clube   |   doar   |   idiomas
"É incompreensível um pobre ser de direita!", diz a esquerda — eis as duas contradições desta frase
Quem se opõe a algo que supostamente o beneficia demonstra honestidade e ética

Quando a esquerda não recebe o apoio eleitoral — ou mesmo espontâneo, como passeatas de rua — daqueles indivíduos cujos interesses ela acredita representar, ela rapidamente se entrega ao discurso arrogante e elitista de que o pobre que não a apoia é "burro", "ignorante" e "alienado", pois está indo contra seus próprios interesses.

Você próprio pode conferir exemplos práticos disso aqui, aqui, aqui e aqui.

A lógica é simples: dado que a esquerda supostamente defende o aumento da tributação sobre os ricos para repassar o dinheiro aos mais pobres — tanto diretamente, via assistencialismo, quanto indiretamente, via educação e saúde "públicas" —, então todo pobre, por definição, tem de apoiar a esquerda, que seria composta por superiores seres abnegados e salvadores.

É claro que não é toda a esquerda que adota esta postura de desdém geral pelos indivíduos que "não sabem votar", mas é recorrente encontrar estes tipos nas redes sociais. (E isso é um fenômeno mundial: na Espanha, uma proeminente figura pública recentemente xingou os trabalhadores que não votam na esquerda espanhola).

Duas premissas discutíveis

Essa afirmação de que um pobre de direita é um tolo — para colocar em tons mais leves — parte de duas premissas extremamente discutíveis.

A primeira premissa é a de que "ser de direita" — no caso, defender uma política econômica que não atente contra a livre iniciativa — é prejudicial para os pobres.

A segunda premissa é a de que os pobres deveriam votar de acordo com seus interesses diretos, e não de acordo com princípios morais gerais e imparciais.

A primeira pergunta é: seria do interesse dos pobres atentar contra a livre iniciativa? 

No curto prazo, uma política de alta tributação e redistribuição até poderia ser do seu interesse, pois o pobre ganharia renda imediata à custa do confisco do capital que foi imobilizado pelo capitalista. 

No longo prazo, porém, há o alto risco de que o capitalista espoliado deixe de reinvestir esse capital, o que faria com que a economia se descapitalizasse e, consequentemente, fossem reduzidos os investimentos, as contratações e, consequentemente, os salários, o que prejudicaria acima de tudo o mais pobre, que passaria a ter um menor padrão de vida.

Capital e trabalho não são necessariamente fatores substitutivos e concorrentes. Ao contrário: eles se complementam e cooperam para se enriquecer mutuamente. Trabalho e capital não são inimigos; são aliados.

Já a segunda premissa acaba se revelando a mais interessante, pois quem a defende nem sequer se dá ao trabalho de analisar as implicações de sua própria postura, a saber: dizer que um pobre tem de votar na esquerda (porque seus interesses são defendidos pela esquerda) significa equiparar moralidade e justiça a interesse próprio.

Ora, seria possível que os pobres (ou qualquer outra pessoa de qualquer classe social) agissem não exclusivamente por interesses materiais, mas também por critérios mais gerais e abstratos de justiça e moralidade? Para a esquerda, é impossível.

Imagine um pobre que tenha a opção de roubar a carteira de seu vizinho mais rico sem que ninguém possa descobrir, ou mesmo suspeitar. Deveria este pobre efetuar o roubo? Fazê-lo, sem dúvidas, seria uma demonstração de seu interesse próprio: seu bem-estar material aumentaria à custa do de seu vizinho mais rico.

Consequentemente, se justiça e moralidade forem sinônimos de interesse pessoal — como afirma a esquerda para o caso eleitoral dos pobres —, então devemos concluir que sim, este pobre deveria roubar a carteira do vizinho. Mais ainda: se ele não o fizer, será um direitista tolo.

Entretanto, tão logo constatamos que a questão da justiça e da moralidade não está restrita a um estrito interesse material egoísta, deveria então resultar de todo compreensível, e sensato, que este pobre declinará de roubar a carteira do vizinho mais rico. Não é que ele seja um direitista tolo; ele é simplesmente uma pessoa íntegra, honesta e justa para com seu vizinho.

Exatamente o mesmo raciocínio se aplica ao pobre que se opõe a espoliar, por meio do estado, os empresários ou os ricos, mesmo quando este esbulho poderia lhe redundar em um benefício social de curto prazo: quem se opõe a algo que o beneficia porque acredita ser injusto não é um tolo direitista, mas sim uma pessoa que coloca suas convicções à frente de seu interesse próprio. Consequentemente, toda a sociedade está melhor por conviver com uma pessoa íntegra e honesta.

Para concluir

É claro que podemos debater se tais convicções são reais ou se, como parece acreditar a esquerda, derivam de uma falsa consciência da realidade ou de uma falsa "consciência de classe". No entanto, mesmo nestes casos, o pobre que não vota na esquerda estaria sobrepondo seu ideal imparcial de justiça a seus interesses egoístas — algo que não deveria ser criticado, mas sim aplaudido.

Em vez de insultar os pobres que não se mostram atraídos pela ideia de esbulhar terceiros para repartir o botim, a esquerda deveria tentar persuadi-los da superioridade de suas ideias e valores (os quais têm sido rechaçados). 

O desdém, neste caso, diz muito mais a respeito do desdenhador do que do desdenhado.


autor

Juan Ramón Rallo
é diretor do Instituto Juan de Mariana e professor associado de economia aplicada na Universidad Rey Juan Carlos, em Madri.  É o autor do livro Los Errores de la Vieja Economía.


  • Carlos Alberto  13/05/2021 18:23
    A esquerda perdeu a narrativa há muito tempo, quando ela parou de falar de economia e passou a se concentrar em pautas bizarras e totalmente estranhas aos mais pobres (que sempre foram mais culturalmente conservadores), como fim dos gêneros, pronomes neutros, banheiros unissex, famílias formadas por homens e golfinhos, e legalização da pedofilia.

    São tão burros que nem se deram conta disso, o que mostra seu total distanciamento das reais pautas defendidas pelo povo.

    A única coisa que pode jogar os pobres de volta para a esquerda é fazerem cagadas na economia. E, convenhamos, neste quesito nosso Banco Central vem se esforçando com afinco.
  • Rogério  13/05/2021 18:38
    A esquerda ficou perdida porque ela acha que falar em desigualdade social (que é a única pauta econômica que ela fala) já automaticamente garante voto.

    Só que desigualdade social não é e nem nunca foi pauta de pobre. É pauta de rico culpado e desocupado. Pobre quer um trabalho, receber o salário em dia, pagar a conta da Net e poder assistir Netflix na sua TV nova de 42 polegadas comprada em 12 parcelas nas Casas Bahia.

    Pobre não se sente espoliado quando o patrão aparece de carrão novo: pobre quer financiar o próprio carro, que pode ser popular, em 60 meses, sabendo que nenhuma presidenta acéfala vai aprontar alguma estripulia em escala monumental gerando a maior crise da história recente a pretexto de ajudar o pobre.

    Pobre não liga se o patrão mora numa casa bonita num bairro bacana, ele quer poder ganhar o suficiente pra sobrar alguma coisa no fim do mês, que ele possa juntar e um dia dar entrada no próprio apartamento dele, onde ele vai colocar aquela TV de 42 polegadas e estacionar o carro já quitado.

    O pobre não quer saber de empoderamento, hegemonização, conscientização, blackface ou manterrupting. Pobre quer um iPhone 6, de preferência com um plano de dados legal, pra ele poder curtir os posts dos amigos.

    Pobre não quer igualdade, pobre quer mais é capitalismo e dinheiro no bolso.
  • Alfredo  13/05/2021 20:40
    Se você observar, a esquerda já está abandonando o "argumento dos pobres" e se entregou totalmente ao "argumento das minorias".
  • Vladimir  13/05/2021 21:12
    Toda a esquerda mundial é um bloco único. E todas elas seguem o que determina a esquerda americana. É essa quem comanda o jogo.

    Como a esquerda americana hoje só pensa em pautas culturais, comportamentais e de gênero (luxo de país rico), toda a esquerda mundial sai macaqueando o mesmo argumento.

    Só que aquela retórica elitista que até poderia ter algum apelo em países como Suécia e Holanda, fica completamente perdida e sem sentido em países mais pobres.

    Daí a esquerda ter se perdido.


    P.S.: Lula, no entanto, esperto que só, já sacou isso. Foi eleito duas vezes com propagandas conservadoras. Irá tranquilamente repetir a estratégia. Veja um vídeo seu que está rolando nas redes sociais. A música é abertamente conservadora: um homem cantando dizendo que quer comer carne, tomar cerveja e encher o tanque do Chevette. Isso não tem nada de progressista. Chega a ser até reacionário.
  • Humberto  13/05/2021 21:21
    Sim, Lula ainda é um dos poucos oriundos da esquerda sindical que existia até a década de 1980.

    O curioso é que a atual esquerda é completamente oposta daquela esquerda sindical que vigorou até a década de 1980.
    Aquela era a esquerda-raiz e realmente metia medo: os caras eram fisicamente robustos (barbudões), manuseavam armas, defendiam a tomada dos meios de produção com o subsequente assassinato dos burgueses, e eram abertamente racistas e machistas (gays e lésbicas não tinha vez).

    Qual é a esquerda de hoje? Um bando de afeminados e de lésbicas que desmaiam se você acender um cigarro, e cuja arma mais letal que conhecem é alguma frase progressista e lacradora. Nunca nem sequer seguraram uma faca (Adélio Bispo é claramente um membro da esquerda mais antiga).

    Se um esquerdista padrão hoje entrasse no movimento sindical da década de 80, que era formado por comunistas raiz, seria imediatamente fuzilado por apologia às virtudes burguesas (defender causas progressistas sempre foi visto como uma afetação burguesa pelos genuínos comunistas).
  • rraphael  13/05/2021 21:33
    o q é um pobre de direita perto de um socialista de iphone
  • Juliano  13/05/2021 21:14
    Os pobres sempre entraram como "minorias" na narrativa da esquerda. Até criaram a retórica de que minoria não é numérica, mas sim representativa e de empoderamento.

    O que a esquerda está fazendo é dizer que os pobres não tem consciência que estão defendendo o discurso do opressor, que os massacra via discursos e propagandas capitalistas. O cinismo e o modus operandi de acusar os outros do que eles fazem (quem quer dominar e oprimir os pobres são os marxistas) continua o mesmo.
  • Tiago Mariano   03/10/2022 21:09
    Pobre quer tudo isso aí e mais um Playstation 5 , comentário perfeito cara
  • JOAO TALANSKI FILHO  01/11/2022 16:21
    Um pobre que apoia e pensa como a direita tem toda chance de deixar de ser pobre, já quando apoia a esquerda jamais deixara de ser pobre, não porque ele quer mas porque não é interessante para os políticos da esquerda que ele deixe de ser pobre.
  • Fabiana  02/11/2022 00:12
    Perfeito seu comentário.
    Os mais pobres tem medo de mudança. Comentei a respeito disso no YT, e bastante gente veio comentar como seu eu fosse empresária, e pior, me atacando. Eles não acreditam que um assalariado pode ser de direita.
    Todos poderíamos melhorar, mas preferem acabar com o empresário (que ajuda com campanhas solidárias assim como o próprio povo em mutirões) e os assalariados de direita que querem evoluir e sem aceitar migalhas nem depender de governo, nem de outras pessoas.
    Seria cômico se não fosse trágico, querer picanha, querer terras dos outros... mas não querer trabalhar.
    Fazer filhos sem parar e sem pensar no futuro deles, achando que o governo e o povo tem obrigação de sustentar.
    Concursados então... se acabar com estatais eles morrem do coração.

    Eu gostaria de saber opiniões quanto a esse vídeo abaixo, porque pelo que vejo, pode até ter algumas mudanças da antiga esquerda para a atual, mas podem ser apenas um pequeno desvio para seguir com o plano inicial:
    www.youtube.com/watch?v=9o-zCoSOqp0&list=PL8fzS1CMXbwkLcrf33VQ86mtqtt5rPtV5&index=1&ab_channel=paulabianchi

    Abraço
  • anônimo  03/11/2022 02:06
    Lula, no vídeo dos anos 80: "Levará décadas para construir e implantar uma mentalidade revolucionária na cabeça do brasileiro".

    Lula, 2022: "Picanha e cachaça para o populacho!"

    Ou ele não entende muito do próprio socialismo que prega(va) ou eu que não manjo muito de cerveja e picanha...
  • Revoltado  03/11/2022 14:33
    Receio que, infelizmente, ele conseguiu.

    O vídeo é de 1987; significa que uma leva considerável de jovens e adolescentes foram educados (ou melhor, doutrinados) com bastante exposição positiva ao marxismo em geral. Umas quatro ou cinco gerações de gente nova, na verdade.
    O resultado está sendo visível, 35 anos depois, dado que uma imensa porção daqueles jovens envelheceram com praticamente as mesmas idéias, idem quanto a seus filhos...

    Os que talvez mais tenham despertado, quando mais velhos, são os que, tão logo tiveram de se virar, perceberam depressa que o mundo pueril da utopia vermelha é uma farsa e devem trabalhar para comer, pagar contas, mantendo uma rotina, em grande parte das vezes, enfadonha. Este grupo sim, acordou à realidade, para mim.
  • anônimo  03/11/2022 02:34
    Falando sério agora, se tudo o que é preciso para ter um povo inteiro nas mãos é dar "cerveja e picanha" não sei qual a necessidade de complicar tanto. Qualquer politicoide boçal, vindo de algum partideco mais boçal ainda, conseguiria isso. Tendo uma dúzia de assessores tapados da turma do fundão formados em direito e economia ele já consegue manter o status quo sem precisar de malabarismos na taxa de juros e pedaladas fiscais. Cerveja e picanha? Esmolas? Qual o custo disso diante do orçamento total do governo? Merrecas, sem dúvidas.

