clube   |   doar   |   idiomas
O que é o Liberalismo Clássico

A cada quatro anos, à medida que a eleição presidencial se aproxima, eu tenho o mesmo sonho: eu não sei ou não me importo em saber quem seja o presidente. Mais importante: eu não preciso saber, nem me preocupar com isso. Eu não tenho que votar ou prestar atenção em debates. Eu posso ignorar todas as propagandas políticas. Não existem riscos em jogo, seja para o meu país ou para minha família. Minha liberdade e minha propriedade estão tão asseguradas que, francamente, não faz diferença quem vença. Eu nem preciso saber seu nome.

Nesse meu devaneio, o presidente é apenas uma figura representativa, sem autoridade real; um símbolo, que é quase invisível para mim e para minha comunidade. Ele não tem a riqueza pública à sua disposição. Ele não administra ministérios reguladores. Ele não pode nos taxar, nem mandar nossos filhos para guerras no estrangeiro, nem dar subsídios aos ricos ou aos pobres, nem indicar juízes que irão retirar nosso direito à autonomia, nem controlar um banco central que inflaciona a oferta monetária e provoca os ciclos econômicos, e nem mudar as leis autoritariamente seja para agradar aos interesses especiais daqueles de quem ele gosta, seja para punir aqueles que o desagradam.

A Função do Presidente

Sua função é simplesmente supervisionar um governo minúsculo, virtualmente sem poder, exceto para arbitrar disputas entre estados, que são as principais unidades governamentais. Ele é o líder do estado, mas nunca o líder do governo. Sua posição, na verdade, é de constante subordinação aos funcionários ao redor dele e aos milhares de políticos em nível estadual e municipal. Ele adere às rigorosas regras da lei e está sempre ciente de que, no momento em que ele cometer uma transgressão e tentar expandir seu poder, será impedido e deposto como um criminoso.

Mas um impeachment não é algo provável, pois a sua simples ameaça basta para lembrar o presidente de qual é o seu lugar. Esse presidente é também um homem de caráter excepcional, bem respeitado pelas elites naturais da sociedade, uma pessoa cuja integridade é inquestionável e confiada por todos que o conhecem, uma pessoa que representa o melhor daquilo que o país é.

O presidente pode ser um herdeiro rico, um empresário de sucesso, um intelectual altamente preparado, ou um fazendeiro proeminente. Independente disso, seus poderes são mínimos. A sua equipe é minúscula, e está quase sempre ocupada com assuntos cerimoniais, como a assinatura de proclamações e o agendamento de encontros com outros chefes de estado.

A presidência não é uma posição a ser avidamente perseguida, mas, sim, concedida como honorária e temporária. Para garantir que isso ocorra, a pessoa escolhida para vice-presidente é o principal adversário político do presidente. O vice-presidente, portanto, serve como uma lembrança constante de que o presidente é eminentemente substituível. Dessa maneira, o cargo de vice-presidente é muito poderoso não em relação ao povo, mas para manter o executivo sob estrita vigilância.

Mas para pessoas como eu, que têm outras preocupações que não políticas, pouco importa quem seja o presidente. Ele e toda a sua equipe não afetam minha vida de maneira alguma. Sua autoridade é principalmente social, e deriva da respeitabilidade que ele tem perante as elites naturais da sociedade. Essa autoridade se perde tão facilmente quanto se ganha, portanto é improvável que ela seja abusada.

Esse homem é eleito indiretamente, sendo os membros dos colégios eleitorais escolhidos de acordo com critérios estaduais, com uma única ressalva: nenhum desses membros pode ser funcionário público federal. Nos estados que escolhem seus membros através do voto majoritário, não são todos os cidadão ou residentes que podem participar. Os que podem realmente votar, uma pequena porcentagem da população, são aqueles que verdadeiramente têm em mente os melhores interesses da sociedade. Esses indivíduos são aqueles que são donos de propriedades, chefes de famílias, e os realmente instruídos. Eles escolherão um homem cuja função é pensar somente na segurança, na estabilidade e na liberdade desse país.

O Governo Invisível

Aqueles que não votam e não ligam para política têm sua liberdade garantida. Eles não têm direitos especiais, contudo seus direitos à individualidade, à propriedade e à autonomia nunca são postos em dúvida. Por essa razão, e por todos os propósitos práticos, eles podem se esquecer do presidente e, consequentemente, do resto do governo federal. Não faz diferença se ele existe ou não. As pessoas não pagam impostos diretamente a ele. Ele não diz às pessoas como elas devem conduzir suas vidas. Ele não as manda para guerras, não controla suas escolas, não paga suas aposentadorias, e muito menos as emprega para espionar e extorquir seus concidadãos. O governo é praticamente invisível.

As controvérsias políticas que me envolvem tendem a ser em nível comunitário, municipal ou, no máximo, estadual. E isso ocorre para todos os assuntos, incluindo impostos, educação, crime, assistencialismo, e até imigração. A única exceção é a defesa geral da nação, embora o exército de prontidão seja bem pequeno e com várias milícias baseadas nos estados, em caso de necessidade. O presidente é o comandante-em-chefe das forças armadas federais, mas essa é uma posição secundária a menos que o congresso declare guerra. Essa função requer não mais do que garantir a impenetrabilidade das fronteiras por agressores estrangeiros, uma tarefa relativamente fácil considerando a nossa geografia e o oceano que nos separa daquele mundo velho e em incessante animosidade.

No meu sonho, há dois tipos de representantes públicos em Washington: membros da Câmara dos Deputados, um enorme corpo de políticos que cresce junto com a população, e um Senado eleito por legislaturas estaduais. A Câmara trabalha para manter o Senado federal sob controle, e o Senado trabalha para manter o executivo sob controle.

O poder legislativo sobre o público praticamente não existe. Os congressistas têm poucos incentivos para aumentar seu poder porque eles próprios são cidadãos reais. Meu deputado mora a menos de um quilômetro da minha casa. Ele é meu vizinho e meu amigo. Eu não conheço meu senador federal, e não preciso conhecer, porque ele se reporta aos legisladores estaduais que eu conheço.

Assim, no meu sonho, não há praticamente nada em jogo na próxima eleição presidencial. Não importa qual seja o resultado, eu mantenho minha liberdade e minha propriedade.

Extrema Descentralização

A política desse país é extremamente descentralizada, mas a população é unida por uma economia que é perfeitamente livre e por um sistema de comércio que permite às pessoas se associarem voluntariamente, inovarem, pouparem, e trabalharem baseando-se em benefícios mútuos. A economia não é controlada, estorvada ou mesmo influenciada por qualquer comando central.

As pessoas são permitidas de ficar com aquilo que ganham. A moeda que elas usam para comerciar é sólida, estável, e lastreada por ouro. Capitalistas podem abrir e fechar seus negócios à vontade. Trabalhadores são livres para aceitar qualquer trabalho que quiserem, sob qualquer salário e na idade que quiserem. Os negócios têm apenas dois objetivos: servir o consumidor e obter lucros.

Não existem controles trabalhistas, benefícios compulsórios, impostos sobre folhas de pagamento, ou outras regulamentações. Por essa razão, cada um se especializa naquilo em que é melhor, e as trocas pacíficas entre os empreendimentos voluntários causam crescentes ondas de prosperidade por todo o país.

O formato que a economia vai tomar -- seja agrícola, industrial, ou de alta tecnologia não interessa ao governo federal. Permite-se que o comércio aconteça livre e naturalmente, e todos compreendem que ele deve ser gerenciado por proprietários, não por funcionários públicos. O governo federal não poderia criar impostos quando quisesse, muito menos taxar a renda, e o comércio com nações estrangeiras seria competitivo e livre.

Se por algum motivo esse sistema de liberdade começar a se decompor, a minha própria comunidade o estado no qual eu moro tem uma opção: se separar do governo federal, formar um novo governo, e se juntar a outros estados nesse esforço. A constituição, como é do conhecimento pleno, permite a secessão. Essa foi parte da garantia requerida para tornar possível que o país fosse uma federação. E, de tempos em tempos, os estados ameaçam uma secessão, apenas como forma de mostrar ao governo federal quem está no comando.

