anônimo  27/11/2019 17:35
    Esse artigo é de 2016, mas continua atual e serve como uma visão interessante na análise da organização social e política. Evidência o expectro liberal como um polo distinto da Direita e Esquerda. Nesse sentido, o Nazismo se figura como uma junção dos extremos da Direita e Esquerda, em oposição aos princípios de liberdade. medium.com/@marcusvfreitas/o-novo-as-muitas-e-a-farm%C3%A1cia-13f3c63d1e90#.e91rvyj2m
  • Liberal Inteligente e Educado.  28/11/2019 19:40
    www.youtube.com/watch?v=_5GCRZF__K0 Eduardo Bolsonaro, que preside a comissão que delibera sobre a implantação da tecnologia 5G no Brasil alega ser "ignorante" na matéria. Se a porra de um policial federal alega ser ignorante neste tipo de matéria o que se dirá do resto do povo? O critério será "técnico" garante a Anatel e o GSI www1.folha.uol.com.br/.../agencia-do-setor-de... Segue o jogo baseado na neutralidade técnica tecnocrática. Em parte o exército e a Abin tem razão....na segunda guerra estávamos quase fechando com os Nazistas....até que a Aliança cobriu a oferta....estamos a venda. O problema é que só a China deu o lance até agora....os EUA não se incomoda nem mesmo em cortejar a noiva. Já sabemos onde isso irá parar....o Brasil simplesmente se aliará ao lado que tem mais chances de ser vencedor.
  • Guilherme Silveira  16/03/2021 18:06
    Para saber mais sobre a formação da democracia liberal, vide o livro 1776, sobre a revolução americana.
  • Carlos Lima  28/09/2022 13:06

    VOTAR PRA QUE ?

    -----

    "O voto é um cheque assinado em branco que o eleitor idiota entrega a um indivíduo sem escrúpulos, permitindo que ele possa roubá-lo 'legalmente'".

    -----

    Ser GOVERNADO significa ser observado, inspecionado, espionado, dirigido, legislado, regulamentado, cercado, doutrinado, admoestado, controlado, avaliado, censurado, comandado; e por criaturas que para isso não têm o direito, nem a sabedoria, nem a virtude para fazê-lo.

    Ser GOVERNADO significa que todo movimento, operação ou transação que realizamos é anotada, registrada, catalogado em censos, taxada, selada, avaliada monetariamente, patenteada, licenciada, autorizada, recomendada ou desaconselhada, frustrada, reformada, endireitada, corrigida.

    Submeter-se ao governo significa consentir em ser tributado, adestrado, redimido, explorado, monopolizado, extorquido, pressionado, mistificado, roubado; tudo isso em nome da utilidade pública e do bem comum. Então, ao primeiro sinal de resistência, à primeira palavra de protesto, somos reprimidos, multados, desprezados, humilhados, perseguidos, empurrados, espancados, garroteados, aprisionados, fuzilados, metralhados, julgados, sentenciados, deportados, sacrificados, vendidos, traídos e, para completar, ridicularizados, escarnecidos, ultrajados e desonrados.

    Isso é o governo, essa é a sua justiça e sua moralidade!

    (P.-J. PROUDHON, IDÉE GÉNÉRALE DE LA RÉVOLUTION AU XIXE SIÈCLE)

    -----

    "As elites políticas têm três maneiras básicas de manter a população submissa e dócil aos seus mandos e desmandos: subornar, ameaçar e mentir. Absolutamente qualquer coisa que o governo faz é uma variante dessas três ações básicas. O governo está sempre, ou ameaçando alguém, ou comprando o apoio de alguém por meio da distribuição de benesses, ou mentindo".

    (Robert Higgs)

    -----

    O estado, pela sua própria natureza, tem que violar as leis morais usualmente aceitas, que a maioria das pessoas respeita. Praticamente todas as pessoas estão de acordo quanto à injustiça e a criminalidade do assassinato e do roubo. Os costumes, as regras e as leis de todas as sociedades condenam estas ações. O que precisa ser feito é esclarecer as pessoas sobre a verdadeira natureza do estado, para que elas possam enxergar que o estado sempre viola as proibições de roubos e assassinatos amplamente aceitas e que o estado é necessariamente um violador das leis criminais e da moral comumente aceita.

    (Murray N. Rothbard)

    -----

    "Várias pessoas continuam utilizando a retórica da liberdade. Políticos e legisladores aplaudem o termo e juram fidelidade à ideia. Porém, quantos hoje de fato acreditam que a sociedade pode se gerenciar a si própria, sem um planejamento central, com seus éditos e regulações? Muito poucos. Em vez da liberdade, as pessoas acreditam em burocracia, bancos centrais, sanções, guerras, regulamentações, ditames, limitações, ordens, contenção de crise, "medidas macroprudenciais" e, principalmente, no financiamento de tudo isso por meio de impostos, endividamento e criação de dinheiro".

    (Lew Rockwell)
  • STM  28/09/2022 18:52
    BOLSONARO 22
  • Richard  29/09/2022 14:10
    www.youtube.com/watch?v=JfsPX7l2UnA

    Viram essa entrevista do Paulo Guedes?
    Opiniões?
  • Leone  02/10/2022 01:01

    O que ninguém para pra entender é que ambos os blocos ideológicos se tornam bons próximos do "equilíbrio ético", assim como da mesma forma em que estando em seus extremos, eles se tornam ruins. É como se ingerir algo muito doce ou muito salgado, pois os dois vão fazer mal por dentro com a mesma intensidade.

    Não há dúvida de que o tradicionalismo, se ignorado e não bem conduzido, congela a razão e impede a aceitação da mudança. Todavia, se o radicalismo não é contido no limite das margens, projetará um erro atrás do outro sem nem ao menos desenvolver (e utilizar) a experiência.

    A política de esquerda cresce sem ser controlada por mentes realistas e de pé no chão, por isso falha no que considera ser seu "propósito". Da mesma forma, a política de direita foi deteriorada por representantes dementes que são ausentes de empatia que não percebem que criam inimigos internos que jamais foram alheios aos equívocos cometidos por tiranos e dirigentes indiferentes.

    O radicalismo progressista é o fruto da inércia e indiferença do tradicionalismo conservador, que não pôde prever a insatisfação futura quanto as adversidades que surgem. A verdade é, que nenhum sinal de problema deve ser deixado de lado desde cedo, especialmente se for para não permitir a justificativa e o falso drama de agitadores desinformados.
  • Renegado  03/10/2022 14:25
    Excelente artigo. E atemporal.
  • anônimo  05/10/2022 01:25
    Todas as forças do país devem-se unir para impedir a chegada novamente do PT à presidência!
  • Pobre Mineiro  11/10/2022 03:04
    Que forças ?


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.