    Pra quê discursos inflamados? Banheiro coletivo pra quê? Carreatas, motociatas pra quê? Metade do PIB na educação pra quê? Revolução armada pra tomar os meios de produção pra quê? Só tolices e perda de tempo. Cerveja, picanha e esmolas sai muito mais barato. E quase ninguém reclama.
  • Revoltado  03/11/2022 14:28
    Descartando a questão da fraude ocorrida, é sim, lamentável ver um povo ser seduzido por promessas estapafúrdias como essa!
    Reflete apenas o imediatismo desse pessoal...
  • Marcelo  17/05/2021 12:32
    A esquerda representa o monopólio e a direita representa a livre concorrência.
    O projeto de poder esquerdista prevê o monopólio do poder político e econômico nas mãos dos "administradores sociais" do partidão vermelho.
    Trata-se do modelo Chinês, com regime de governo comunista e sistema econômico socialista.
    O sistema econômico socialista nada mais é que uma simbiose entre o metacapital e o partido comunista local, com os "empresários" recebendo os privilégios governamentais e "financiando" o ParTidão vermelho sangue.
    Faz muito tempo que os donos do grosso do dinheiro mundial desejam se ver livres da instabilidade e da livre concorrência.
    Hitler e Mussolini, ao contrário de Stalin, sabiam que era possível um regime de governo comunista, mas impossível um sistema econômico comunista.
  • Angelo Viacava  07/10/2022 11:00
    Povo? Você disse povo?
  • Marcelo  19/10/2022 10:27
    Quando vemos o carniça ladrão na frente das pesquisas, vemos que a esquerda não está tão perdida assim.
    Existe ainda um elemento forte, não considerado: a inveja.
    Muitos medíocres agem por pura inveja.
    Explico: é o sentimento mesquinho e inconfessável que diz, "posso até perder, mas o outro vai perder bem mais que eu".
  • Zé Márcio  13/05/2021 18:26
    No Brasil, o povão sempre foi maciçamente conservador, sempre teve vergonha de receber esmola, sempre foi muito trabalhador e sempre valorizou o esforço próprio.

    Ademais, em termos culturais, vá a uma periferia e pergunte lá se bizarrices como "ideologia de gênero", "apropriação cultural", "estupro reverso" (quando um homem rejeita fazer sexo com uma mulher porque a achou feia), "homofobia", "lesbofobia", "transfobia" ou até mesmo "feminismo" são bem-vindas.

    Pergunte a um cidadão da periferia se ele acha normal um homem se dizer "uma mulher presa a um corpo masculino". Pergunta se ele gostaria de matricular sua filha em um escola que permite um travesti peludo mijar no banheiro de garotas. Pergunte o que ele acha do movimento LGBTQSUVXYZ.

    Isso tudo é invenção cultural de classe média descolada e despreocupada. Na periferia, os textões de Facebook, que tentam banalizar todas essas aberrações, não chegam.

    E, onde a cultura tradicional se mantém, valores de esquerda dificilmente ganham corpo.

    Sim, os pobres de vez em quando votam no PT, mas fazem isso simplesmente porque todos os outros partidos são iguais. E também nunca souberam qual é a verdadeira agenda cultural do PT. Qual realmente foi a oposição "de direita" ao PT de 2003 a 2015? Quem foi à TV (principal veículo de comunicação dos mais pobres) desmascarar a agenda progressista do PT? Com tamanha ausência de oposição e de desmascaramento, é claro que os pobres iriam votar no PT.
  • Diego  13/05/2021 18:32
    Socialismo fabiano é coisa de quem mora no Itaim Bibi e marxismo cultural é coisa de quem mora em Pinheiros. Lá na quebrada é Deus, Família, Pátria e Trabalho!
  • Claudio Chapeiro  14/05/2021 12:20
    Nao eh preto no branco assim nao irmao...
  • Adão  17/05/2021 15:54
    Excelente comentário Zé Márcio;
    Dá até nojo em votar em alguém como Alckimin, e José Serra. Um dos motivos do povão votar no PT. Todos tinham medo de falar mal do PT nos anos de 80/90, isso deu na eleição do Lula, que é tratado com açucar por boa parte da impressa brasileira e estrangeira. Mas prepare-se se o Lula for candidato vai enfrentar a pior campanha eleitoral da vida dele.
  • Raphael  13/05/2021 18:26
    Pobre de direita é mais comum do que se pensa e mais certo do que a esquerda diz.
  • Afrânio  13/05/2021 18:35
    Cara, as pessoas pobres são totalmente capitalistas, trabalham desde cedo, batalham, sonham, almejam uma vida melhor e são religiosas. Quem defende socialismo e mamata é aquele bando de burguesinho sustentado pelos pais ou por algum concurso público que não sabe o que é ter uma vida dura....
  • Lea  15/11/2022 18:24
    Falou tudo!
  • Celso  13/05/2021 19:35
  • Revoltado  13/05/2021 19:46
    Sim,

    Quem gosta de pobreza é intelectual (desde que não a sinta no couro, obviamente), o pobre real gosta de dinheiro, aparentemente já dizia Joãozinho Trinta.
  • Anônimo  16/05/2021 16:36
    Progressismo não é bom? Reacionário não é bom? Por que esses termos são tão usados como algo ruim? Até hoje muita gente está boiando sobre esses 2 termos. Alguém fera se candidata para desenhar?
  • Nelson Rodrigues  17/05/2021 19:29
    Sou reacionário. Minha reação é contra tudo que não presta.
  • Felipe  13/05/2021 18:40
    Progressismo (uma variação atual do esquerdismo) é uma das ideologias mais elitistas que existem. O povão brasileiro (principalmente as pessoas que moram em cidades interioranas) não liga para essas coisas. O esquerdismo original era mais ligado ao povo, com essas coisas como proletários, exploração em fábricas. Agora está uma maluquice, misturando coisas como a ideologia de gênero e outros delírios. O pobre brasileiro quer um emprego (ou poder abrir seu próprio negócio), fazer churrasco, ter carro para não depender do medonho transporte coletivo, ir à missa na igreja do seu bairro, colocar os filhos em boas escolas, uma moradia com segurança (porque não gostam de bandidos, ao contrário de muitos esquerdistas) e passear em Miami. Moeda forte e desregulamentação são as principais amigas dos mais pobres (basta ver a reeleição do FHC no primeiro turno, algo que Lula nunca teve). O Bolsonaro acaba sendo um reflexo disso.

    Agora, falando um pouco disso (porque ambientalismo virou moda entre a esquerda), parece que a Câmara vai discutir
    um projeto
    que deve flexibilizar os licenciamentos ambientais no Brasil. Se for o que entendi, deve ser uma espécie de desburocratização. Tomara que passe. Já vi alguns ambientalistas em histeria, então coisa ruim o projeto não deve ser. O que pensam a respeito?
  • Revoltado  13/05/2021 19:14
    Progressismo (uma variação atual do esquerdismo) é uma das ideologias mais elitistas que existem. O povão brasileiro (principalmente as pessoas que moram em cidades interioranas) não liga para essas coisas. O esquerdismo original era mais ligado ao povo, com essas coisas como proletários, exploração em fábricas. Agora está uma maluquice, misturando coisas como a ideologia de gênero e outros delírios. O pobre brasileiro quer um emprego (ou poder abrir seu próprio negócio), fazer churrasco, ter carro para não depender do medonho transporte coletivo, ir à missa na igreja do seu bairro, colocar os filhos em boas escolas, uma moradia com segurança (porque não gostam de bandidos, ao contrário de muitos esquerdistas) e passear em Miami. Moeda forte e desregulamentação são as principais amigas dos mais pobres (basta ver a reeleição do FHC no primeiro turno, algo que Lula nunca teve). O Bolsonaro acaba sendo um reflexo disso.

    ====Muito bem descrito de tua parte, Felipe! Tanto "in loco" quanto virtualmente observo que os maiores atacantes do atual governo e que se declaram a favor do socialismo pertencem às classes mais abastadas. De quando em vez menciono até gente, que vive em país de economia mais livre que o Brasil, ganhando em moeda robusta, mas que chora de nostalgia pela época em que o partido mais corrupto que este país já viu dava as cartas, com direito a sinalzinho de "L" com o polegar e o indicador em selfie celebrando a soltura do bandido-mor que lhe comanda, incluindo discursos que abordam toda a maluquice progressista que citaste, como utilizar a morte do ator Paulo Gustavo como palanque para regurgitar gayzismo e condenar a "masculinidade tóxica".


    Agora, falando um pouco disso (porque ambientalismo virou moda entre a esquerda), parece que a Câmara vai discutir
    um projeto que deve flexibilizar os licenciamentos ambientais no Brasil. Se for o que entendi, deve ser uma espécie de desburocratização. Tomara que passe. Já vi alguns ambientalistas em histeria, então coisa ruim o projeto não deve ser. O que pensam a respeito?

    ====Também não estou bem a par a respeito, mas concordo plenamente contigo. Se ecochatos começaram a berrar, é porque será benéfico à parte sadia da sociedade (risos).
  • Hugo  14/05/2021 04:51
    Não conheço os detalhes do projeto, mas já vi que ele tem todos os inimigos que qualquer coisa decente deve ter. Portanto, deve ser coisa boa.
  • Revoltado  13/05/2021 18:48
    A única "social-democracia" que funciona é quando somos menores e nossos pais nos sustentam. C'est fini!

    Só não o enxerga o burguesinho metido a proletário que se crê entendedor dos pobres.

    Às vezes peço a Deus que certos tipos assim que conheço bem não tenham de passar uma semana na pele de um simples assalariado, ciente que se suicidariam após três ou quatro dias.
  • Jeferson Vasquez  13/05/2021 23:25
    Dá ENXADEX pra eles!
  • Revoltado  14/05/2021 16:02
    Jefferson,

    Se tiveres uma caixa com 500mg, me envias uma? Esta seria especialmente para um conhecido meu que faz militância quase diária contra o presidente Bolsonaro (ou é pago para isto, ou sente tesão enrustido pelo presidente da República). Na cosmovisão do bonito, apenas o "Bozo" é o culpado da atual situação brasileira, jamais escreve um til sobre os governadores e prefeitos tiraninhos!
    Dosagem menor que esta não lhe seria eficaz!
  • Luiz Novi  13/05/2021 19:39
    Muito interessante o texto. Lembra um artigo que escrevi há um ano atrás que refutava a ideia de que pobre não deveria votar nos políticos de direita.
    Intitulei o artigo de "Pobres de Esquerda", uma vez que ir contra à queda de impostos e liberdade de empreender, para ser específico, é uma mentalidade pobre, que não reconhece a importância e o funcionamento da formação de capital em uma economia.

    Esse mesmo pobre de esquerda ao mesmo tempo em que defende ajuda e subsídios estatal, defende a criação de monopólios e lobby para proteger alguns poucos empresários(escolhidos pelos seus políticos de esquerda) da concorrência e consequentemente alimentando a ineficiência e a pobreza de uma nação.

    Segue abaixo o link do artigo.

    rothbardbrasil.com/pobres-de-esquerda/
  • weberth mustapha  13/05/2021 20:02
    Meu receio é essa adolescência atual. Eles cresceram em uma geração nascida e criada na era do PT.
    Uma pessoa que tenha 20 anos hoje, quando criança (que é a melhor fase da vida, para alguns) teve sua infância na era de ouro do PT.
    Ou seja, no primeiro mandato do Luladrão. Quando a coisa ia bem. Depois disso tivemos outro mandato onde a economia ainda era boa, mas já caindo. Ai teve a Dilma , o gorpi, depois o Temer, agora o Bonoro.

    Para esses adolescentes, é muito complexo desassociar a figura de prosperidade do Lula, fora que sua maior parte da vida, na escola, foi de professores totalmente esquerdistas. Fora o trauma que foi tirar a Dilmanta do poder.

    Para quem passou a infância na primeira era do Lula, essa pessoa nunca mais viu o brasil se estabilizar nem crescer economicamente. Eu converso com vários jovens, e me espanto ao ver quantos são abertamente pró Lula.
    Alguns até sabem da corrupção, mas ignoram completamente. Foi uma lavagem cerebral muito bem feita.
  • Revoltado  14/05/2021 16:14
    Para esses adolescentes, é muito complexo desassociar a figura de prosperidade do Lula, fora que sua maior parte da vida, na escola, foi de professores totalmente esquerdistas. Fora o trauma que foi tirar a Dilmanta do poder.

    Para quem passou a infância na primeira era do Lula, essa pessoa nunca mais viu o brasil se estabilizar nem crescer economicamente. Eu converso com vários jovens, e me espanto ao ver quantos são abertamente pró Lula.
    Alguns até sabem da corrupção, mas ignoram completamente. Foi uma lavagem cerebral muito bem feita.