Esse sistema reforça o fato de que o presidente não é o presidente do povo americano, muito menos seu comandante-em-chefe, mas meramente o presidente dos Estados Unidos. Ele serve apenas com sua permissão e somente como líder simbólico dessa união voluntária de comunidades políticas mais importantes. Esse presidente jamais poderia fazer pouco caso dos direitos dos estados, muito menos violá-los na prática, porque assim ele estaria traindo seu juramento e arriscando ser expelido do cargo.

Nessa sociedade sem administração central, uma vasta rede de associações privadas serve como a autoridade social dominante. Comunidades religiosas exercem vasta influência sobre a vida pública e privada, assim como o fazem também entidades civis e líderes comunitários de todos os tipos. Eles criam uma enorme miscelânea de associações e uma verdadeira diversidade na qual cada indivíduo e grupo encontra um lugar.

Essa combinação de descentralização política, liberdade econômica, livre comércio, e autonomia cria, dia após dia, a mais próspera, diversa, pacífica e justa sociedade que o mundo jamais conheceu.

Sem Utopia

Seria isso uma utopia? Na verdade, nada mais é do que o resultado da minha premissa inicial: que o presidente dos EUA é tão restringido que não é nem importante saber quem ele é. Isso significa uma sociedade livre que não é controlada por ninguém, exceto por seus membros em suas qualidades de cidadãos, pais, trabalhadores e empreendedores.

Como vocês já devem ter percebido, meu devaneio consiste naquilo que nosso sistema foi concebido para ser em cada detalhe. Ele foi criado pela Constituição dos EUA, ou, pelo menos, pelo sistema que a vasta maioria dos americanos acreditava que teria com a Constituição americana. Esta era a mais grandiosa e mais livre república do mundo, por mais irreconhecível que isso seja hoje.

Esse era o país onde as pessoas deveriam governar a si mesmo e a planejar sua própria economia, e não tê-la planejada por Washington, D.C. O presidente nunca se interessaria pelo bem-estar do povo americano porque o governo federal não teria voz nesse assunto. Isso seria deixado para as comunidades políticas populares decidirem.

Antes de a Constituição ser ratificada, havia alguns céticos chamados de anti-federalistas. Eles estavam insatisfeitos com qualquer movimento que se afastasse da extrema descentralização proposta pelos Artigos da Confederação. Para aplacar seus temores, e para garantir que o governo federal fosse mantido sob controle, os autores restringiram ainda mais seus poderes com a Declaração de Direitos (Bill of Rights). Essa lista não foi feita para restringir os direitos dos estados. Ela nem mesmo se aplicava a eles. Ela limitava ao máximo tudo aquilo que o governo central poderia fazer aos indivíduos e às suas comunidades.

Como Tocqueville havia observado a respeito da América, mesmo já nos idos de 1830, "em alguns países existe um poder que, mesmo que ele esteja em um grau externo ao corpo social, ainda assim é capaz de dirigi-lo e forçá-lo a se manter em uma certa conduta. Em outros, a força dominante está dividida, estando parcialmente dentro e parcialmente fora do grupo do povo. Mas nada desse tipo é observado nos EUA; lá, a sociedade governa a si própria e para si própria" e "raramente se encontra um indivíduo que se aventuraria a conceber, ou, menos ainda, expressar a idéia" de qualquer outro sistema.

Quanto à presidência, Tocqueville escreveu que, "o poder daquele ofício é temporário, limitado e subordinado" e "nenhum candidato foi ainda capaz de incitar o perigoso entusiasmo ou a simpatia passional do povo a seu favor, pela simples razão de que quando ele está na chefia do governo, ele tem pouco poder, pouca riqueza, e pouca glória para compartilhar com seus amigos; e sua influência no estado é muito pequena para que o sucesso ou a ruína de uma facção dependa de sua elevação ao poder".

Aquela América jamais teria tolerado uma atrocidade como o Americans With Disabilities Act — ADA (ato em prol dos americanos deficientes). Eis uma lei que governa o modo como cada prédio nos EUA deve ser estruturado. Ela tem um poder de veto sobre cada decisão de emprego no país. Ela ordena que as pessoas não levem em consideração as habilidades das outras pessoas nas relações econômicas diárias. Tudo isso é impingido arbitrariamente por um exército de burocratas permanente trabalhando conjuntamente com advogados que se enriquecem rapidamente se souberem manipular o sistema.

A ADA é meramente um exemplo, dentre dezenas de milhares, que teria sido considerado pavoroso e, de fato, inimaginável, pelos autores. Não é porque eles não gostassem de pessoas deficientes ou que pensassem que as pessoas devessem ser discriminadas a favor ou contra. É porque eles se apegaram a uma filosofia de governo e de vida pública que excluía até mesmo a possibilidade de tal lei. Essa filosofia era chamada de liberalismo. 

Liberalismo

Nos séculos XVIII e XIX, o termo liberalismo geralmente se referia a uma filosofia de vida pública que afirmava o seguinte princípio: sociedades e todas as suas partes não necessitam de um controle central administrador porque as sociedades normalmente se administram através da interação voluntária de seus membros para seus benefícios mútuos. Hoje não podemos chamar de liberalismo essa filosofia porque esse termo foi apropriado por democratas totalitários. Em uma tentativa de recuperar essa filosofia ainda em nosso tempo, damos a ela um novo nome: liberalismo clássico.

Liberalismo clássico significa uma sociedade na qual meu sonho é uma realidade. Não precisamos saber o nome do presidente. O resultado das eleições é altamente irrelevante porque a sociedade é regida por leis e não por homens. Não tememos o governo porque ele não nos tira nada, não nos dá nada, e nos deixa em paz para moldarmos nossas vidas, comunidades e futuros.

Essa visão do governo e da vida pública foi destruída em nosso século e em quase todos os países do mundo. No nosso caso, o presidente dos EUA não é apenas extremamente poderoso, especialmente se levarmos em conta todas as agências executivas que ele controla; ele é provavelmente o homem mais poderoso da terra excetuando-se, é claro, o presidente do conselho do Federal Reserve. (O presidente do Banco Central).

Há um mito popular nesse país de que o cargo de presidente santifica o homem. Apesar de toda a intimidação e severidade com a qual Richard Nixon foi tratado durante sua presidência, e da humilhação de sua renúncia, os testemunhos e tributos em seu funeral falavam de um homem que havia ascendido a um status divino, como algum imperador romano. Mesmo com todos os problemas de Clinton, não tenho dúvidas de que ele teria sido tratado da mesma maneira. Esse processo de santificação se aplica até mesmo a nomeados para cargos públicos: Ron Brown, um corrupto "solucionador de problemas", ascendeu a um status divino apesar do fato de que seus problemas legais estavam prontos para varrê-lo pra cadeia.

Anti-Governo?

Claro, meus comentários podem ser denunciados como anti-governo. Dizem-nos diariamente que as pessoas que são anti-governo são uma ameaça pública. Mas, como Jefferson escreveu nas Resoluções de Kentucky (Kentucky Resolutions), um governo livre é fundamentado na desconfiança, e não na confiança. "Em questões de poder, portanto, não mais deixemos que se ouça sobre confiança no homem, mas retenha-o da injúria usando as correntes da Constituição". Ou como Madison disse no Federalist, "Todos os homens que têm poder devem ser desconfiados até um certo grau". Podemos adicionar dizendo que qualquer governo que empregue três milhões de pessoas, a maioria delas armadas até os dentes, deve ser desconfiado até um enorme grau. Essa é uma atitude cultivada pela mente liberal-clássica, que premia e incentiva a liberdade dos indivíduos e das comunidades para controlarem suas próprias vidas.

Poderíamos multiplicar infinitamente as declarações "anti-governo" feitas pelos autores. Eles tiveram que explicar nos mínimos detalhes a sua teoria a respeito dos negócios públicos a teoria do liberalismo clássico porque em meados e fins do século XVIII essa teoria estava sob fogo cerrado, sendo atacada por um novo tipo de absolutismo, e Rousseau era seu profeta. Em sua visão, um governo democrático incorporava a vontade geral do povo, essa vontade era sempre certa, e, assim, o governo deveria ter poder centralizado e absoluto sobre uma nação-estado militarizada, unificada e igualitária.

O século XX foi o século de Rousseau. E com a ajuda das doutrinas estatistas de Marx e Keynes este foi também o mais sanguinário dos séculos da história humana. A idéia de governo que esses autores tinham era exatamente oposta à do pensamento liberal-clássico. Eles alegam que a sociedade não pode governar a si mesma; ao invés da vontade geral, os interesses do proletariado ou os planos econômicos das pessoas precisam ser organizados e incorporados na nação e naqueles que a controlam. Essa é uma visão de governo que os autores corretamente viram como despótica, e tentaram impedir que criassem raízes por aqui.