    ====Grande parte é fruto da doutrinação escolar (conheço uma marmita juvenil de zé-droguinha que tem opiniões semelhantes e ainda ataca o "cidadão de bem conservador", cujo comportamento degenerado puxou da mãe, que por eu também conhecer, posso dizer que possui dedo podre para selecionar macho); mas muitas vezes a realidade lhes alcança. O maior inimigo da Esquerda é a realidade, às vezes é mais hostil que a Direita. Quando tiverem de conquistar por si mesmos o que desejam, ganhar um salário-mínimo e tiverem quatro, cinco contas na casa dos R$ 100 para pagar, fora o que pagam de imposto no que compram de alimentos, as idéias socialistas começam a enfraquecer em suas mentes pueris. Recomendo esta mesma pedagogia inclusive aos mais abastadinhos de condomínio.
  • Moraes  13/05/2021 20:13
    Hebert Marcuse - membro do Partido Social-Democrata Alemão e integrante da Escola de Frankfurt - no livro "O Homem Unidimensional" (1964) afirma que os avanços tecnológicos tornaram a vida do proletariado confortável a tal ponto que esse grupo deixou de ser instrumento revolucionário. Partindo disso, Marcuse planta a semente do mal e constrói a ideia de que o novo instrumento revolucionário são os traficantes, assassinos, estupradores, assaltantes, ladrões, sequestradores e todo e qualquer marginal.

    Em 1979 presos políticos, conhecedores do marxismo e do leninismo, levam táticas revolucionárias à bandidagem encarcerada, encubando-lhes a estratégia militar (aprendida em Cuba) que lhes faltava para dominar o país. Forma-se o lindo e maravilhoso Comando Vermelho.

    Em 31 de agosto de 1993, na onda das idéias de Marcuse, com o discurso de "combate a opressão por parte do sistema carcerário" surge o lindo e maravilhoso PCC.

    No inicio do ano de 2017, com a pacificação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) - outra organização de cunho marxista/socialista - o PCC e o Comando Vermelho iniciaram uma disputa por aquilo que tem sido chamado de espólio das FARC. Atualmente o PCC domina boa parte da América Latina, já tem emissários na Europa e associação com Hezbollah.

    Em 2016, 13,64% dos homicídios no mundo são no Brasil. Foram 59.617 assassinatos. 55 mil assassinatos em média ficam sem solução. Ficamos na frente da Síria no número de mortos por ano. A quantidade de assaltos é o dobro da média mundial. A cada 100 crimes cometidos, menos de 8 são solucionados.
  • Revoltado  13/05/2021 20:28
    Em 2016, 13,64% dos homicídios no mundo são no Brasil. Foram 59.617 assassinatos. 55 mil assassinatos em média ficam sem solução. Ficamos na frente da Síria no número de mortos por ano. A quantidade de assaltos é o dobro da média mundial. A cada 100 crimes cometidos, menos de 8 são solucionados.

    ====Belos números, tristemente adquiridos sob o aplauso ou, na melhor das hipóteses, sob a condescendência dos elitistas canhotos, que em geral se refestelam em residências altamente protegidas, algumas inclusive com seguranças particulares armados, inclusive enquanto bradam em prol do desarmamento dos pobres que ama de maneira bem cristã. Os mais cínicos, chamam isso de "socialização" e gente ainda mais beócia vê lógica no ato de surrupiar o que é alheio.
  • Gustavo  13/05/2021 23:10
    Olavo de Carvalho já diz há tempos que governos de esquerda já desistiram de contar com os mais pobres (também conservadores) para garantir sua soberania. Hoje, os governos de esquerda buscam sua sustentação junto àqueles que vivem à margem da sociedade. Ex: assassinos, traficantes, usuários de drogas, prostitutas, pedófilos, e defensores de bizarrices, como ideologia de gênero.

    Assim fica evidente o motivo de toda a defesa dos DIREITOS HUMANOS e de certas REGALIAS para os "excluídos" da sociedade - conhecidos como 'vítimas' ou 'suspeitos'.

    Vide o tratamento da imprensa aos traficantes de Jacarezinho.
  • Revoltado  14/05/2021 16:16
    Os parasitas da mídia mainstream demonstraram mais compaixão cristã por estes delinqüentes que pelas crianças e professoras vítimas na cidade de Saudade, aqui no Sul!
    Curioso que, quando abatidos pela polícia, tornam-se subitamente "estudantes", "trabalhadores", "filhos exemplares", "pequenos Cristos", "boddisatvas" et caterva!
  • WMZ  13/05/2021 20:52
    E o pobre de esquerda? O estadista sem poder político?

    Eh aquele cara que almeja que o governo tenha poderes absolutos e quem sempre fala de soluções coletivistas como se fosse um governante mas que...não tem nenhum poder político e serah apenas mais um governado.
  • Diogo  13/05/2021 23:08
    Por incrível que pareça, este é um espécime razoavelmente rara. Sim, você encontra milhões de pobres que votam em políticos que prometem algumas benesses (cestas básicas e um estipendio mensal), mas é raro encontrar um pobre com estes sonhos grandiosos que você descreveu.

    Querer poder absoluto e controlar os outros através de políticos é sonho de burguês de classe média alta, e não de pobre.
  • Carlos  13/05/2021 21:31
    Os pobres já entenderam, quero saber é quando as mulheres entenderão o mesmo sobre o feminismo.
  • Johannes  13/05/2021 22:59
    Artigo até que é legal, mas na real a maioria dos pobres que votam em extremistas de direita o fazem por causa de desinformação e do echo chambering nas redes sociais. Qual é a solução de vocês pra isso?
  • Kepler  13/05/2021 23:04
    Aí tem de ver, pois desconheço casos práticos de pobres votando em extremistas de direita. Por favor, defina o que seriam "extremistas de direita", comprove que estes existam, e então cite aqui casos práticos e comprovados de pobres que votaram nestes extremistas.
  • Johannes  13/05/2021 23:38
    "Aí tem de ver, pois desconheço casos práticos de pobres votando em extremistas de direita"

    Ué, então como o Bolsonaro está na presidência agora?

    "Por favor, defina o que seriam "extremistas de direita""

    Defesa doentia de privatizações, racismo, xenofobia, defesa velada de alguma forma de escravidão, discurso militarista e antidemocrático, etc. Quem tem estas características é um extremista de direita.

    "comprove que estes existam"

    Não entendi, você quer que eu te prove que pessoas como o Bolsonaro existem?

    "e então cite aqui casos práticos e comprovados de pobres que votaram nestes extremistas."

    Resultados das eleições de 2018

    No mais, alguma resposta pra minha dúvida?
  • Kepler  14/05/2021 02:01
    Já que você mordeu gostosamente a isca (como eu sabia que faria), deixa eu aproveitar para puxar o anzol e me divertir um pouco com você.

    1) Não sabia que defender privatizações era coisa de "extrema-direita". Por essa lógica, acabei de descobrir que FHC, Bill Clinton, François Mitterrand e o Partido Trabalhista da Nova Zelândia são extrema-direita. Aliás, acabo também de descobrir que a família Le Pen (defensores radicais de estatais) são, pela lógica, extrema-esquerda, assim como os militares brasileiros, os maiores criadores de estatais que esse país já viu. Descobre-se uma coisa nova a cada dia.

    2) Gentileza fornecer links comprovando que coisas como racismo, xenofobia e escravidão estavam na plataforma de governo do Bolsonaro. E quero também frases dele defendendo abertamente tais coisas. Uma pessoa só pode ser rotulada de algo quando ela defende abertamente aquilo (ou, no mínimo, e quando isso está claramente em sua plataforma de governo). Gentileza fornecer links.

    Qualquer outra coisa é mero discurso de ativista de Diretório Acadêmico.

    3) Qual a diferença econômica efetiva entre Lula e Bolsonaro? O gozado é que se você for ao pé da letra verá que o Banco Central do Lula foi bem mais pró-rentista e pró-bancos que o atual. Seria então correto dizer que Lula estava economicamente à direita de Bolsonaro? Mas, ora, se Bolsonaro é a extrema-direita, o que então seria Lula?

    Sigo ansioso por seus ensinamentos. Estou aprendendo bastante.
  • Revoltado  14/05/2021 16:20
    Não sabia que defender privatizações era coisa de "extrema-direita". Por essa lógica, acabei de descobrir que FHC, Bill Clinton, François Mitterrand e o Partido Trabalhista da Nova Zelândia são extrema-direita. Aliás, acabo também de descobrir que a família Le Pen (defensores radicais de estatais) são, pela lógica, extrema-esquerda, assim como os militares brasileiros, os maiores criadores de estatais que esse país já viu. Descobre-se uma coisa nova a cada dia.

    ====Tratando-se do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, eis a principal razão pela qual a canhotada o lança ao espectro político direitista, ignorando (inconscientemente ou não) a sigla de seu partido PSDB. O Brasil é um dos poquíssimos países no mundo em que social-democracia é política de quase extrema-direita, além da balela falaciosa sobre o "neoliberalismo".
  • Flávio  14/05/2021 02:10
    Falou "Bozo", "genocida", "fascista", "racista", "machista", "taxista", "xenófobo" e "extrema-direita", pode ter a certeza de que está lidando com alguém de idade mental e capacidade intelectual em forte defasagem.
  • Revoltado  14/05/2021 16:24
    Falou "Bozo", "genocida", "fascista", "racista", "machista", "taxista", "xenófobo" e "extrema-direita", pode ter a certeza de que está lidando com alguém de idade mental e capacidade intelectual em forte defasagem.

    ====Fato comprovadíssimo, Flávio!
    Já fui insultado via rede social por razões do tipo por gente que utiliza/utilizava ao menos duas destas terminologias boçais.
    O nosso amigo Sadib, certa vez, até sugeriu que eu deveria agir com mais estoicismo em relação a esses palhaços e desvencilhar-me ao máximo das mesmas redes, já que são situações fora de nossa esfera de controle.
    Confesso que sou um tanto teimoso, mas quiçá um dia conseguirei seguir seu conselho? Oxalá mais gente conhecida adira a redes alternativas, como o Parler, por exemplo...
  • Bluepil  14/05/2021 15:26
    Esse Johannes mordeu tão facilmente á isca do Ulisses que eu até me pergunto se ele por acaso é algum troll - E esse site infelizmente é lotado de libertários trolls -, já que o sujeito simplesmente repetiu exatamente á mesma coisa que á mainstream em geral diz, um belo exemplo de um ser alienado.

    Eu até estou surpreso que ele não tenha xingado todos nós de "neoliberais", "reacionários", "entreguistas" e por aí vai, porque ia ser mais hilário ainda.
  • Burgo  14/05/2021 08:17
    a maioria dos pobres que votam em extremistas de direita o fazem por causa de desinformação e do echo chambering nas redes sociais.

    Estaria você querendo dizer que os pobres que votaram nesses "extremistas" não são capazes de pensar por si próprios e só votaram na pessoa "errada" por que foram ludibriados com "desinformação"? É isso mesmo?

    Não lhe passa pela cabeça que talvez tenham votado em "extremistas de direita" apenas e tão somente porque concordam com as pautas defendidas por esses candidatos?
  • Lea  15/11/2022 18:42
    Pelo contrário, os pobres de Direita se informam muito bem e sabem quem foi Karl Marx ( um vagabundo) e discordam de Lênin..os colegas estão certos, a maioria dos esquerdistas são burgueses concursados que além de estudar para passar no concurso, nada mais fizeram para sobreviver, se aposentam com renda superior aos trabalhadores da iniciativa privada e dizem que querem combater as desigualdades sociais. Teremos um país menos desigual quando o teto da aposentadoria da iniciativa pública for igual ao da iniciativa privada, por este motivo eles defendem o Governo de esquerda que apóia a pomposa máquina pública, através da estatização.
  • Revoltado  16/11/2022 17:23
    Pelo contrário, os pobres de Direita se informam muito bem e sabem quem foi Karl Marx ( um vagabundo) e discordam de Lênin..os colegas estão certos, a maioria dos esquerdistas são burgueses concursados que além de estudar para passar no concurso, nada mais fizeram para sobreviver, se aposentam com renda superior aos trabalhadores da iniciativa privada e dizem que querem combater as desigualdades sociais.

    ======Uma grande parcela é filhinho de papai que jamais passou por privação ou dificuldade alguma ao longo da vida e imagina compreender sobre as pessoas menos favorecidas que o mesmo. Por trabalhar com gente assim, sei bem como funciona a mente destes. Já ouvi em meu ambiente de trabalho que preferiu votar no 2o turno para o Lula, porque esse "veio do povo" e "vai favorecer de novo aos pobres"; o mesmo político que não pisa em uma padaria para comprar um brioche e cujas mobilizações na campanha não atraíam mais que a militância habitual. Espero eu, que o Nine não tenha sua pretensão de abolir o direito de herança como deixa a entender, pois tais pessoas terão motivos para chorar e ranger os dentes.

    Teremos um país menos desigual quando o teto da aposentadoria da iniciativa pública for igual ao da iniciativa privada, por este motivo eles defendem o Governo de esquerda que apóia a pomposa máquina pública, através da estatização.

    =====Sim. Funças raciocinam deste modo. "Se tenho minha picanha suculenta com bastante cerveja no final de semana, por quê me preocupar que o resto do país sofrerá?" Pessoas que não se dão ao trabalho de bater o ponto corretamente, enquanto nós, trabalhadores do setor privado, somos cobrados constantemente, devendo mostrar resultados. Dá para compreender boa parte do ódio que já vi contra essa categoria, com exemplos deste naipe.
  • Yuri  13/05/2021 23:16
    Tem um cara que ficou famoso nas redes sociais, o "Favelado Investidor". O cara realmente morava na favela, pegou o dinheiro que ganhava trabalhando, investiu, enriqueceu e então fez vídeos sobre os investimentos que ele faz. A esquerda o odeia (é o que eu mesmo vejo no Twitter). Ele é considerado um alienado e traidor da classe.

    invest.exame.com/mf/como-o-favelado-investidor-alcancou-o-primeiro-r-1-milhao
  • Ulisses  14/05/2021 01:08
    Mas pq será que não tem mais?
    Se ele conseguiu, talvez ele seja um ponto fora da curva.

    Alias, o fato de ele ser noticia assim é justamente por conta da escassez de casos como o dele. Quase como um cometa.
    Diferente de outros países europeus em que vc tem uma mobilidade social muito maior do que aqui no Brasil ou nos EUA.

    E é óbvio: é muito mais fácil você ascender socialmente em países que lhes garante educação e saude de qualidade de maneira acessível.

    Aqui no Brasil, o salário anual de 70% dos trabalhadores não paga a anuidade de uma escola de qualidade no Ensino Fundamental. Portanto, meu caro, se continuarmos do jeito que estamos, infelizmente casos como esse do favelado investidor seguirá como exceção da exceção.

    Mas tem gente que quer justamente isso. Sobretudo aquele pessoal que detestava ver pobre em shopping, detestava o rolezinho, detestava que tava difícil encontrar empregado doméstico oferecendo salário minimo.
    Agora, que estamos sem pobre no shopping, sem pobre no aeroporto, e que tem entregador de ifood trabalhando mesmo que com muleta, tem gente mais satisfeita, gente que se veste de verde e amarelo e se diz apolítco, o isentão, enfim!
  • Kepler  14/05/2021 02:09
    Ele trabalhou, poupou e investiu. Destas três coisas, investir é que a está realmente ao alcance de todos. Hoje, sem sair de casa, e de posse apenas de um smartphone e de internet, você abre conta gratuitamente em uma corretora (ou então em um banco digital que tem corretora, como o banco Inter) e investe com taxa zero.

    Absolutamente qualquer um pode fazer isso. Basta ter informação.

    Sendo assim, a parte mais difícil é poder trabalhar.

    Ora, e o que é que impede o pobre de trabalhar? Acertou! Regulações estatais.

    A resposta começa por aqui:

    Quer reduzir a pobreza de maneira definitiva? De início, eis as 12 políticas que têm de ser abolidas

    A parte final da sua diatribe é tão adolescente, que não chega a ter sequer a inocente dignidade do ridículo. Para não ferir a decência, exir-me-ei de comentar.
  • Fritz inteligente e educado  14/05/2021 15:32
    "Se ele conseguiu, talvez ele seja um ponto fora da curva"

    Sim, ele é um ponto fora da curva, ninguém negou isso, mas e aí? Ninguém em momento algum disse ou deu à entender que qualquer um conseguiria o que ele conseguiu.

    "Diferente de outros países europeus em que vc tem uma mobilidade social muito maior do que aqui no Brasil ou nos EUA"

    Em ambos há muito mais liberdade econômica que aqui, tanto EUA quanto Europa são muito mais pró negócios e pró investimentos que o Brasil.

    "E é óbvio: é muito mais fácil você ascender socialmente em países que lhes garante educação e saude de qualidade de maneira acessível"

    Aqui o cara que quiser faz do maternal ao pós doutorado de graça, saúde é 100% estatal e gratuita, ao contrário dos EUA e vários países europeus. Se esses são os segredos da prosperidade então porque o Brasil é tão pobre? Aliás, o SUS não era invejado por metade do planeta Terra, o que aconteceu?

    "Aqui no Brasil, o salário anual de 70% dos trabalhadores não paga a anuidade de uma escola de qualidade no Ensino Fundamental"

    Aí primeiro você tem que buscar entender porque escolas privadas aqui são tão caras, sem essa resposta o debate fica embargado. Se você tiver culhões para ler algo que discorda das convicções esquerdistas/progressistas quanto à educação, lhe desafio a ler o livro "The beautiful tree", do James Tooley.

    "Mas tem gente que quer justamente isso. Sobretudo aquele pessoal que detestava ver pobre em shopping, detestava o rolezinho, detestava que tava difícil encontrar empregado doméstico oferecendo salário mínimo."

    Cite pessoas assim e me prove com FATOS que tais pessoas de fato odeiam essas coisas que você falou. De novo, eu quero FATOS! Nada de bullshit ideológico e ódio gratuito.

    "Agora, que estamos sem pobre no shopping, sem pobre no aeroporto, e que tem entregador de ifood trabalhando mesmo que com muleta, tem gente mais satisfeita, gente que se veste de verde e amarelo e se diz apolítco, o isentão, enfim!"

    Estamos sem pobres nos shoppings e aeroportos e todos sendo empurrados pro iFood por três motivos bastante simples: Os lockdows que depredaram a economia e eliminaram milhões de empregos, a completa ruína da moeda brasileira e o histórico de corrupção, excesso de burocracia e alta carga tributária. Todas estas estas são políticas 100% estatais e amplamente apoiadas pela esquerda. Visto que você é de esquerda (A quantidade de boçalidade e coitadismo nos seus dois últimos parágrafos não deixam dúvidas quanto à isso), você no mínimo deve ser homem e admitir que as ideias que você apoia arruinaram a vida daqueles que você no alto da sua "virtuosidade" jura defender. Mas aí fica a dúvida, vai ser homem e admitir ou vai se esconder atrás da tal "extrema direita"?

    Fico no aguardo! :)
  • Lucas  14/05/2021 05:22
    Lembro-me que, quando não entendia muito bem os espectros políticos, fui levado a crer que "as esquerda defende os pobres e a direita defende os ricos". Eu me considerava mais próximo de ser "pobre" do que propriamente "rico". E bastou pensar só um pouquinho para eu jamais apoiar uma esquerda a favor "dos pobres" e contra "os ricos".

    Ora, se eu sou pobre e a esquerda diz querer me ajudar, o melhor que ela poderia fazer por mim seria me tirar da pobreza! Mas a esquerda odeia os ricos! Se eu enriquecer, a mesma esquerda que supostamente teria me ajudado a sair da pobreza se voltaria contra mim e eu me tornaria seu algoz! Logo, não faz sentido pobres apoiarem a esquerda, pois, a única maneira de continuar recebendo alguma atenção dessa esquerda seria se mantendo na pobreza! E assim eu me tornara mais um "pobre de direita", com muito orgulho na época!

    Depois que eu conheci o libertarianismo, deixei de lado esse negócio de esquerda ou direita. Ambos os lados do espectro político são faces da mesma moeda. Apesar de defenderem ideias totalmente antagônicas, o fato é que ambos querem usar a força do estado para impor suas ideias sobre o restante da população! Isso é indefensável na visão libertária, avessa à coerção estatal!
  • Bluepil  14/05/2021 15:56
    Á única fase na qual eu me considerei esquerdista foi quando eu tinha 11 anos, na época eu era classe média e sempre acabava facilmente tendo dó das pessoas, eu pensava que, com o socialismo e a distribuição de riquezas, todos ficariam e seriam felizes.

    Só foi eu descobrir sobre o caso dá união soviética nos meus 12 que automaticamente me tornei de direita, mesmo eu não tendo sequer uma boa nação dás coisas na época, e me impressiona á quantidade de adolescentes, jovens e adultos por ai falando que o socialismo funciona, e que os casos dá Venezuela, Cuba, USRR, e todos os outros experimentos socialistas não funcionaram porque "não era o socialismo de verdade".

    Me identifiquei demais com aquela frase que diz algo parecido com "Quando você é socialista em sua infância, quer dizer que você tem um bom coração, quando você continua sendo socialista em sua fase jovem ou adulta, significa que você é um burro que não sabe raciocinar por si próprio".

    Mas é bem provável que não seja só questão de ser burro/doutrinado ou não, mas sim se á pessoa é mal-caráter ou não, socialistas/progressistas não ligam e nunca ligaram para os pobres, o que eles querem na verdade é ver os outros na merda, enquanto os mesmos controlam á faca do bolo e parasitam o resto da população. Os influenciadores, por outra parte, sabem muito bem á merda que estão fazendo, mas porque parariam? Eles estão ganhando rios de dinheiro para fazerem propagandas ideológicas esquerdistas.

    Eu não tomei á blackpill, mas me dá uma dor no estômago ver crianças falando coisas como "O mundo está lotado de pessoas" ou "Às mudanças climáticas estão vindo", essas crianças muito provavelmente estão sendo doutrinadas tanto nas escolas quanto pelos influenciadores digitais, e com isso às próximas gerações não aparentam ser uma geração com uma nação das coisas mais evoluída do que á nossa, o grande número de pais irresponsáveis, que só cresce com o tempo, também não ajuda.

    Mesmo que não sejamos capazes de vencer essa guerra, não significa que iremos perder às batalhas argumentativas que travamos em nosso dia á dia, seja com os parentes, ou com desconhecidos na internet. Temos de batalhar o máximo possível, e elaborar táticas para trazer o esclarecimento libertário para novas pessoas.
  • Paulo  14/05/2021 16:01
    Gosto deste site. Tem boas matérias e comentários, porém causa estranheza não haver conteúdo que mostre o desastre do governo Bolsonaro. Um homem que sempre foi um parasita estatal e se traveste de "político conservador de direita". Que sabotou vacinas, provoca aglomerações e não tem comprometimento com a economia. Pra dizer o mínimo.
  • Jalaska  14/05/2021 17:05
    1) Todo político é parasita. Por definição. Lotado de artigos neste site sobre isso (algo que até gera reclamação de alguns).

    2) Você tem provas factuais de que as vacinas foram sabotadas? Não quero links de militantes, mas sim de fontes sérios. O próprio representante da Pfizer, em depoimento no Congresso, afirmou que não. Talvez você saiba mais do que ele. Exponha aqui, com fontes e links sérios, tudo o que você sabe.

    3) Provocar aglomeração? Pessoas se aglomeram porque querem. A menos que você tenha provas de que elas foram obrigadas a aglomerar, você está apenas se mostrando um marmanjo delicadíssimo. "Ain, aglomerô, bozo genocida!". Você também usa sapatênis e happy socks?

    4) Mas o melhor foi a sua suprema contradição de dizer que ele "nao liga para a economia". Gozado: a esquerda e a mídia o criticam e o chamam de genocida e negacionista exatamente por ele ser contra lockdowns porque estes ferram a economia. Ou seja, a esquerda e a mídia o criticam exatamente por ele supostamente "colocar a economia acima da saúde". E aí você vem e diz que ele não liga para a economia?

    Seria pedir muito que os haters fossem minimamente coerentes?

    O anti-bolsonarismo é tão patético, ignóbil e irracional que faz até anarcocapitalistas (que prezam pela razão) se verem obrigados a defender um político.
  • Felipe  14/05/2021 19:43
    E é mesmo. O anti-bolsonarismo parece com pseudo-liberais nos EUA falando que o Trump era fascista. Aqui também já estragaram o termo "liberal".

    Não posso apontar uma coisa coerente no Bolsonaro que já sou chamado de bolsonarista e, portanto, associado com negacionista, terraplanista e afins. É isso que a democracia causa.
  • Miscelânea  14/05/2021 17:08
    A Pfizer fez exigências bizarras ao governo federal (que, se aceitasse, seria tolo e corretamente criticado como "arregão").

    www.poder360.com.br/coronavirus/pfizer-diz-que-nao-vendera-vacina-ao-brasil-se-governo-nao-aceitar-condicoes/

    Apenas após um Projeto de Lei é que isso foi resolvido.

    www.poder360.com.br/congresso/pacheco-diz-que-solucao-legislativa-pode-destravar-vacinas-de-pfizer-e-jensen/

    Algumas das demandas estapafúrdias que a Pfizer fez ao Brasil para vender a tal vacina:

    O Brasil renuncia à soberania de seus ativos no exterior em favor da Pfizer; que as leis brasileiras não sejam aplicadas à Pfizer; que o Brasil leve em consideração atraso na entrega; que a Pfizer não seja penalizada por um atraso na entrega; e que, em caso de quaisquer efeitos colaterais, a Pfizer esteja isenta de qualquer responsabilidade civil.

    É certo que se o Bolsonaro tivesse "aberto as pernas" para a Pfizer e cedido logo na primeira oferta, ele teria sido acusado de entreguista, lacaio do Trump, vassalo dos EUA, pelos mesmos que hoje estão cobrando a falta da vacina.

    Sem falar que também estaria cometendo crime de responsabilidade.

    Adendo: os europeus que aceitaram essas exigências absurdas (Alemanha, França, Itália, Espanha, Holanda) querem processar as companhias farmacêuticas (Pfizer, Astra/Zeneca) porque "foram obrigados" a assinar tais contratos.
  • Fritz inteligente e educado  14/05/2021 17:23
    "causa estranheza não haver conteúdo que mostre o desastre do governo Bolsonaro"

    Ué, e precisa? A mídia já dá pontapés, soca, dá rasteira, e taca fogo nele 24h por dia, fazer isso aqui também seria chutar cachorro morto, você não acha?
  • Revoltado  14/05/2021 19:31
    "causa estranheza não haver conteúdo que mostre o desastre do governo Bolsonaro"

    ====Desculpe, amigo, mas em quê mundo vives?