É óbvio, eles não obtiveram um sucesso completo. Dois séculos de guerras, crises econômicas, emendas constitucionais despropositadas, usurpações feitas pelo executivo, rendição do congresso, e imperialismo judicial suscitaram uma forma de governo que é exatamente o contrário da imaginada pelos autores, e oposta ao liberalismo clássico. A habilidade do governo federal, com o presidente como seu chefe principal, de taxar, regulamentar, controlar e dominar completamente a vida nacional está praticamente sem limite nos dias atuais.

O Presidente Não-Liberal

Quando a constituição foi escrita, Washington, D.C, era um pantanoso pasto para vacas com apenas algumas construções, e a sociedade americana era a mais livre do mundo. Hoje, a área metropolitana de D.C é a mais rica da face da terra porque é a sede do maior governo do mundo.

O governo dos EUA tem mais pessoas, recursos e poder à sua disposição do que qualquer outro. Ele regulamenta mais, e com maior fineza de detalhes, do que qualquer governo no planeta. Seu império militar é o mais vasto e de maior presença internacional da história do mundo. Sua carga tributária anual faz com que a produção total da velha União Soviética seja insignificante.

Quanto ao sistema federal, trata-se mais de um slogan do que de uma realidade. De tempos em tempos, ouvimos algo sobre retornar o poder aos estados ou banir ordens judiciárias infundadas. Bob Dole[1] diz carregar em seu bolso uma cópia da décima emenda[2]. Mas não leve sua retórica muito a sério. Os estados são meros anexos do poder nacional, em virtude dos mandados aos quais são submetidos, das propinas que aceitam, e dos programas que gerenciam.

O indivíduo, a família, e a comunidade as unidades essenciais da sociedade na era pré-estatista não só foram reduzidos a servos federais, tendo apenas a liberdade que o governo os permite ter, como também foram obrigados a agir como parte de uma ordem nacional coletivista que está por toda parte. Nenhuma grande figura política nacional propõe mudar isso.

Descontentamento Público

A realidade, no entanto, é que as pessoas não estão satisfeitas com esse arranjo. Durante a Guerra Fria, o público foi persuadido a ceder uma quantidade surpreendente de sua liberdade pelo bem da missão maior de afastar o comunismo. Antes disso, foi a Segunda Guerra Mundial, e antes foi a Depressão, e antes a Primeira Guerra Mundial. Pela e apenas segunda vez nesse século, vivemos na ausência de qualquer crise que o governo possa usar para suprimir os direitos que os autores quiseram garantir [3].

Como resultado, a opinião pública hoje é esmagadoramente a favor de reduções no poder governamental. Praticamente todo político desse país que vence uma eleição promete fazer algo a respeito. Isso vale para os dois maiores partidos. Este ano, tanto Clinton quanto Dole irão concorrer com programas que prometem, de um jeito ou de outro, reduzir o tamanho e o alcance do poder federal.

Se relembrarmos novembro de 1994, ouvimos naquela época uma das mais radicais retóricas anti-Washington vinda dos políticos desde 1776. Diferentemente da mídia, achei que isso foi uma coisa maravilhosa. Os resultados, no entanto, foram menos do que impressivos. Impostos e gastos estão maiores desde que os Republicanos conquistaram a maioria no Congresso. O orçamento para ajudas ao exterior está maior. O estado regulador está mais invasivo do que nunca. As peças centrais da agenda legislativa republicana incluindo os projetos de lei para a agricultura, adoção e áreas médicas expandem o tamanho do governo, ao invés de encolhê-lo.

Existem muitas razões para isso, sendo as principais a duplicidade da liderança do Congresso e o talento de seus aliados na imprensa conservadora, que dá a eles uma cobertura ideológica. Não obstante, os novatos que foram eleitos a quem a mídia descreve como agitadores políticos e ativistas ideológicos -- merecem parte da culpa, pois careceram de uma lógica filosófica consistente para se opor ao monstro que encontraram.

Considere por exemplo a questão do equilíbrio orçamentário. Todo político alega que quer um. Todos os novatos prometeram que votariam por um. Mas eles foram imediatamente ludibriados pela classe política. Quando eles quiseram cortar impostos, as elites se atiraram sobre eles dizendo que isso iria aumentar o déficit. Imediatamente, eles foram confrontados com um problema: como conciliar seu conservadorismo fiscal com seu desejo por menos impostos?

Essa confusão resulta de um erro intelectual. A prioridade é encolher o governo. Isso significa que os impostos devem ser cortados em todo e qualquer lugar. E liberais clássicos bem escolados sabem que os governos podem usar o embuste do equilíbrio orçamentário para se manter inchados e em expansão contínua. Sabemos que impostos maiores tipicamente não diminuem o déficit, e, mesmo que o fizessem, essa não seria uma maneira honrosa de proceder. O orçamento federal não é um orçamento doméstico em maior escala; ele é uma gigantesca extorsão redistributivista.

Esse fato suscita uma compreensão central da tradição intelectual liberal-clássica. O governo não tem nenhum poder ou recurso que antes não tenha tomado das pessoas. Ao contrário das empresas privadas, ele não pode produzir nada. O que quer que ele tenha, ele deve extrair da iniciativa privada. Embora isso tenha sido bem compreendido no século XVIII, bem como em grande parte do século XIX, tudo foi quase que totalmente esquecido no século do socialismo e do estatismo, do Nazismo, do Comunismo, do New Deal, do assistencialismo, e das guerras.

Lições Aprendidas

À medida que nos aproximamos do século XXI, quais as lições que aprendemos do século que fica? A mais importante refutação do socialismo veio de Ludwig von Mises, em 1922. Seu tratado chamado Socialismo afastou pessoas boas de doutrinas ruins, e jamais foi refutado por qualquer um dos milhares de marxistas e estatistas que o atacaram. Por causa desse livro, hoje ele é reverenciado como um profeta, mesmo por social-democratas vitalícios que passaram anos atacando e difamando-o.

Bem menos conhecido é um outro tratado que surgiu três anos depois. Era seu grande livro Liberalismo. Tendo já atacado por completo o estatismo, ele viu ser necessário explicar detalhadamente a alternativa. Foi o primeiro renascimento maciço do programa liberal-clássico em muitas décadas, dessa vez vindo do principal economista político do continente.

Em sua introdução, Mises observava que a versão do liberalismo dos séculos XVIII e XIX havia cometido um erro. Ela havia tentado falar não apenas de coisas materiais, mas também de assuntos espirituais. Tipicamente, os liberais haviam se posicionado contra a igreja, o que teve o desastroso efeito de influenciar e jogar a igreja contra o livre mercado e o livre comércio.

Para tentar evitar esse efeito polarizador, Mises deixou claro que o liberalismo "é uma doutrina que se dirige inteiramente ao comportamento dos homens nesse mundo. Ela não tem nada mais em vista que não a promoção do bem-estar material deles, e não se preocupa com suas necessidades interiores, espirituais e metafísicas".

É claro que a vida dos homens é mais importante do que comer, beber e obter avanços materiais. É por isso que o liberalismo não pretende ser uma teoria completamente desenvolvida sobre a vida. Assim, a teoria liberal não pode ser repreendida por teólogos e conservadores como sendo uma teoria puramente secular. Ela é secular apenas no sentido em que ela lida com assuntos que são próprios do mundo político, e nada mais. Não há nada no liberalismo de Mises que alguma pessoa religiosa deva contestar, desde que ela concorde que o avanço material da sociedade não é moralmente censurável.

Outra mudança que Mises fez na tradicional doutrina liberal foi vinculá-la diretamente à ordem econômica capitalista. Com bastante freqüência o liberalismo mais antigo oferecia uma magnífica defesa da liberdade de expressão e de imprensa, mas negligenciava a dimensão econômica, que é de total importância.

Esse vínculo direto que Mises fez entre o liberalismo e o capitalismo também ajudou a separar a posição liberal das outras formas fraudulentas que estavam emergindo na Europa e nas Américas. Esse falso liberalismo alegava que havia uma maneira de favorecer tanto a liberdade civil quanto o socialismo, assim como a ACLU[4] dizia ontem e hoje.