    Se pararmos para ler/ouvir cada ataque, de qualquer natureza e pelas razões mais cretinas possíveis, que o atual governo sofre diariamente, começando a partir de agora, 14 de maio, às 16:28, não faríamos mais nada pelo final de semana! Tanto mídia mainstream como redes sociais nem tóxicas com o presidente Bolsonaro são! São em realidade "radioativas"! Verdadeiras ogivas nucleares contra a pessoa e o governo dele. É o Anticristo que implantará o chip 666 na humanidade e que tentará crucificar a reencarnação de Cristo sobre a Terra, o Lulinha paz-e-amor, para assim abrir os portões do inferno e tudo o que conhecemos deixará de existir. Seremos assim regidos por Satã eternamente e nossas almas perecerão!
    Se a grande mídia e as redes sociais Bit-Techs tentassem conceber uma metafísica relacionando o que preside este país desde 2019, seria algo similar ao que escrevi.
  • Realista  14/05/2021 18:14
    E qual seria a solução libertária? Permitir que todas as farmacêuticas vendessem suas vacinas diretamente ao público, pelo preço que quisessem, fazendo com que cada um assinasse um termo de responsabilidade individual?
  • Jalaska  14/05/2021 18:58
    Isso é outro debate, que exige muito mais aprofundamento e que obviamente não cabe aqui nesta seção de comentários. O que está comprovado é que as exigências da Pfizer eram descabidas e que, portanto, a única coisa certa e sensata a se fazer era pedir um novo contrato (que é exatamente o que foi feito).

    Portanto, sugere-se mudar a narrativa de "genocídio". Ela demonstra desprezo pelo conhecimento.
  • anônimo  14/05/2021 20:44
    não haveria nenhum problema moral a farmaceutica vender diretamente sua vacina o preço que quisesse. isso é livre mercado: livre negociação entre partes.
    deixa os ricos pagarem mil vezes mais mais caro nas vacinas. as farmaceuticas iriam se entupir de dinheiro e acelerar a produção de vacinas.o excesso de oferta iria tornar as vacinas incomensuravelmente mais baratas aos pobres mais a frente. é a melhor forma de espoliar os ricos. e baratear os bens e serviços aos pobres.
  • anônimo  14/05/2021 21:15
    resumindo, querem chamar de tolo quem se recusa a roubar dos outros assim como eles fazem, como se roubar como eles fazem fosse a unica opção.
    so pra quem não está disposto a seguir o caminho "tortuoso" de criar algo , desenvolver algo, plantar algo, produzir algo, oferecer algo, comercializar algo , contruir algo ,etc e tal fica dependente de subtrair , roubar , copiar , destruir , furtar algo que outro fez
    tolo somente é o que entrega seus frutos ao que nada fez sem lutar. pode chamar de flata de generosidade a vontade. se é o ladrao quem critica, a moral passa longe
  • Vacina?  14/05/2021 22:51
    Governo ignorou a Pfizer! Então todo mundo esta errado de ter assinado na época e o Brasil não?
  • Jalaska  15/05/2021 00:55
    Segundo o depoimento do diretor da Pfizer, o Brasil foi o segundo país a assinar com a empresa.

    De resto, você sabe quais foram as condições impostas pela Pfizer aos outros governos? Posta aqui pra gente analisar.
  • Emerson Luis  14/05/2021 18:09

    Esquerdistas gostam de ridicularizar "pobres de direita" dizendo que são "capitalistas sem capital", "oprimidos que defendem seus próprios opressores", etc.

    Primeiro erro: para eles, todo mundo que não é "rico" (multimilionário ou mesmo bilionário) é "pobre";

    Segundo erro: não sabem o que realmente é "capital" (e não querem saber), pensam que somente "ricos" são ou podem ser "capitalistas" e que "capital" seriam apenas máquinas caríssimas, grandes propriedades e assim por diante;

    Terceiro erro: não entendem (e não querem entender) que o que impede os "pobres" de terem ou usarem capital (o que não requer ser "rico") é o próprio Estado;

    Quarto erro: pregam a "igualdade" e dizem se importar com os "pobres", mas na verdade se consideram superiores aos "pobres" e donos deles: "O que? Eu [Ser Superior] estou tentando lhe salvar do capitalismo malvadão e lhe levar ao paraíso socialista, mas você [Ser Inferior, ingrato e irracional], me trai tomando o lado dos "capitalistas"? Como ousa?"

    * * *
  • Nilmar Cavalari Coelho  14/05/2021 18:36
    POBRE DE DIREITA É IGUAL CACHORRO DE RICO: vive latindo para defender a mansão , MAS DORME DO LADO DE FORA
  • Bernardo  14/05/2021 18:58
    Tradução para o que você falou:

    "Pobres são imbecis e não sabem o que é melhor para eles. Só eu sei. E o que é melhor para eles é incorporarem a minha moralidade e vivarem ladrões. Pronto, resolvido".

    É impressionante o desdém da esquerda pelos pobres. Se eles não lhe obedecem, tornam-se os seres mais desprezíveis do planeta (e os bandidos, os mais amados).
  • Revoltado  14/05/2021 19:24
    É impressionante o desdém da esquerda pelos pobres. Se eles não lhe obedecem, tornam-se os seres mais desprezíveis do planeta (e os bandidos, os mais amados).

    ===Na verdade, não são apenas os pobres que a Esquerda julga-se detentora mental e espiritual. Fazem o mesmo com as demais minorias. Se um negro, uma mulher, uma pessoa trans, ou homossexual/bissexual declarar-se a favor de pautas mais à direita ou mesmo libertárias, receberá o mesmo desprezo (ou até mais) que meramente ter recursos escassos à disposição. Vide expressões como "capitão-do-mato", "fulana [não feminista] merece ser estuprada pra aprender...", "homofobia/transfobia internalizada" e etc.
  • Eduardo  14/05/2021 20:18
    Exato. Experimente ser um negro ou uma mulher de direita para você ver o que é realmente o "amor" da esquerda. Comparado a isso, um pobre de direita é até bem tratado.
  • Revoltado  14/05/2021 20:30
    Eduardo,

    Eu diria que a melhor forma de fazer um esquerdista PSOL século XXI tornar-se "esquerda raíz PCdoB da década de 1970" é alguém do grupo de minoria identitária rejeitar alguma canhotice. (risos)
  • Vladimir  14/05/2021 18:59
    Por favor, siga repetindo isso até as eleições de 2022. Mas fale isso diretamente para os pobres. Terá um efeito-rebote sensacional. Vamos lá, coragem.
  • Gustavo  14/05/2021 23:39
    Caramba...Eu não esperava ver tanto "bolsopetista" aqui...Lamentável...Aonde estão os libertários? Bom...Se ainda existem libertários aqui, eu gostaria de fazer duas perguntas pra eles:
    1) Como alcançar o ideal libertário (o "ancapistão")?
    2) Por que a via política não pode ser uma resposta a pergunta número 1?
  • Elias  15/05/2021 00:53
    Ué, pela sua postura arrogante, irônica e desdenhosa, eu jurava que você era o papa do anarcocapitalismo, o dono de todas as respostas sobre a doutrina (sim, pois apenas um ser dotado de todas as respostas pode ter tal postura de ironizar os "impuros" e "não-seguidores").

    E, no entanto, você não sabe nem sequer o básico do básico?
  • Gustavo  15/05/2021 01:59
    "E, no entanto, você não sabe nem sequer o básico do básico?"

    É mesmo é...e como você descobriu? (<= sarcasmo, kkkkk...!)

    Não...eu não sou um ignorante no assunto. Se você não é capaz de responder as minhas perguntas, então por favor...Não atrapalhe...
  • Revoltado  18/05/2021 19:20
    Caramba...Eu não esperava ver tanto "lulopetista" aqui...Lamentável...Aonde estão os libertários?
  • Marco Salvati  15/05/2021 18:23
    Para os ideólogos da esquerda o pobre, melhor dizendo uma certa massa crítica de pobres, em economia de escala, é a matéria prima para suas fabricações. Quem esperaria deles a eradição da pobreza !? Por isso o Brasil é o Eldorado da esquerda socialista, uma 'congregação de pobres" como dizia L.dos santos Vilhena. Claro que não queiram abrir mão de sua fonte de insumo para construção e continuação de seus próprios privilégios de oligarquia de burocratas. Mas não contaram com o fato de que essa 'congregação de pobres' tem uma riqueza que pais nenhum no mundo tem. Uma genética liberal de direita e conservadora. Uma pecualiaridade que fará fracassar todo desenho bolivariano e populista no Brasil, inclusive o dos bolsonaristas que afinal são uma forma evoluida e mascarada do velho socialismo populista, um pouco no estilo Mussolini, mas com infinitamente menos genialidade.
  • Johannes  16/05/2021 22:07
    Depois de a pandemia ter deixado mais do que claro que o livre mercado não tem a mais mínima condição de lidar com problemas sérios do mundo real, vocês pensam em incorporar elementos de outras filosofias mais sólidas ou até mesmo de abandonar a ideologia liberal?
  • Kepler  17/05/2021 12:52
    Lógica sensacionalmente genial. Políticos e burocratas simplesmente proibiram as pessoas de trabalhar e empreender, e ainda jogaram na cadeia aqueles que desobedecessem. Os mercados — ou seja, a livre interação entre indivíduos, consumidores, produtores e investidores — foram proibidos de funcionar por decreto dos governos, decretos estes impingidos pelo cassetete policial.

    Aí o cara vem e diz que isso prova que os mercados fracassaram.

    Com gente assim habitando a terra, é de se estranhar que Lula volte?
  • Johannes  17/05/2021 14:51
    Vamos lá, vamos construir o raciocínio:

    Premissa/Fato 1: Há no momento uma pandemia acontecendo, que está matando muita gente;

    Premissa/Fato 2: Para frear a pandemia e salvar vidas, são necessárias ações que são prejudiciais financeiramente no curto prazo;

    Premissa/Fato 3: O setor privado não adota voluntariamente medidas que lhe são sabidamente prejudiciais financeiramente;

    Conclusão 1: Visto que ao setor privado não interessa implementar tais medidas, e que as mesmas porém são necessárias, é necessário que uma força externa obrigue o setor privado a adotar tais medidas.

    Premissa/Fato 4: Visto que em um livre mercado o setor privado não deve obediência à ninguém, tal força externa não existiria;

    Conclusão 2: O livre mercado não tem nenhuma capacidade real de lidar com eventos como uma pandemia.

    Premissa/Fato 5: Em um mercado regulado tal força externa existe, na forma do estado;

    Conclusão 3: Em um mercado genuinamente regulado (Diferente do que ocorre hoje no Brasil) as medidas de combate à pandemia seriam implementadas, preservando vidas e gerando benefício econômico de médio e longo prazo.

    Conclusão final: Visto que no livre mercado as medidas não seriam implementadas, muita gente morreria e isso traria grandes danos econômicos de médio e longo prazo, podemos afirmar que o livre mercado é capaz de calcular somente no curto prazo, não sendo capaz de se regular automaticamente além disso. Já em um mercado regulado, o cálculo passa a ser de médio e longo prazo, o que é a solução ótima para um problema como a pandemia.

    Visto que as premissas 1, 2 e 3 são verdadeiras, a conclusão 1 que é diretamente derivada destas também é verdadeira. A premissa 4 é verdadeira o que torna a conclusão 2 também verdadeira, assim como para a premissa 5 e a conclusão 3. Por último, conforme provado acima as conclusões 1, 2 e 3 são verdadeiras, o que valida a conclusão final.

    É isso, expliquei da forma mais simples que eu consegui.
  • Fabrício  17/05/2021 18:07
    Suas premissas 2 e 3 estão empiricamente erradas, e você deveria se informar melhor. Vide os países nórdicos.

    Os dados mostram que as políticas da Dinamarca, da Finlândia e da Noruega foram ainda menos restritivas que as da Suécia.

    Sim, desde junho de 2020, Finlândia e Noruega, passaram a adotar políticas menos restritivas que as da Suécia.

    O site "Our World in Data" mostra o índice de rigor ("stringency index") adotado pelos governos. Quanto maior o número, maior o rigor. Finlândia, Dinamarca e Noruega têm números mais baixos que os da Suécia, o que significa que seus governos foram ainda menos rigorosos.

    Não discuta comigo. Discuta com a fonte.

    ourworldindata.org/grapher/covid-stringency-index?time=2021-05-12

    Nenhum país impôs o uso de máscaras, e os finlandeses dizem que para eles a vida nem mudou muito".
    www.euractiv.com/section/languages-culture/news/finland-europes-quiet-success-in-covid-19-fight/

    De novo: não discuta comigo; vá discutir com os finlandeses.

    A economia deles é a que menos sofreu, assim como a que teve o menor número de mortes. Não é à toa que esses países simplesmente sumiram da mídia.

    How Finland and Norway Proved Sweden's Approach to COVID-19 Works

    Aliás, estados americanos que não fizeram lockdown, como Texas, Flórida e Dakota do Sul, tiveram menos mortes (e muito menos devastação econômica) que estados compulsoriamente fechados, como Califórnia e Nova York.

    Tenta de novo.
  • Mauro Lopes  17/05/2021 18:13
    Curioso, Johannes. Do meu ponto de vista, se tem algo que ficou claríssimo nesta pandemia é que jamais devemos deixar políticos e burocratas terem poder sobre a vida das pessoas. Isso sim é devastador.

    A pandemia deixou mais do que claro que o estado não tem a mais mínima condição de lidar com problemas sérios do mundo real.

    Sendo assim, pergunto: você pensa em incorporar elementos de outras filosofias mais sólidas em seu ideário ou até mesmo abandonar completamente seu tesao por políticos? Ou vai continuar defendendo algo que é um rematado fracasso?
  • Joao Paulo  17/05/2021 22:47
    Então, meu caro. Só é possível salvar a Premissa 1.