Mas como Mises argumentava, a liberdade é uma peça única. Se o governo é grande e poderoso o suficiente para aniquilar a liberdade de comércio, para inflacionar a moeda, ou para financiar serviços públicos maciços, não se precisa de muito mais para também se controlar a imprensa e todas as formas de expressão, e para se envolver em aventuras militares no estrangeiro.

Propriedade

Daí surge a mais famosa frase de Mises deste livro, a frase que alarmou e inspirou intelectuais por todo o mundo: "O programa do liberalismo", se "condensado em uma única palavra, seria: propriedade." Por propriedade, Mises se referia não apenas à propriedade privada em todos os níveis da sociedade, mas também ao controle da mesma por seus próprios proprietários.

Com essa única demanda, que a propriedade e seu controle sejam mantidos em mãos privadas, podemos ver como o estado deve necessariamente ser radicalmente limitado. Se o governo pode somente trabalhar com os recursos que ele toma de outros, e se todos os recursos pertencem e são controlados por entidades privadas, o governo está restringido.

Se a propriedade privada está segura, podemos contar com todos os outros aspectos da sociedade para sermos livres e prósperos. A sociedade não pode se administrar a si própria a menos que seus membros sejam donos da sua propriedade e controlem-na; inversamente, se a propriedade está nas mãos do estado, ele vai controlar a sociedade originando os resultados catastróficos que conhecemos tão bem.

Se os direitos de propriedades são estritamente protegidos, o estado não pode usar crises sociais para obter vantagens e, consequentemente, poder como fez durante guerras, depressões e desastres naturais. Os limites sobre o governo se aplicam, independentemente de ocorrências. Não há exceções. Assim, uma sociedade liberal-clássica não teria construído uma TVA[5], não salvaria utilizando dinheiro do contribuinte fazendeiros texanos durante uma seca, não mandaria homens em missões espaciais, e não teria taxado os americanos em seis trilhões de dólares e despejado tudo em uma fracassada guerra contra a pobreza.

Liberdade

O segundo pilar de uma sociedade liberal, Mises dizia, é a liberdade. Isso significa que as pessoas não são escravas umas das outras, e nem do governo; mas, sim, donas de si próprias, sendo livres para perseguirem livremente seus interesses, contanto que não violem os direitos de propriedades de outros. Mais importante, todos os trabalhadores são livres para trabalhar na profissão de sua escolha, estabelecendo contratos livres e voluntários com seus empregadores, ou se tornando empregadores eles próprios.

A combinação de liberdade e propriedade torna as pessoas capazes de exercitar o importantíssimo direito da exclusão. Eu posso manter você fora da minha propriedade. Você pode me manter fora da sua. Você não tem que comerciar comigo. Eu não tenho que comerciar com você. O direito a exclusão, juntamente com o direito de comerciar largamente, é a chave de uma sociedade pacífica. Se não podemos escolher a forma e o estilo das nossas associações, então não somos livres em qualquer sentido.

O colapso da liberdade de associação, especialmente na forma de leis anti-discriminação, é uma das principais razões de a acrimônia social ter aumentado tanto em nossa época. Apesar de serem raramente questionadas, as leis anti-discriminação não podem se harmonizar com uma visão liberal-clássica da sociedade. Uma associação que é forçada jamais pode ser boa para as partes envolvidas, e nem para a sociedade em geral.

Qualquer discussão sobre esse assunto invariavelmente levanta a questão da igualdade. E aqui encontramos outro aperfeiçoamento que Mises fez sobre modelos anteriores de liberalismo. Eles estavam excessivamente apaixonados pela idéia de igualdade: não apenas como uma construção legítima, mas também como algo a ser atingido pela criação de uma sociedade sem classes, o que é totalmente ilógico.

Como Mises disse, "todo o poder humano seria insuficiente para tornar todos os homens iguais. Os homens são e para sempre permanecerão desiguais". Ele argumentava que às pessoas não poderia ser dada uma quantidade igual de riqueza ou mesmo oportunidades iguais para se tornarem ricas. O melhor que a sociedade pode fazer para seus membros é estabelecer regras que se apliquem a todos, de todas as classes. Essas regras não isentariam ninguém, incluindo os regentes que estão no governo.

Os muito ricos estarão sempre com a gente, ainda bem, assim como também estarão os muito pobres. Esses conceitos estão estreitamente ligados a sociedades e arranjos particulares, é claro, mas do ponto de vista da política, é melhor que sejam ignorados. É função da caridade particular, e não do governo, cuidar dos pobres, e protegê-los de serem arrastados para campanhas políticas demagógicas que ameacem as liberdades essenciais.

Em uma sociedade liberal o governo não protege os indivíduos contra eles mesmos, não luta por algum tipo de distribuição de riqueza, não promove uma região em particular, ou uma tecnologia, ou um grupo, e não determina a distinção entre vícios pacíficos e virtudes. O governo central não controla a sociedade ou a economia sob qualquer aspecto.

Paz

O terceiro pilar do liberalismo clássico é a paz. Isso significa que não pode haver amor à guerra, e, quando ela ocorrer, não pode ser vista como algo heróico, mas apenas como uma tragédia para todos. Ainda assim, continuamos a ouvir que guerras são boas para a economia, mesmo que elas, sempre e em todo lugar, desviem recursos, alocando-os mal e destruindo-os. Mesmo o vitorioso, Mises mostrou, perde. A guerra, disse Randolph Bourne, "é o alimento do estado".

O mesmo vale para o império. Os americanos se opuseram a uma presença hostil soviética em nosso hemisfério. Entretanto, nunca consideramos como as pessoas no Japão, para ficar com apenas um exemplo, podem se sentir a respeito do grande número de tropas americanas em seu país. De longe, a maior causa de ocorrências criminais em Okinawa e no resto do Japão são as tropas americanas. Mas será que as nossas tropas, nossos aviões, nossos navios e armas nucleares "defendem" o Japão? Contra quem? Não, continuamos a ocupar o país 51 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial com o propósito único de controlar.

Se você quer descobrir o verdadeiro caráter de um homem, esqueça o que ele diz sobre si mesmo, e veja como ele lida com outras pessoas. O mesmo se aplica ao governo. Podemos esquecer suas afirmações; simplesmente observe como ele trata os outros. O estado liberal-clássico é aquele que protege os direitos dos cidadãos comercializarem com povos estrangeiros. Ele não anseia por conflitos externos de qualquer tipo. Ele não demanda, por exemplo, que outros países comprem produtos produzidos por indústrias americanas influentes, da maneira que a Kodak está exigindo, apoiada pelo poderio militar americano, que o Japão compre seus filmes.

Tampouco uma sociedade verdadeiramente liberal envia ajuda governamental para países estrangeiros, suborna, prende ou mata seus regentes, diz a outros governos que tipo de país eles devem ter, ou se envolve em esquemas globais para impor direitos assistencialistas sobre o mundo. Entretanto, essas são atitudes que os EUA têm empreendido como sua política padrão desde os anos 1930. Nossos dirigentes parecem pensar que eles sempre têm que estar subornando alguém, bombardeando alguém, ou ambos. De outra maneira, corremos o risco de cairmos no temível "isolacionismo".

Jonathan Kwitney[6] ilustrou a política externa americana da seguinte maneira: imaginemos que, em intervalos mensais regulares, damos uma volta pelo quarteirão, batendo de porta em porta. Em uma casa, anunciamos para nosso vizinho: "Eu gosto de você, eu aprovo você, aqui estão $1.000". Na próxima casa, fazemos a mesma coisa. Mas na terceira casa, dizemos: "Eu não gosto de você, eu não aprovo você". Então levamos a mão para baixo do casaco, sacamos uma espingarda serrada calibre 12, e o trucidamos, junto com toda sua família.

E assim vamos nós, andando pelo quarteirão, de tempos em tempos, dando dinheiro para alguns, matando outros, e tomando decisões baseadas em interesses que temos naquele momento, sem regras claras.

Meu palpite é que não seríamos muito populares. Pense nisso na próxima vez que vir um comício "anti-EUA" na televisão. Essas pessoas podem estar recebendo nossa ajuda externa, mas elas também podem estar pensando que serão o próximo Iraque, Haiti, Somália, ou Panamá. Uma política externa liberal-clássica não é política externa alguma, exceto, como George Washington disse, se for para comercializar com todos e não ser beligerante com ninguém.