    As premissas 2 e 3 já foram muito bem refutadas pelo Fabrício.

    Premissa 4: num livre mercado genuíno (algo que infelizmente nunca teremos, ainda mais aqui no Brasil), o setor privado deve obedecer à vontade do consumidor. E isso é uma força e tanto, capaz de guiar toda a economia.

    Premissa 5: se o Estado é o único capaz de lidar com uma pandemia, por que houve tantas mortes em Nova York, na Califórnia, na Argentina, no estado de SP, em Araraquara etc.? De onde veio essa ideia que o governo sabe controlar uma pandemia? Do Imperial College of London?

    Acredito que você esqueceu da Premissa 6: Bolsonaro é bozo, miliciano, genocida, queimador de florestas e fascista (ou seja, de extrema direita). Conclusão da Premissa 6: o Bozo deve ser "impichado".
  • Revoltado  18/05/2021 19:17
    Nenhum um pouco, meu caro!

    Os mesmos que bostejam sem perceber as nuances do que se passa desde 2020 não apenas ignoram o papel nocivo que governadores e prefeitos (um certo Bruno Covas brevemente será canonizado para alguns), como declaram votar no Apedeuta em 2022. Infelizmente deveremos fazer preces para parecermos com a Argentina, pois o fantasma venezuelano nos assombrará por um bom tempo!
  • Bluepil  17/05/2021 16:08
    Nos últimos tempos vem surgindo um monte de alienados da mainstream bostejando coisas sem sentido por aqui, será que á esquerda percebeu á existência desse site, e começou á divulgar para seus fanáticos virem falar qualquer merda que vem em suas cabeças por aqui? Pois sempre repetem á mesma coisa igual papagaios.

    Antigamente, pelo menos os oposicionistas dá Escola austriaca surgiam com argumentos, mesmo sendo compostos majoritamente por sentimentalismo, e não lógica, mas gente como esse Johannes nem argumentos sequer utilizam, simplesmente distorcem fatos e inventam uma narrativa qualquer para denegrir seus oponentes, e depois finalizam por meio de xingamentos e rebaixamentos morais, comentários de gente assim nem deveria ser permitidas nesse site, pois se fosse para refutar falácias assim, eu estaria navegando em redes sociais, não nesse instituto.
  • Aprendiz de EA  16/05/2021 22:34
    Pessoal, visto que a previdência brasileira está cada vez mais coberta de moscas, chegou a hora de eu investir pesado na minha aposentadoria, pois bem:

    -> Há títulos do tesouro no momento pagando o IPCA + 4,2% ao ano, é seguro entrar nisso? Pergunto pois com o orçamento caótico do governo e o puteiro de favela que Brasília está no momento, não corremos o risco de o estado nos próximos anos decidir calotear tais títulos ou mesmo sair confiscando ou taxando com o lindo mantra de "combater o rentismo"? Ou será que os burocratas lembrarão que dependem desse dinheiro pra manter a máquina de pé?

    -> Há também CDB's que estão pagando 137% do CDI, vale à pena? Ou a inflação ainda assim comeria os rendimentos?

    -> O que me dizem de comprar ouro, seria bom? Se sim, ouro físico, PaxGold, ou alguma outra opção?

    -> Que tal criptomoedas? O bitcoin à princípio me parece interessante pelo menos para o médio prazo, mas fico um pouco com o pé atrás dado as recentes ofensivas de governos contra a mesma.

    -> E quanto à comprar ações para receber dividendos? Vale à pena? Se sim, quais ações vocês me recomendariam?

    Enfim, qual combinação destas e/ou outras opções vocês me indicariam?

    Muito obrigado!
  • Bob Fields  17/05/2021 17:36
    Coisas que me agradam no momento e talvez te interessem:

    - Bitcoin
    - Fundo de Small Caps (ex: Trígono)
    - Prata
    - Urânio
  • Joao Paulo  17/05/2021 22:56
    Ouro não?
  • Bob Fields  18/05/2021 12:32
    De fato, é de se ter também... (eu mesmo tenho)
    Mas não deixaria de diversificar, de forma alguma, com um tanto de prata e de BTC.

    É um achismo meu, mas penso que, se o Bitcoin se firmar como reserva de valor, inevitavelmente vai absorver boa parte da apreciação do ouro.
    A verdade é que não tem como saber.. Btc pode não se tornar nada, ou pode até virar meio de troca e unidade de conta, é imprevisível. (por que não sonhar? kk)

    Agora, algo que me parece ter uma péssima relação de risco-retorno hoje, visando longo prazo, é a renda fixa.

  • Sadib  18/05/2021 18:38
    "Há títulos do tesouro no momento pagando o IPCA + 4,2% ao ano, é seguro entrar nisso?"

    Risco de calote per se é quase impossível, pois quando algum governo não paga suas dívidas, ele perde por décadas a credibilidade e não encontra mais pessoas dispostas a financiá-los.

    O grande risco é a inflação continuar a subir, o que fará que o preço dos títulos continue a cair (como vem ocorrendo nos últimos meses).

    Você acredita que a inflação continuará a subir no Brasil nos próximos 1-2 anos? Se sim, fique longe desses títulos, pois mesmo com o rendimento garantido de IPCA + 4,2% até o vencimento, você verá seu investimento perder valor no curto-médio prazo.
  • Nilton Cavenaghi  15/06/2021 10:37
    Bravo.
    Pondé tem um vídeo no YouTube intitulado "Pobre de Direita" vale a pena assistir.
  • Revoltado  15/06/2021 19:46
    Reforço tua recomendação, amigo! Posso corroborar quão bom é.

    Ontem mesmo assisti um outro vídeo interessante, só que do canal Visão Libertária, em que fala sobre a Abigail Disney, herdeira do anônimo chamado Walter Disney. A donzela representa a típica "esquerda culpada por ter nascido em berço de ouro"e sua pseudo-comiseração por quem não teve o mesmo privilégio. Ei-lo abaixo:

    www.youtube.com/watch?v=_omg9zLCAbw
  • Emerson Luis  23/01/2022 20:54
  • Felipe  14/01/2022 14:22
    O Douglas Garcia é um deputado que está me surpreendendo. Enquanto muita gente do NOVO não fala contra a ditadura sanitária, ele faz justamente o contrário.

    Na Flórida, um condado tentou obrigar vacinação para o funcionalismo (e demitiu funcionários estatais por falta de comprovante) e o Ron DeSantis mandou uma multa milionária para o condado que fez isso, obrigando-o a recontratar os funcionários.

    Aqui no Brasil, eu sei que o governo de Rondônia proibiu o passaporte sanitário.
  • anônimo  16/09/2022 19:31
    O problema que até o partido dele está enfurecido, sabe que atinge tanto Tarcísio de Freitas (para o governo de SP) e Bolsonaro.


    www.cnnbrasil.com.br/politica/mpf-pede-que-douglas-garcia-se-manifeste-em-cinco-dias-sobre-agressao-a-vera-magalhaes/

    www.correiobraziliense.com.br/politica/2022/09/5036687-douglas-garcia-pede-desculpas-a-tarcisio-mas-mantem-ataques-a-vera.html

    jovempan.com.br/noticias/politica/republicanos-vai-convocar-douglas-garcia-para-se-explicar-sobre-agressao-a-jornalista.html

    www.metropoles.com/entretenimento/televisao/video-comentarista-minimiza-agressao-a-vera-magalhaes-e-colega-rebate


  • Artista Estatizado  16/09/2022 21:41
    É revelador do estado de psicose coletiva que a nossa sociedade se encontra, quando simples perguntas acerca de contratos públicos em benefício de uma militante de redação são descritas como "agressões" ou "ataques".

    Pode até ter sido ineficiente do ponto de vista estratégico os questionamentos do parlamentar, mas usar essas palavras mostra que a linguagem e o raciocínio lógico morreram.
  • Felipe  16/09/2022 22:18
    Ele fez um papelão danado, o Peter Turguniev disse que ele até foi um infiltrado, o que eu tenho minhas dúvidas.

    O Tarcísio está certíssimo, tem que se afastar dessa, como é característico dele (de ser uma pessoa mais neutra). Serviu muito bem para prejudicar a candidatura dele, que pelo jeito é forte em SP.
  • Fabiano Guimaraes  15/09/2022 21:40
    Num país onde a esquerda é corrupta, que quase afundou a Petrobras ....E quer deixa sempre o pobre MAIS POBRE...

    É NATURAL MUDAR PARA A DIREITA !!!
  • Bolsonaro 2026  03/10/2022 22:03
    Leandro & Cia, a ONU discorda de vocês, vejam só hahaha

    noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2022/10/03/onu-brasil-tera-desaceleracao-abrupta-e-pib-baixo-em-2022-e-2023.htm
  • Victor  03/10/2022 23:11
    O que apenas comprova que os órgãos globalistas já deixaram de fazer análise há muito, e hoje se limitam a fazer torcida contra quem eles desgostam e a favor de quem gostam.
  • Blueberry  04/10/2022 00:47
    "Para 2023, a taxa de crescimento do Brasil de apenas 0,6% é muito inferior ao crescimento médio mundial de 2,2%."

    Sensacional. Os militantes da ONU já sabem com mais de um ano de antecedência qual será o crescimento do Brasil em 2023.

    E ainda dizem que o Brasil vai crescer 1,8% em 2022, no mesmo dia que o mercado (que sempre erra para pior) projeta um crescimento de 2,7%.

    Ou você é uma pessoa séria ou você leva relatório da ONU a sério.
  • Thiago   04/10/2022 04:35
    Se você é um planejador central (socialista) e define que um médico tenha que ganhar igual um pedreiro, um cabeleireiro, tais tipos de políticas também só podem ser mantidas pela violência e pela escravidão (já que se as pessoas forem livres sempre irão procurar seu próprio interesse)
  • Richard  04/10/2022 10:27
    Vocês acham que a vitória do Lula será realmente uma tragédia pro mercado financeiro? Considerando o safado do Henrique Meirelles, que, apesar de safado, tem lá o seu sutil, tímido, marginal cunho liberalista?
    Ao meu ver, a vitória do Lula é uma tragédia muito mais para a moralidade e inteligência brasileira do que de fato para a economia. O que acham?
  • Vladimir  04/10/2022 15:15
    Meirelles nunca foi anunciado. E ontem, no Roda Viva, o extrema-esquerda Guilherme Boulos não só deixou explícito que Meirelles foi usado apenas para "Lula ficar bem na foto", como ainda deixou claro que Alckmin foi escolhido por Lula apenas para ser usado como camisinha.
  • Bernardo  04/10/2022 15:23
    Mas serem usados como camisinha de petista é EXATAMENTE o que vários "liberaus" mais amam fazer.

    Eduardo Giannetti, por exemplo, até fura fila para chegar mais rápido na sua vez de ser encapado.
  • Paulo  05/10/2022 03:10
    Eu nunca gostei muito desses comentários mas vendo vários economistas liberais prudentes e sofisticados já declarando apoio ao Mula e ele nem mesmo se comprometendo com a agenda deles eu já fico imaginando que gostam de ser corno mesmo..
    As falas do mula, de quem está ao redor, não são nada boas. Mas juram que vai ter Meirelles.( que já negou tudo)..

    Sujeito fala em regulamentar a midia(a mídia já é regulamentada pelo cade. Leis que impedem propriedade cruzada) quer regular conteúdo. Vulgo, perseguir opositor.
    Mas o risco a democracia é o Bolsonaro..

  • Richard  05/10/2022 15:59
    Lula sem apoio do congresso mal conseguirá peidar sem o aval deles kkk
  • Revoltado  05/10/2022 18:10
    Se depender de nós, o cachaceiro nem terá chance de tropicar na rampa em Brasília!
  • Revoltado  05/10/2022 18:14
    Sujeito fala em regulamentar a midia(a mídia já é regulamentada pelo cade. Leis que impedem propriedade cruzada) quer regular conteúdo. Vulgo, perseguir opositor.
    Mas o risco a democracia é o Bolsonaro..

    =====Nem mesmo os jornalistas mainstream se preocupam com tais falas, dado que sabem que não serão atingidos pela mesma "regulamentação" uma semana depois. O máximo que poderia ocorrer, seria que o mais perspicazes percebessem que esse projeto lhes prejudicaria no médio ou longo prazo, em que o autoritarismo do cachaceiro se intensificaria.
  • Richard  06/10/2022 08:40
    Explique pra nós como que o Bolsonaro é uma ameaça à democracia? Vai chamar de fascista também? Kkk
    Nem sou lá o maior fã, mas dentre toda essa insanidade de vírus ele foi o único que defendeu as liberdades individuais.
  • Revoltado  06/10/2022 16:25
    Explique pra nós como que o Bolsonaro é uma ameaça à democracia? Vai chamar de fascista também? Kkk
    Nem sou lá o maior fã, mas dentre toda essa insanidade de vírus ele foi o único que defendeu as liberdades individuais.

    ====O mais recente chilique com ele é agora o surgimento de um vídeo de cinco, seis anos atrás, em que o mesmo discursa em uma loja maçônica, pois, afinal, promover a carreira política perante membros de uma sociedade um tanto antiga é mais escandaloso do que prometer restrições à liberdade com palavras eufêmicas e aplicar as medidas que tem tornado a Argentina economicamente o desastre visível até a um cego.
  • Richard  06/10/2022 21:12
    Até onde eu percebi o chilique é dos petistas e não dele.
  • Wagner Pires  04/10/2022 12:58
    Pessoal, começaram a chegar os navios com óleo díesel da Rússia, fato que vai derrubar o preço do combustível aqui em nosso país. Alguém sabe dizer em qual moeda está sendo comercializado com a Rússia esse combustível?
  • Trader  04/10/2022 14:18
    A tendência é que sim, pressione os preços para baixo. A encrenca, no entanto, é que o diesel está subindo forte no mercado internacional, pois a OPEP anunciou que vai cortar a produção de petróleo em 1 milhão de barris por dia.