Restauração

Esses três elementos propriedade, liberdade, e paz são a base do programa liberal. Eles são o âmago de uma filosofia que pode restaurar nossa prosperidade perdida e nossa estabilidade social. Contudo, apenas comecei a arranhar a superfície do programa liberal. Ainda há muito a ser dito sobre política monetária, tratados de comércio, esquemas de seguridade social, e muito mais. No entanto, se nossa classe política pudesse entender esse núcleo de liberdade, propriedade, e paz, estaríamos muito melhores, e eu me sentiria mais confiante de que a próxima leva de novatos que mandarmos para Washington iria ficar de olho no prêmio, que não é a redistribuição ou a concessão de direitos especiais, mas a liberdade.

"O liberalismo", escreveu Mises, "procura dar aos homens apenas uma coisa: o desenvolvimento pacífico e imperturbável do bem-estar material para todos, para que, por meio disso, possa protegê-los das causas externas de dor e sofrimento, desde que essas causas estejam apenas em poder de instituições sociais, e não do estado. Diminuir o sofrimento, aumentar a felicidade: esse é o objetivo".

O liberalismo clássico funcionaria nos dias de hoje? Pense nas questões litigiosas da sociedade atual. Cada uma certamente envolve uma área que está relacionada com alguma forma de intervenção governamental. Os conflitos atuais giram em torno do desejo de apoderar-se da propriedade de terceiros usando para esse fim o aparato político de coerção que é o estado. A nossa sociedade seria mais pacífica e próspera se tivesse seguido o programa liberal? A pergunta carrega sua própria resposta.

Agora, de volta ao meu devaneio. Eu não conheço e nem me preocupo em conhecer as políticas presidenciais porque elas não importam de maneira alguma. Minha liberdade e propriedade estão tão asseguradas que, francamente, não faz diferença quem vença as eleições. Mas, para atingir esse objetivo, nenhum de nós pode abster-se das batalhas políticas e intelectuais de nossa época. Mesmo quando a visão liberal-clássica tiver sido restaurada nesse país, como acredito que pode e será, não podemos nos dar ao luxo de descansar.


O Prometeus, de Goethe, brada:

Por acaso imaginaste, num delírio,

que eu iria odiar a vida e retirar-me para o ermo

por alguns dos meus sonhos se haverem

frustrado?


E Fausto responde com sua "última palavra de sabedoria":

Só merece a liberdade e a vida

aquele que tem de conquistá-las todos os dias. 

——————————————————————————————


[1] Candidato republicano à presidência dos EUA em 1996. [N. do T.]

[2] A décima emenda da Constituição americana diz que os estados e o seu povo são soberanos, independentes e livres para criar seus próprios poderes quando a Constituição não os proibir de fazer isso. [N. do T.]

[3] Ausência essa que já se foi com o advento do 11 de setembro e a "guerra ao terror" que se originou ali. [N. do T.]

[4] A American Civil Liberties Union (União Americana pelas Liberdades Civis) é uma ONG cuja função auto-arrogada seria a de defender as liberdades individuais dos cidadãos. No entanto, o que ela faz mesmo é defender apenas causas politicamente corretíssimas. [N. do T.]

[5] Tennessee Valley Authority — estatal criada em 1933, durante o New Deal, para controlar a geração de eletricidade, a navegação no rio Tennessee, a manufatura de fertilizantes, e fomentar o desenvolvimento econômico do Vale do Tennessee, uma região que foi mais fortemente impactada durante a Grande Depressão. A intenção era ter a TVA como uma agência de desenvolvimento, utilizando verbas federais e a geração de eletricidade para modernizar rapidamente a economia da região. [N. do T.]

[6] Ex-jornalista do Wall Street Journal. [N. do T.]

 

 
Tradução de Leandro Augusto Gomes Roque


autor

Lew Rockwell
é o chairman e CEO do Ludwig von Mises Institute, em Auburn, Alabama, editor do website LewRockwell.com, e autor dos livros Speaking of Liberty e The Left, the Right, and the State.



  • Paul in Lakeview  11/05/2010 12:59
    Que era um objetivo de Mises?

    "The liberal therefore demands that the political organization of society be extended until it reaches its culmination in a WORLD STATE that unites all nations on an equal basis" (p.148, "Liberalism in the Classical Tradition")

    e,

    "[t]his permits us to hope that from these extremely inadequate beginnings a WORLD SUPERSTATE really deserving of the name may some day be able to develop that would be capable of assuring the nations the peace that they require."(p. 150)
  • Javier  18/09/2010 20:28
    Na época do bill of rights a nação norte-americana era a mais livre? Piada. Não para os negros, as mulheres, imigrantes e brancos pobres. Aliás, num liberalismo clássico, o que seria deles? O problema não está numa ideologia, mas na natureza humana e esta sempre estará baseada num profundo egoísmo. A conquista não é a da liberdade e da vida, mas a de si mesmo.
  • Amarílio Adolfo da Silva de Souza  18/06/2012 14:08
    Javier: eles teriam que trabalhar duro como todos os outros.
  • Edimes  18/01/2013 01:43
    Tenho acompanhado a ideias liberais dos representantes de Mises aqui no Brasil.
    E, desde já, digo-lhes que nao sou do PT ou do PSDB ou de qualquer partido, embora, saibamos que o caminho para se definir alguma lei, ainda que nao regule nada, precisa de uma "acordo de vontades", digamos assim. Dai, a ideia de uma associacao com o nome de "partido".
    Mas, isso é uma longa história.
    Entao, para resumir , concordo que o direito à vida, à liberdade e à propriedade sao fundamentais. Aliás, avanco um pouco. Sao direitos fundamentais para qualquer ser humano. Portanto, estou de acordo que o ser humano vivo, livre e proprietário, com saude e paz é fundamental e ninguem deve "palpitar" a esse respeito. É razoavel imaginar que ninguem, em sã consciencia livre, será contra a isso.

    Por outro lado, tenho varias duvidas deste modelo. Uma delas é quanto ao direito de HERANCA.
    Nao li nada a respeito disso no texto acima. Nem em outros que ja tive a oportunidade de ler, ate agora, desta escola.

    Mas, é fácil concluir que , nessa linha de liberdade, a escola , certamente, nao deve defender o direito de heranca, certo? Ou seja, voce nasce livre, com o merito proprio conquista os seus bens materiais via mercado de concorrencia perfeita , certo? E nao havera formacao de "holdings", carteis e coisas do gênero, certo?

    Tambem a educacao e a nutricao inicial de uma ser humano qualquer e indefeso, é, necessariamente, igual para todos, isto é, fica por conta do mercado que, de alguma forma, garanta a igualdade incial para todos os seres pequenos e indefesos.

    Se , ainda assim, quando formados, se desviarem, facamos como sugerido pelo ilustre Roberto Campos: pena de morte neles, certo?

    Enfim, gostaria de saber como, na prática, ( já que a escola vem da praxis) tais condutas possam ser alcancadas.


    Atentamente,
  • Leandro  18/01/2013 02:22
    Oh, boy... Here we go again.

    Como assim a Escola Austríaca seria contra o direito de herança? A herança nada mais é do que sua propriedade sendo repassada para aqueles que você escolheu. Se você trabalhou sua vida inteira e acumulou riquezas honestamente, você tem o direito de legar essa sua riqueza para quem você quiser. E ninguém tem o direito de confiscar essa riqueza, muito menos o estado.

    Para quem disse já ter lido vários textos do site, você parece não ter sido capaz de absorver o mais básico da teoria, que é o respeito à propriedade privada. Deve ter lido os artigos enquanto assistia ao Big Brother...

    Quanto a holdings, cartéis, monopólios e oligopólios, isso tudo só existe em setores regulamentados pelo estado. Quem cria cartéis, monopólios e oligopólios é o estado, seja por meio de regulamentações que impõem barreiras à entrada da concorrência no mercado, seja por meio de altos tributos que impedem que novas empresas surjam e cresçam. Pedir que o estado atue para acabar com cartéis é o mesmo que pedir para o gato tomar conta do pires de leite.

    Apenas olhe ao seu redor. Todos os cartéis, oligopólios e monopólios da atualidade se dão em setores altamente regulados pelo governo (setor bancário, aéreo, telefônico, elétrico, televisivo, postos de gasolina etc.).