    Logo, quem já vende aqui terá de aumentar os preços. Consequentemente, quem comprou petróleo russo barato não terá uma concorrência que os force a vender barato (se o seu concorrente passa a vender mais caro e ele é majoritário no mercado, então sua "necessidade" de vender muito mais barato diminui).

    Em suma, o preço pode até cair, mas será pouco.

    A moeda transacionada suponha que tenha sido o dólar.
  • Wagner Pires  04/10/2022 14:33
    Ok, obrigado!
  • Tuteu  04/10/2022 16:21
    Como seria esse arranjo em dólar se o BC russo está impossibilitado de utilizar as reservas?
  • anônimo  05/10/2022 20:50
    Boa pergunta. Ainda está de pé aquele sequestro aos recursos em dólares de titularidade russa?
  • Trader  05/10/2022 23:45
    Dez bancos russos foram banidos do SWIFT, mas eles ainda conseguem transacionar no mercado internacional normalmente. Apenas é um procedimento mais caro e que envolve mais confiança (depende de telefone e fax).

    www.consilium.europa.eu/en/policies/sanctions/restrictive-measures-against-russia-over-ukraine/sanctions-against-russia-explained/#banking
  • ANTONIO ALBERTO REIS JUNIOR  04/10/2022 19:05
    Rapaz! Que texto maravilhoso. Aprendi muito. Agora eu entendi porque conheço algumas pessoas rejeitaram se cadastrar no auxílio Brasil. Eu não entendi as razões dessa pessoa, mas ela me falou muita coisa que está escrita aqui. Ele preferiu continuar unicamente com o que ganha com uma barraca de frutas na feira. E pelo que percebi...é a banca que mais vende. Ele conversa muito com os clientes sobre o que ele pensa e conversamos muito sobre o tema que é tratado neste texto.
  • STM  04/10/2022 21:29
    Boulos entregou a paçoca ontem no Roda Viva. Se algum limpinho acredita que Lula virá como em 2002, está redondamente enganado.
  • Flow  05/10/2022 11:35
    O que boulos disse?
  • Bruno Souza  05/10/2022 14:28
    Aqui:



    Em dois minutos, ele confessou que Alckmin foi só uma risca que jogaram para pegar otários e que Meirelles não terá absolutamente nenhuma participação em um eventual governo Lula (o qual, felizmente, não ocorrerá).
  • Bolsonaro 2026  05/10/2022 01:05
    Leandro, porque o Credit Suisse esta assim? Quem é o culpado?
  • Leandro  05/10/2022 14:53
    O banco levou ferro da Greensill (financeira que emprestava para empresas voltadas para cadeia de suprimentos, dilapidada pela Covid-19) e depois levou calote do megafundo de investimentos Archegos (um family office de um picareta sul-coreano), e teve de ir ao mercado à procura de capital.

    Isso disparou a desconfiança dos investidores, que começaram a vender ações.

    Em simultâneo, houve uma série de escândalos envolvendo vários CEOs seguidos do banco, o que aumentou ainda mais a desconfiança do mercado.

    Para completar, o aumento de juros ao redor do mundo, que encareceu o capital e jogou vários mercados financeiros em turbulência, foi a tampa do caixão.
  • Felipe  05/10/2022 18:26
    Será que teremos um outro Lehman Brothers?
  • Angelo Viacava  05/10/2022 19:30
    A esquerda perdeu a narrativa, contentou-se em ficar com o poder a qualquer custo. Custo para o povo, claro.
  • Anomino  06/10/2022 19:22
    Acho engraçado o pessoal descendo o pau no candidato de esquerda, como se o atual presidente fosse um defensor da pauta liberal.. só rindo
  • anônimo  06/10/2022 23:41
    O crescimento desse ano venho do corte de impostos e redução de custos..
    Ano que vem ja ta prometendo subir impostos
    www.moneytimes.com.br/bolsonaro-volta-a-defender-taxacao-de-dividendos-para-bancar-auxilio-brasil-veja-o-que-e-proposto/
    Ou seja. Pega os EUA em recessão e o Brasil subindo imposto, e você tem mais alguns anos na mediocridade.. Esse governo é isso ai.. Acerta 1 ano e erra 2..

    Acerta 2 coisa(saneamento, lei de lib economica), erra 4(moeda, impostos, populismo eleitoral, orçamento secreto)..

    Liberaismo à banania.. exatamente como deveriamos esperar que quem virou liberal aos 59:00 min do segundo tempo como o Bolsonaro..


    Melhor que o Lula provavelmente. Mas, ainda assim, não é uma boa ficarmos presos entre os dois se quisermos sair do buraco..

    Subir impostos seria mais uma quebra de promessa de campanha.. Uma bem forte alias. Destrói as expectativas do mercado e afeta investimento, afinal, nunca se sabe quando esse governo vai aumentar os custos da economia..

    Ai vc já pode desistir. Se a esquerda não ganhar essas eleições, ganha na próxima, porque vai ser mais 4 anos de crescimento mediocre
  • Prancher  07/10/2022 13:11
    Pior de tudo: economistas liberais mais competentes e reconhecidos do país estão do lado do loola. Arminio Fraga, Malan, pérsio Árida todos reconhecidamente liberais do lado do cara.
    Aí eu te pergunto: qual economista de peso e competente está do lado do Bolsonaro? O próprio Guedes dava aula na mesma faculdade dos citados mas é sabidamente muito inferior a eles.
    Enfim, será que tem algum economista bom e competente do lado do Bolsonaro?
    Isso me deixa com a pulga atrás da orelha
  • Samuel  07/10/2022 14:13
    Armínio Fraga foi o pior banqueiro central da era do real. Pior até que o Tombini. Sob sua gestão, o IPCA nunca ficou abaixo de 6%. E olha que o mundo era róseo à época.

    Ele também é gestor do fundo Gávea, que toma cacete do Ibovespa:

    ibb.co/JcCkfZN

    Seus sobrinhos, recentemente, quebraram um fundo de investimento e sumiram com bilhões dos investidores.

    oglobo.globo.com/blogs/capital/post/2022/10/fundo-de-sobrinhos-de-arminio-e-encerrado-apos-tombo-patrimonio-foi-zerado.ghtml

    Para coroar, o cidadão ainda conseguiu a façanha de apanhar para Guido Mantega — Guido Mantega! — num debate!



    Quando Aécio o anunciou como seu futuro ministro da Fazenda, suas intenções de voto desabaram.


    Pérsio Arida foi o mentor do Plano Cruzado. Sim, aquele que dizia que a solução para a hiperinflação era congelar preços e salários.

    O parceiro dele, André Lara Resende, despirocou ainda mais e é hoje defensor da Teoria Monetária Moderna.


    Malan é o único ok ali, mas ele é muito mais um (hábil) negociador político do que um economista de façanhas.


    Todos eles têm uma inveja doentia do Guedes, pois este, além de ser Ph.D. em Chicago (enquanto os outros são da PUC-RJ) e saber se comunicar claramente, nunca quebrou nenhum fundo de investimento e — pior dos pecados! — entregou reforma da previdência (mais robusta que qualquer uma que eles já tenham imaginado), crescimento econômico e queda do desemprego em um cenário completamente adverso.

    Nenhum deles tem isso no currículo.

    O único economista brasileiro que pode — pode! — fazer frente ao Guedes talvez seja Gustavo Franco, o verdadeiro criador do real.

    E só.
  • Prancher   07/10/2022 16:11
    Vamos separar as coisas.
    Os sobrinhos do arminio tem nada com ele, coitado.
    E Arminio teve posições profissionais de altíssimo nível. Todos os economistas citados tem muito mais carreira profissional e acadêmica que o Paulo Guedes e em posições muito mais relevantes. Paulo Guedes não tem um artigo acadêmico de relevo.

    Se esse é o melhor economista ao lado do Bolsonaro então estamos muito mal das pernas.
  • Samuel  07/10/2022 17:45
    Grandes m… ter "carreira acadêmica" e "publicação de artigos" (que ninguém lê).

    O mundo é dos que fazem, e não dos que falam.

    Aliás, citando o próprio FHC:

    "Se a pessoa não consegue produzir, coitado, vai ser professor."

    www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u7188.shtml

    Quem sabe faz. Quem não sabe vira professor de faculdade.


    P.S.: em tempo, quem seria o Ministro da Fazenda do Lula? Ele já anunciou? Não vi.
  • Rafael  11/10/2022 03:33
    Perceberam que TODOS OS ECONOMISTAS que previram o caos econômico do Brasil nos últimos 4 anos estão magicamente apoiando o Lula?

    Pode observar. Não falha. Armínio, Arida, Meirelles, Lara Resende, Serra… Todos previram o caos, todos foram humilhados pela realidade, e todos agora decidiram apoiar o Lula (talvez por acharem que no governo do bandido a economia irá finalmente vivenciar o esfacelamento que eles prefiram).

  • Felipe  07/10/2022 16:15
    O Leandro disse que o IPCA na época do Armínio Fraga ficou alto por causa dos preços administrados, que eram muito reajustados (ao passo que os livres ficaram mais comportados).

    Agora, de fato, eu considero o Armínio muito ruim, especialmente porque trabalhou no fundo de investimento do George Soros.
  • Robson Santos  11/10/2022 13:53
    Na minha modesta opinião, não faz frente, atropela!!
    Vasto conhecimento acadêmico e prático, alem de ter participado da maior mudança monetária da história. Porém, todo aquele processo foi bem "pirotécnico", há um artigo aqui explicando.

    Foi necessário frente a uma mentalidade estatista predominante para domar as feras e convencer o público de então?

    Eu acho que, pelas leituras de alguns artigos dele, a impressão que tenho é que ele tem uma posição pro estado e com admiração por Keynes, que ele faria tudo novamente quase da mesma maneira se o cenário for parecido, sempre enviesando a solução para uma imagem de um estatista forte e disciplinado, a impressão que tenho é que ele prefere o caos e ser o salvador da pátria inquestionável numa equipe que o adule.

    Até o momento não identifiquei uma opinião política dele do cenário eleitoral atual, sobre qual a preferência dele. Todos sabemos ele não é esquerdista. Dado seu histórico, seria natural que, ao lado de suas críticas a Bolsonaro, espinafrasse Lula como fazia sempre que era provocado. Mas talvez seja isso, como a esquerda de hoje já sabe que se provocá-lo toma uma surra intelectual e homérica, ninguém está mexendo com ele, e ele simplesmente só observa as reações de mercado, talvez dado sua posição atual mesmo, então basta ler seu recente texto opinando sobre a melhora geral na economia, uma opinião singela sem tecer maiores argumentos e principalmente sem mencionar a postura da oposição frente à esse cenário. Se tivesse sido dessa forma seria um artigo? Se o fez, foi muito sutil.
    Será simplesmente um tipo de texto voltado a mídia mainstream para se manter opinando na mídia mainstream ?
  • Trader  07/10/2022 14:17
    Haha, comparar Guedes com o boçal do Fraga… Militante infiltrado perdeu completamente a noção do ridículo…

    Fraga, que apoiou Marcelo Freixo, já disse várias vezes que não é liberal — já afirmou que estado mínimo é coisa de destrambelhado — e durante sua gestão à frente do Banco Central — de março de 1999 a dezembro de 2002 — expandiu a base monetária em nada menos que 86%, dando substancial contribuição para o IGP-M de incríveis 25% em 2002. 

    Ele é apenas um pós-keynesiano enrustido.
  • Felipe  07/10/2022 16:23
    Depois de ver o Pondé falando que conservador vota em Lula, eu não fico surpreso com mais nada. Henrique Meirelles também já se empolgou e entrou no esquema de apoiar o Lula.

    A surpresa mesmo foi ver o Rodrigo Garcia ter declarado apoio ao Bolsonaro.
  • Leitor Antigo  07/10/2022 19:27
  • anônimo  07/10/2022 19:53
    Eu acho estranho como leitores do MIses não aprenderam como economista mainstream erram.. Já não tiveram o melhor exemplo da inflação de 2020? Essa gente que errou e mandou o mundo pra um processo inflacionário deveria se recolher e nunca mais aparecer em público, muito menos opinar política..

    Agora dizem que o crescimento desse ano é fruto de populismo (redução de imposto virou populismo, quero mais populismo então)..

    O Fiscal do próximo ano sim é populismo. Mas isso é mais culpa do desespero eleitoral do Bolsonaro do que do Guedes..

    Não acreditem nesses caras, eles gostam de ser cornos mansos.. O Lula vai vir com nova matriz economia e achar que isso é melhor que o Guedes é pura torcida politica e inveja
  • Richard  07/10/2022 08:46
    O que eu acho engraçado é as pessoas criar uma equivalência moral com o maior corrupto de todos os tempos com um presidente mediano pra ruim.
  • anônimo  07/10/2022 00:43
    Mas e o segundo turno?
  • Lauro M%C3%83%C2%BCller  08/10/2022 15:35
    Lula irá ganhar (de maneira licita ou n)
  • Pobre Mineiro  11/10/2022 03:03
    Mas e o segundo turno?

    Não estou otimista quanto ao segundo turno.
    O povo brasileiro no geral tem altíssima preferência temporal, por isso reelegerá o Lula.
    O povo quer é consumir como se não houvesse amanhã, só que desta vez não teremos o cenário externo favorável como da vez passada.

    Como já citado por outros anteriormente nessa seção de comentários, não pense que uma câmara e senado pró Bolsonaro será oposição ao Lula, se Lula ganhar ele dará um jeito de corromper todos aqueles "direitistas conservadores religiosos pró família". Lula tem um poder de corrupção inimaginável...

    Lula é como a Fenix, tem o poder de renascer das cinzas.
    E que renascida triunfal será essa desta vez.
    De presidiário condenado a presidente !. Que vergonha para o Brasil.

    A saída para o Brasil é o aeroporto, dê o seu jeito... Ao menos que você seja funça, velho, sem qualificação ou tenha muito a ganhar no novo arranjo, neste último caso já é desonestidade.

    De resto, estou na torcida pelo Bolsonaro ser reeleito mas não otimista quanto a isso.
  • Breno  11/10/2022 14:52
    Pessoal. Uma dúvida: O que vocês acham que o Lula fará no governo, em matéria econômica? Acham que ele fará algo contra o Agro, como proibir exportações?
  • Bernardo  11/10/2022 15:16
    Não é questão de "achar". Ele próprio já deixou explícito que irá fazer isso (restringir exportação e controlar preços dos alimentos e dos combustíveis).

    A Argentina fez o mesmo.

    Aliás, na Europa, que controlou preços dos combustíveis, a gasolina está acabando (vários vídeos no YouTube mostrando postos fechados na França).

    Além de tudo isso, também irá reativar o crédito barato concedido pelos bancos estatais, exatamente o que fez a Nova Matriz Econômica da Dilma.

    Será maravilhoso: crédito farto (expansão monetária) e controle de preços.
  • Thiago  11/10/2022 19:32
    Conheci o este site graças o fracasso da nova matriz econômica, quando isso der errado de novo os acessos do site devem explodir(se o 9 dedos não mandar fechar com sua regulação da mídia)
  • Imperion  11/10/2022 19:36
    Lula não tem o Palocci pra fechar a torneira dos gastos, nem um George Bucho pra fazer guerra e phoder com o dólar. Por isso, se ele ganhar, seu governo não será como o Lula 1, mas como o Lula 2, quando o Palocci saiu e o dólar começava a se recuperar com o governo do Osama.

    De cara, seu governo já foi dando errado e quando isso ocorreu, ele chutou o balde e deu início à sua expansão de gastos.

    Como todo mundo sabe, durante a fase de expansão, tudo parece uma maravilha e todo mundo acha que nunca vai acabar. Já sabemos a formula da matriz econômica: os juros altos freando a impressão de dinheiro e eles driblando com uma ordem trilionária para que o BB e a Caixa imprimam e emprestem a juros subsidiados, como política de governo.

    Lula não tem condições de governar, por isso seus primeiros atos já devem ser ressuscitar sua Nova Matriz Econômica: a ilusão de que é por causa dele que a economia bomba na expansão monetária vai iludir na medida certa quem ataca o Bolsonaro dizendo que a depressão petista foi fruto do golpe.

    Ele fará expansão monetária também porque quer agradar a todo custo. Sua posição politica atual não permite a ele esperar a economia reagir.
  • Breno  16/10/2022 21:14
    Acha que o Lula irá revogar a Lei de Responsabilidade Fiscal para fazer o Banco Central voltar a financiar diretamente o Tesouro? Ou, então, utilizar as Reservas Internacionais pra financiar obras públicas?
  • Paulo  17/10/2022 15:03
    Se depender da unicamp sim. Eles acreditam naquela groselha de ''inflação de custos'' e acham que tudo é estimular a demanda. Então é só imprimir infinitamente e dar uma congelada no preço da gasolina

    Por mais que a gente tenha instituições herdadas do Real elas podem ser corroídas com esse pessoal.. A pandemia já mostrou como é fácil abrir brecha no Brasil

    Chicago bem ou mal sabe que a oferta de dinheiro influencia
  • Imperion  17/10/2022 18:37
    Lula tentará, mas como não tem maioria, não passará. Então vai tentar imprimir via crédito do BB e Caixa. Vai se arriscar na pedalada fiscal.
  • Fabiana  02/11/2022 00:26
    Vai ter mais pobres endividados na realização do sonho da casa própria, e enquanto tiver ricos no país (porque estamos todos na beira do buraco) eles vão ter mais apartamentos para comprar em leilões.
    Se não tiver mais gente rica, não vai ter emprego, todos serão escravos do governo, todos serão igualmente pobres e o pobre ainda vai estar endividado. Viva a igualdade e a esquerda... que coisa. Lúci.fer adora ver a igualdade comendo no lixão.
  • AGB  12/10/2022 19:29
    Luiz Inacio não tem interesse em governar. Ele quer mulheres, puxa-sacos, caninha e viver sem trabalhar. Quem mandava no país era o trio José Dirceu, Luiz Dulci e Luis Gushiken. Mas com a dupla Antonio Palocci e Henrique Meirelles foi possível manter alguma sanidade no comando. Hoje não temos idéia de quem assumirá o governo.
  • Revoltado  13/10/2022 18:25
    Adoraria ser mais otimista quanto a isso, mas não dá para sentir tanto conforto quando ouvimos que tal ser deseja calar qualquer mídia que se oponha a ele.
  • Breno  14/10/2022 10:03
    Pessoal. Onde vocês recomendariam conseguir bitcoins e comprar ouro?
  • Felipe  15/10/2022 20:58
    "Amoêdo declara voto em Lula no 2º turno"

    Nunca votei nele e agora eu tenho certeza que não irei votar em mais ninguém do NOVO (partido também pelo qual eu nunca votei em nenhum candidato), que afundou graças a ele e aos demais que se compactuaram com isso.

    Toda a argumentação dele se baseia naquele repeteco padrão Jornal Nacional.
  • Felipe  18/10/2022 01:40
    Ontem o Lula, quando perguntado do Daniel Ortega, simplesmente disse que comemorou o aniversário da Revolução Sandinista.

    Falando nisso, alguém pode me recomendar algum material sobre esse período e o que se deu depois? O que eu sei é que houve alguns anos de hiperinflação na década de 1980.
  • Revoltado  18/10/2022 14:33
    Felipe, o que o Nine Fingers fez foi responder indiretamente que sim, o apoia.
    Seria como alegar comemorar a Revolução Cubana e não enaltecer as figuras de Che, Fidel, Cienfuegos, etc, um "nonsense".
  • Breno  18/10/2022 16:33
    O que acham que acontecerá se o Lula reestatizar os setores de telefonia e eletricidade?
  • Bernardo  18/10/2022 17:57
    1) Lula não ganha a eleição.

    2) Se ganhar, chance zero de governar (Câmara e Senado são oposição).

    3) Se ele aloprar, é impeachment em três dias, e Alckmin assume (por que você acha que o Chuchu aceitou se rebaixar e se humilhar desta maneira? Ele está de olho no impeachment, e eu confesso que darei gargalhadas de ver petista gritando "é gópi!" mais uma vez).

    Relaxe. Isso não vai acontecer.
  • Lauro M%C3%83%C2%BCller  19/10/2022 11:38
    Ai é que voce se engana Bernardo.
    Ele tem chances reais de ganhar.
    Quanto a oposição és so ele encher eles com malas parecidas com as de Gedel vieira que ta tudo certo.

    Quanto ao Alckminé obvio que ele espera isso
  • Revoltado  19/10/2022 16:12
    Considerando o que vem ocorrendo no Brasil, em termos de censura, vejam no Canal Hipócritas seu último vídeo (de ontem):

    www.youtube.com/watch?v=_vFFeIgPDJY


    Sendo assim, meus votos é que Deus ouça o Bernardo e faça ouvidos de mercador ao Lauro.
  • Magno  19/10/2022 20:43
    Me considero Pobre e sou 80% de direita.
  • anônimo  25/10/2022 00:01
    Tendo em vista que Lula e Dilma do PT ficaram 14 anos governando o Brasil, não era para existir pobre, era para todos ter ficado ricos. Na verdade a fala de Lula é contraditória.
  • Nikus Janestus  25/10/2022 22:36
    A fala do Lula vem apartir de sua opinião conveniente em relação aos seus objetivos políticos de que, no governo passado dele, "O Brasil cresceu e os pobres faziam churrasco todo dia". É claro que Lula não está prometendo "riqueza", mas sim "pujança" para os pobres, e não é atoa que ele procura tomar conta do "auxílio Brasil" para tentar buscar trazer "picanha e churrasco todo dia para os pobres" e assim usufruir de apoio popular.

    Resumindo, Lula busca manter um governo conveniente para ele e com grande apoio popular. Não acho que ele vai implodir o Brasil como muitos dizem por aí, mas dependendo da sensatez do mesmo, o Brasil pode tanto ir diretamente em direção ao abismo, como pode ir para a situação que seu partido provocou no passado: Um Brasil instável e com diversas bolhas sendo geradas por programas de expansão monetária do govermo.

    Há também a possibilidade de que, talvez por causa do crescimento econômico atual possível por causa da sensatez dos governantes atuais, que optaram por desburocratizar a econômia, o Brasil acabe não indo imediatamente para baixo, e o Lula acabe não conseguindo fazer o que bem entender, e que a econômia até consiga se reerguer por um tempo depois de começar a cair novamente devido às medidas do governante petista, que serão eventualmente aprovadas, mas se tal ocorrerá no governo dele ou de seu sucessor, ainda veremos, até porque o resultado da eleição atual ainda não é claro...
  • Emilio  29/10/2022 00:54
    Em 522 anos somente um pobre ascendeu ao governo no pais redemocratizado. Claro, pobre não quer ser representado por um outro pobre, quer ter à sua frente algúem poderoso, melhor e muito mais forte que ele. Uma barata tem a utopia de de ser um dia uma chinela. Indios escravizados, abusados, quer perderam suas vidas, suas terras e dignidade. Quase 5 milhões de negros trazidos para serem escravos e gerar riqueza até usturdia; quase 800 mil negros jogados à uma tal liberdade com uma mão na frente e outra atrás. O povo pobre, brancos, negros e indios e suas misturas, hoje são os consumidores nesta sociedade de consumo que os reduziu à condição de peça essencial do sistema de produção de bens e serviços geradora de riquezas para ricos e poderosos. Escravos do século XXI, como os servos dos senhores feudais. Mas um pobre ascende de novo ao poder, e a classe dominante vai deixar isso barato?
  • Juliano  29/10/2022 13:26
    Estou curioso. Quem foi este pobre?

    Sarney, obviamente, não foi.

    Collor, muito menos.

    FHC também não.

    Lula, por sua vez, é o mais rico de todos. Só à Receita Federal ele deve R$ 12 milhões. Apenas dinheiro em banco ele tem R$ 8 milhões. Contando imóveis (inclusive aqueles que são "do meu amigo"), seu patrimônio chega a R$ 80 milhões.

    Dilma veio de família rica. Temer também.

    O único que é mais "pelejado" entre todos eles é o Bozo, mas que também é muito rico.

    Logo, a pergunta: quem foi o pobre?

    O único que sei que foi presidente e morreu realmente pobre foi o general João Batista Figueiredo, mas não creio que você esteja se referindo a ele.
  • anônimo  29/10/2022 16:50
    Pelo amor de Deus
    Estas pessoas que voltam 500 anos e falar de Indios, negros e acharem que se o mundo seria uma maravilha se não houvesse a descoberta da Ámerica por outros colonizadores, deveriam olhar as porcarias de paises na Afgrica e na própria América do Sul e latina que manteve o que eles defendem.

    Deveriam visitar cidades que mantém reservas indigenas e ver de perto o que é o sub mundo
  • Estado máximo, cidadão mínimo.  29/10/2022 18:37
    "Uma barata tem a utopia de de ser um dia uma chinela."

    "O povo pobre, brancos, negros e indios e suas misturas, hoje são os consumidores nesta sociedade de consumo que os reduziu à condição de peça essencial do sistema de produção de bens e serviços geradora de riquezas para ricos e poderosos."

    "Mas um pobre ascende de novo ao poder, e a classe dominante vai deixar isso barato?"

    Mais um amontoado de clichês mais batidos que saco de pancadas de boxeador aposentado. Nessas horas bate a saudade das histórias do capital imoral.
  • Revoltado  31/10/2022 15:51
    "Mas um pobre ascende de novo ao poder, e a classe dominante vai deixar isso barato?"

    Eis então o único exemplar de um pobre que viaja só de jatinho, não pode sequer adentar em uma padaria para pedir um croissant sem seguranças armadas e séquitos, além de discursar apenas às platéias adestradas. E dizer o quê da tal "classe dominante"? Um grupo composto por artistas elitistas, banqueiros e demais mentecaptos que abraçam pornograficamente essa agenda lacradora/woke, em conjunto com o globalismo? Au contraire, mon ami! É justamente tal categoria que festeja ainda mais que o bandido-mor está de volta! Os demônios no inferno devem sentir inveja da sociopatia desses animais imundos!
  • Raciocínio Racional  31/10/2022 19:52
    A verdade e que politico não deveria ter lado... ele está lá pela nação que eh tanto de esquerda quanto de direita... sendo mais claro, ele esta lá pra governar tanto para os pobres quanto para os ricos... o resto e palhaçada...


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.