    E quando não era assim, o que ocorria? Quando o governo não tinha ainda poderes para se intrometer, havia formação de cartel entre os poderosos? Havia "exploração"? Não. O que ocorria era isso.

    Monopólio e livre mercado - uma antítese

    Recomendo também estes outros artigos:

    Monopólio bom e monopólio ruim - como são gerados e como são mantidos

    Sobre as privatizações (Parte 1)

    A Guatemala e seu exemplo de privatização

    Celular ilimitado por R$30/mês - saiba como aqui

    E sobre educação, há inúmeros.

    Recomendo especialmente estes:

    O Homeschooling nos EUA (e no Brasil)

    E se as escolas públicas fossem abolidas?

    Educação e liberdade

    A educação livre

    Educação Pública - Um fetiche socialista

    A obrigatoriedade do diploma - ou, por que a liberdade assusta tanto?


    Sua ironia sobre sair matando todo mundo será ignorada por uma questão de polidez.

    Abraço!
  • Gustavo BNG  18/01/2013 03:05
    Edimes, Escola Austríaca é uma visão de Economia, não de Política. Os "austríacos" é que têm visão política.
    Se a pergunta reformulada for Os "austríacos" são a favor do direito de herança?, a resposta é: sim.
  • Tory  06/08/2013 17:13
    Dizer que não é de nenhum partido assim que chega é a melhor forma de fazer alguém desconfiar que você é. Ajuda se no resto do thread você se mostrar super-ofendido com o tom das respostas, mesmo que o seu tom, para início de conversa, tenha sido algo inadequado.

    Não estou dizendo que você é um troll a soldo de algum partido, mas que estaria se comportando exatamente como um, caso seja.
  • edimes  18/01/2013 18:31
    Ola

    O que é isso pessoal? Porque tantas ofensas? Só estou tentando compreender os principios da escola austríaca. Já li um pouco mais e pude ver que, na verdade, seu início vem dos espanhóis e não dos austríacos, certo?


    Mas, confesso-lhes que fiquei negativamente surpreso com o tratamento inicial que estou recebendo neste meu primeiro contato. Ofensivo assim, porque? Espero não ser a praxis.

    Enviei lhes perguntas com respeito sem conhecê-los.
    Recebi um tratamento ofensivo e estranho. Distante de minha prática de tratamento civilizado.

    Mas prossigo.

    Quanto a pena de morte, essa não é a minha opinião. Essa foi a opínião do ilustre Roberto Campos. Ele que disse isso e não eu. ( e de novo, eu o considero um excelente pensador. Foi um dos grandes economistas brasileiros assim como Gudin. Mas também seguidor declarado de Hayek) Ele também disse concordar com controle de natalidade. Coisa dele e não minha. Portanto, eu apenas perguntei a vocês a respeito disso, haja vista a presença dele no comando governamental brasileiro( onde eu moro e suponho que vocês também, certo?) e uma ligação com os pensamentos da escola austríaca , da livre iniciativa no mercado. Só isso. Sem ofensas.

    Não posso concordar que quem cria cartéis é apenas o Estado. Os órgãos societários e seus respectivos sócios majoritários certamento o fazem e muito. Mas, no modelo atual. No modelo da escola austríca não haveria necessidade de proteção aos minoritários? Seria isso? Como entender isso com base no "subjetivismo" da escola austríaca, praticamente?


    De qualquer forma, não assisto big brother. Como podem me dizer isso? ( nem tão pouco assisto ao big brother SAM de 1964 da época do ilustre Roberto Campos. Isso é coisa da época dele e não da minha. rsrs)

    Mas, como você, caro Leandro, tentou me explicar, sem êxito, o que é direito de herança, vou lhe dizer que você esta enganado. Nesta seara percebo que entendo um pouco mais. ( sobre os pilares da escola austrica não, eu não sei nada ou quase nada, ok?)

    Direito de herança não é exatamente isso você disse. Você não escolhe para quem passar a sua propriedade , após a morte. Isso já está previamente escolhido em regras abstratas a priori. Uma parte dela sim, você pode fazer, desde que pague, por exemplo, eventual dívida com outros entes privados. O que me parece bem justo e correto até mesmo pela escola austríaca, não?

    Pelo menos é isso que ocorre hoje. Ainda que você queira disponibilizar toda a sua propriedade não poderá fazê-lo ( obviamente, com descendentes e cônjuge em determinado regime) e com credores PRIVADOS. Isso é o que ocorre hoje.( note que nem mencionei o destestável Estado interventor, ok?)

    Lado outro, alguém precisa definir algumas regras , ainda que mínimas,( sem corrupção, sem intervenção , tudo a priori) e TODOS precisam concordar com a prévia definição, certo? Ou o Estado ( que eu nem cheguei a mencionar) ou um ente privado ( pergunto-lhes quem seria este ente. O mercado?). Enfim, até para sermos tratados como pessoas alguém precisa concordar que somos pessoas e não semoventes ou , mercadorias, como os escravos, certo? ( De novo, sem ofensas, só estou conversandos com vocês).

    Uma outra e última dúvida, sem ofensas:

    Como é compreendida a DEMOCRACIA pela escola austríaca?

    Por último, por gentileza, para alguém que saiba me responder, pergunto-lhes:

    Como seria tratado o direito de herança pela escola austriaca. Mais. Numa possível implantanção desta escola em busca da solução das diversas crises atuais - lembrando que ela não faz parte do maisntream ( certo?) - como seria tratada a herança a partir de então? E a propriedade? E o Estado?
    Como tratar de liberdade e democracia no contexto atual, numa possível adoção dos pensamentos desta minoritária mas importante escola?


    Qual seria a "força" que numa suposta invasão de sua propriedade, vai lhe garantir a propriedade que é sua. ( de novo, concordo com o direito de propriedade. Só estou perguntando como a escola austríaca estabelece este , digamos, controle. Só isso e sem ofensas.

    Nesta mesma linha, o direito do nascituro, já está previamente garantido, com vasta propriedade para uns mas para outros não, certo? Fica a cargo do mercado resolver via méritos das ações humanas subjetivas e imprevisíveis a priori, possibilitar a acumulação da propriedade dos que , já no nascituro, não a possue? Seria isso? Como seria?

    E mais uma vez, meu interesse não é ofensivo. Só estou tentanto compreender , diretamente com vocês essas pequenas dúvidas. Sei que há cursos.
    Talvez possa me inscrever em algum deles, mas, desde que o tratamento seja um pouco melhor do que recebi até agora.

    No aguardo
    Desde já agradeço-lhes pela atenção, pedindo-hes antecipadas desculpas se por algum motivo - desconhecido por mim - possam as minhas palavras gerar algum tipo de fúria em vocês.



  • anônimo  19/01/2013 09:16
    'haja vista a presença dele no comando governamental brasileiro( onde eu moro e suponho que vocês também, certo?) e uma ligação com os pensamentos da escola austríaca , da livre iniciativa no mercado.'

    Tem tanta coisa pelo mundo que se diz defensor do livre mercado e que na verdade não é nada disso...Roberto Campos era um deles, criador do plano de metas do JK? putz...
  • Leandro  18/01/2013 21:19
    Seja mais claro da próxima vez. Especifique, por exemplo, que você está falando da herança de um sujeito endividado, e não da de um sujeito comum. Não sou obrigado a adivinhar.

    Se um sujeito morre e possui credores, então é claro que tais credores têm direito à sua fatia da herança. Isso é óbvio, pois se trata também de propriedade privada. Se você pega dinheiro emprestado comigo, mas não quita sua dívida, então você subtraiu propriedade minha, e deve devolvê-la. Vivo ou morto. (Qual é a legislação atual no Brasil é irrelevante; você perguntou sobre como pensa a filosofia libertária -- pelo menos foi o que entendi --, e não minha opinião sobre a jurisdição atual).

    Quanto às suas outras infinitas perguntas, ficou claro que você não leu os artigos recomendados, o que impossibilita o diálogo. Logo, qualquer esforço adicional de minha parte será pura perda de tempo.

    Abraço!
  • Amarílio Adolfo da Silva de Souza  15/06/2013 15:35
    A sociedade ideal é aquela onde as pessoas são livres. Nesse caso, não existiria nenhuma espécie de governo, nem mesmo que fosse liberal. Somente pessoas livres.
  • Arthur M Meskelis  15/06/2013 20:53
    Imagine uma pessoa passando na rua da sua casa, resolve entrar nessa sua casa, com você e sua família dentro. Daí essa pessoa começa a fazer perguntas sobre vocês, e daí começa a ser irônico a respeito daquilo que a sua família faz e acredita.

    Então você dá um esporro nela; logo essa pessoa se sente ofendida e começa a reclamar ?
    O negócio está pior do que eu pensava.

  • anônimo  06/08/2013 16:07
    Por que quando o liberalismo triunfou, na Inglaterra e nos EUA no século XIX, a evolução foi menor do que no século XX?
  • Márcio   06/08/2013 16:17
    De onde você tirou isso? A evolução ocorrida nos EUA e na Inglaterra neste período foi sem precedentes. O que houve no século XX foi a evolução da tecnologia, algo que não existia no século XIX, e que facilitou enormemente a vida das pessoas, trazendo um conforto inaudito. Porém, a velocidade do enriquecimento vista no final do século XIX não tem concorrentes.
  • Sérgio  06/08/2013 17:25
    O século XIX foi a Era da Revoluço Industrial, a Era das Grandes Invenções. Até a Revolução Tecnológica começou no século XIX. O primero programa de computador foi criado por Charles Babbage e Ada Lovelace no século XIX.

    Aliás, ao meu ver, hoje em dia, o desenvolvimento científico e tecnológico está estagnado. Claro que temos alguns avanços aqui e acolá (por exemplo, a invenção do iPad), mas nada comparado ao boom que teve do século XIX até os anos 70 do século XX. Só notar que em menos de 70 anos no século XX, fomos da invenção do avião, feitos de pano, ao desembarque do homem na lua. Se o ritmo de desenvolvimento tecnológico tivesse se mantido, hj estaríamos vivendo com tecnologia semelhante a do filme 2001.
  • anônimo  06/08/2013 18:33
    Interessante que esse gráfico mostra diferente:

    www.usgovernmentspending.com/spending_chart_1800_2010USd_13s1lo011mcn__GDP_Per_Capita

    Qual a diferença entre os dois que eu não consigo identificar?
  • Leandro  06/08/2013 18:58
    O gráfico não mostra isso. Na melhor das hipóteses, a inclinação da linha (que denota a velocidade do crescimento) é a mesma.

    No entanto, já sabe que há várias incorreções nos cálculos do PIB do século XIX, o que significa que a inclinação da linha para aquele período seria maior.

    Sobre isso, recomendo este artigo:

    www.mises.org.br/Article.aspx?id=721


    E leia também todos os nossos artigos que explicam os problemas com a metodologia do PIB.

    www.mises.org.br/Article.aspx?id=203

    www.mises.org.br/Article.aspx?id=297

    www.mises.org.br/Article.aspx?id=960

    www.mises.org.br/Article.aspx?id=793
  • Emerson Luis, um Psicologo  13/08/2013 20:11
    Que cada vez mais pessoas adotem estes ideais em sua vida pessoal e profissional!

    * * *
  • Juliana  06/06/2014 14:38
    "Não existem riscos em jogo, seja para o meu país ou para minha família. Minha liberdade e minha propriedade estão tão asseguradas que, francamente, não faz diferença quem vença". Engraçado. Porque não imagino isso sendo dito por qualquer um. Parece-me um discurso elitista. Mas, esse foi só um primeiro impacto da leitura.
    Ter como um dos elementos básicos a propriedade é sinal de tragédia. Pois, para muitos, seria "a propriedade", mas para outros, "as propriedades", e não quero dizer ser isso injusto, mas sem nenhuma regulação instauraria o estado de caos (exorbitante ao já existente). Não sei por que motivo, mas um filme muito me lembra tal liberalismo: o preço do amanhã (in time). Lá, nenhum ser deixa de lutar sua luta diária e, mesmo assim, muitos vão morrendo, numa realidade em que outros têm sua vida garantida em séculos.
    Não sou socialista, nem sou liberal, sou apenas pobre e, por isso, minha visão de justiça é mais ampla do que para os bem nascidos.
  • Humanista Babilonico  19/09/2014 02:59
    "Tipicamente, os liberais haviam se posicionado contra a igreja, o que teve o desastroso efeito de influenciar e jogar a igreja contra o livre mercado e o livre comércio."

    Também, não é pra menos. Naquela época igreja = estado, então a igreja era uma inimiga da liberdade das mais crassas.
  • Ricardo Winter  16/01/2015 18:54
    O liberalismo clássico é utópico.
    "Sem leis trabalhistas."
    Olhe para o mundo. Olhe para a condição humana. Olhe para a condição humana do mais necessitado, menos instruído, sem oportunidade. Você conhece essa realidade? Você sabe que existe essa condição sub-humana? Você se coloca no lugar desse semelhante? Você vê a paz como pilar para esse cidadão ou apenas para quem possui propriedade? Sua liberdade é mais importante que a paz alheia?
    Como assim "sem leis trabalhistas"! Não haveria então necessidade de se evitar a coerção, o trabalho exaustivo, o assédio físico e moral, o direito a repouso, à dignidade no ambiente de trabalho? Devemos então acreditar que a melhor forma de agir é crer que todo trabalhador (muitas vezes coagido, fragilizado e necessitado) terá condição físicas e psicológicas de negociar seus direitos com um empregador (muitas vezes egoísta, ganancioso e sádico)?

    "Esta era a mais grandiosa e mais livre república do mundo, por mais irreconhecível que isso seja hoje."
    Não era. Era escravista, sexista e cruel. Negros, mulheres e índios concordam com isso.

    "O indivíduo, a família, e a comunidade — as unidades essenciais da sociedade na era pré-estatista — não só foram reduzidos a servos federais, tendo apenas a liberdade que o governo os permite ter, como também foram obrigados a agir como parte de uma ordem nacional coletivista que está por toda parte."
    Não se fala em nenhum momento que o governo é feito por pessoas que vieram do povo. Pessoas que querem defender certos interesses, certos ideais. Não se fala que o governo é feito de pessoas ricas, classe média, pobres. Cria-se uma imagem demoníaca de governo, uma espécie de carrasco. Isso é equivocado porque você que lê, eu que escrevo, e qualquer um pode candidatar-se, fazer campanha, concorrer e ser eleito a um cargo público. Não há dúvida que o governo pode sempre se aperfeiçoar e ficar mais eficiente. Agora dizer que não há necessidade de leis, regulamentações, normas, é o mesmo que afirmar que as pessoas sabem viver em sociedade. As leis são justamente feitas porque as pessoas não sabem viver em sociedade. Não queremos voltar a era bárbara.

    "Os muito ricos estarão sempre com a gente, ainda bem, assim como também estarão os muito pobres."
    O liberalismo clássico é feito para os ricos. Aos ricos, cidadãos que têm muito mais propriedades que necessitam, convém o maior grau de liberdade. Com isso, a paz vem como consequência. Não importa, dessa forma, o bem estar do vizinho, do seu semelhante. Por mais pobre que seja seu vizinho, no liberalismo clássico, ele deve existir mesmo, que se dane. Minha liberdade é mais importante!

    "Paz" como pilar
    Acredito que o liberalismo clássico é utópico porque coloca a paz como pilar e não aceita limitações para liberdade individual.
    O sistema deve proporcionar a paz e não depender dela. A paz não deve ser um pilar e sim um objetivo. A paz deve ser alcançada e não forçada. A paz deve ser encorajada. Sabemos que muitas pessoas são gananciosas. Sabemos que muitas pessoas colocarão suas propriedades e liberdade à frente da paz alheia. Eis, então, a necessidade de limitar a liberdade. Quem deve limitar? Algo externo às partes. Um mecanismo central. Um governo.

  • Forever  20/01/2015 01:50
    Já que ninguém teve a mesma paciência que eu tive para te responder...

    ''Olhe para o mundo. Olhe para a condição humana. Olhe para a condição humana do mais necessitado, menos instruído, sem oportunidade. Você conhece essa realidade? Você sabe que existe essa condição sub-humana? Você se coloca no lugar desse semelhante? Você vê a paz como pilar para esse cidadão ou apenas para quem possui propriedade? Sua liberdade é mais importante que a paz alheia?''

    E o que você está fazendo para mudar essa dura realidade senhor Ricardo? Pedindo mais intervenção da entidade que causa esse problema, ou seja, o senhor é incoerente.

    ''Como assim "sem leis trabalhistas"! Não haveria então necessidade de se evitar a coerção, o trabalho exaustivo, o assédio físico e moral, o direito a repouso, à dignidade no ambiente de trabalho? Devemos então acreditar que a melhor forma de agir é crer que todo trabalhador (muitas vezes coagido, fragilizado e necessitado) terá condição físicas e psicológicas de negociar seus direitos com um empregador (muitas vezes egoísta, ganancioso e sádico)?''

    Ué, se esse trabalhador ''muitas vezes coagido'' se sente desconfortável é muito simples, que ele vá procurar outro emprego. Se mesmo assim a pessoa preferir por livre espontânea vontade continuar nesse ambiente há duas opções: ela está sendo beneficiada, ou ela é masoquista, não existe terceira opção.

    Já no ''problema'' do empregador ''muitas vezes egoísta e sádico'' é óbvio que você já está dando um jeito nisso, não é mesmo? Já deve estar criando uma empresa voltada para o bem estar social da comunidade que aceite até mesmo pessoas sem nenhum tipo de qualificação --afinal, seria egoísta da sua parte não contratar uma pessoa ''só'' por causa disso. Creio eu que você está disposto a entrar na guerra burocrática que é abrir uma empresa no Brasil para esta causa tão nobre. Seria hipocrisia da sua parte não fazer isso, já que você defende uma instituição parasitária que taxa de forma coerciva os heróis que empreendem nesse país para atender pessoas ingratas e ignaras iguais a você.

    ''Não se fala em nenhum momento que o governo é feito por pessoas que vieram do povo. Pessoas que querem defender certos interesses, certos ideais. Não se fala que o governo é feito de pessoas ricas, classe média, pobres. Cria-se uma imagem demoníaca de governo, uma espécie de carrasco. Isso é equivocado porque você que lê, eu que escrevo, e qualquer um pode candidatar-se, fazer campanha, concorrer e ser eleito a um cargo público. Não há dúvida que o governo pode sempre se aperfeiçoar e ficar mais eficiente. Agora dizer que não há necessidade de leis, regulamentações, normas, é o mesmo que afirmar que as pessoas sabem viver em sociedade. As leis são justamente feitas porque as pessoas não sabem viver em sociedade. Não queremos voltar a era bárbara''.

    Primeiro: governo e eficiente são duas palavras que se escritas na mesma frase brigam, é igual à regra dos dois ''RR'' e 'SS''. Ademais, o Estado é sim carrasco, ele sobrevive de espoliação, coerção, violência etc. No dia em que pagar imposto se tornar uma opção e mesmo assim as pessoas decidirem doar de forma voluntária o dinheiro para Estado continuar existindo, aí sim eu vou acreditar eu que o Estado é necessário na vida das pessoas.
    E você ignorou o texto que eu linkei no outro artigo sobre leis privadas, você quer apenas vituperar uma coisa que desconhece. Nota-se mais uma vez que você não está a fim de conhecer uma ideia contrária da sua. Paciência.

    ''O liberalismo clássico é feito para os ricos. Aos ricos, cidadãos que têm muito mais propriedades que necessitam, convém o maior grau de liberdade. Com isso, a paz vem como consequência. Não importa, dessa forma, o bem estar do vizinho, do seu semelhante. Por mais pobre que seja seu vizinho, no liberalismo clássico, ele deve existir mesmo, que se dane. Minha liberdade é mais importante!''

    Realmente, coitada da Suíça, Cingapura, Hong Kong... Todos sabem que esses países vivem na miséria, bom mesmo são os países mais fechados como à Argentina, Bolívia, Cuba, a desenvolvida e invejável Venezuela... Coitados dos cidadãos suíços, enquanto desfrutam de ''maior grau de liberdade'' devem morrer de inveja dos paraísos citados.

    Uma curiosidade: você disse que os liberais não se importam com o bem estar do seu ''vizinho ou semelhante'', o que você faz para os seus vizinhos? E para seus 'semelhantes '?Ou você não faz nada e apenas cobra que outrem faça? Se a resposta for sim então você não passa de um belo hipócrita.

    ''Acredito que o liberalismo clássico é utópico porque coloca a paz como pilar e não aceita limitações para liberdade individual.
    O sistema deve proporcionar a paz e não depender dela. A paz não deve ser um pilar e sim um objetivo. A paz deve ser alcançada e não forçada. A paz deve ser encorajada. Sabemos que muitas pessoas são gananciosas. Sabemos que muitas pessoas colocarão suas propriedades e liberdade à frente da paz alheia. Eis, então, a necessidade de limitar a liberdade. Quem deve limitar? Algo externo às partes. Um mecanismo central. Um governo
    ''.

    Não, a paz depende do respeito à propriedade privada, se não houver esse respeito não haverá paz.

    O resto do seu comentário mostra bem o que você quer: um leviatã forte que controle a vida das pessoas custe o que custar. Aqui você demonstrou suas reais cores, não passa de mais um estatista tumultuando o site.
  • anônimo  20/01/2015 09:33
    Forever, acho esse argumento meio fraco, se eu acuso meu vizinho de ser ladrão, o fato de eu também ser ladrão não torna isso nem verdade nem mentira.
    No caso dos esquerdistas eles não fazem nada pelos pobres, mas ficam com a consciência limpa por defender um sistema que supostamente vai ajudar os pobres.
    E como sempre quando esse sistema cria pobreza e miséria eles sempre falam que 'não era socialismo de verdade' mas isso são outros quinhentos.


  • Ricardo Winter  20/01/2015 07:45
    Forever, para quem tem a paz como pilar, sua agressividade, arrogância e desumanidade me chocam. Minhas ideias não deveriam te irritar tanto. Talvez isso revele que sua crença no liberalismo clássico seja menor do que pensas crer.

    Meu desejo: que a paz seja um dia efetivamente um pilar para todos, para que possamos viver anarquicamente em harmonia.

    Enquanto isso, VIVA A DEMOCRACIA!
  • Forever  20/01/2015 17:18
    Nossa, que comovente...
    Vejo que o Típico Filósofo anda fazendo alunos por aqui.
  • anônimo  21/01/2015 10:01
    Ah tá, vc defende uma instituição criminosa que gera pobreza e miséria, que ferra a vida de todo mundo e só beneficia meia dúzia de parasitas estatais, e quando alguém mostra por A + B como vc está errado, aí é 'nossa, sua agressividade, sua desumanidade, sua arrogância'...

    ' Minhas ideias não deveriam te irritar tanto' talvez pelo fato de todo mundo aqui ter estudado mais do que vc sobre esse assunto? E saber quais são as consequências dessas suas idéias?

    'Talvez isso revele que sua crença no liberalismo clássico seja menor do que pensas crer.'
    Momento vergonha alheia, ninguém fala de liberalismo clássico por aqui.Vc vem com uma resposta pronta, com críticas a uma coisa que VC ACHA que é o pensamento geral por aqui e nem se dá ao trabalho de ler e entender o que é que está sendo dito de verdade.E ainda vem bancar o monopolista das boas intenções.Por que eu não estou surpreso?

  • Amarilio Adolfo da Silva de Souza  22/03/2015 16:30
    Relendo esse texto maravilhoso, posso perceber o quanto o mundo se atrasou no século XX e continua atrasado pelos governantes. O governo é um força contrária ao progresso das pessoas.
  • RichardD  13/09/2015 10:17
    Boa definição do liberalismo clássico.
  • Fredy  02/10/2015 03:48
    O pessoal do site poderia me indicar um bom artigo falando sobre a escola neoclassica?
  • Eduardo R., Rio  04/04/2016 19:11
    Nos estados que escolhem seus membros através do voto majoritário, não são todos os cidadão ou residentes que podem participar. Os que podem realmente votar, uma pequena porcentagem da população, são aqueles que verdadeiramente têm em mente os melhores interesses da sociedade. Esses indivíduos são aqueles que são donos de propriedades, chefes de famílias, e os realmente instruídos.

    O pessoal do IMB concorda com esse trecho do artigo? Como conseguiriam defender essa posição se questionados a respeito?
  • Observador  04/04/2016 19:49
    Aqui:

    www.mises.org.br/Article.aspx?id=82

    E lembre-se, não é uma questão de concordar ou não com algo; mas sim de descrever como algo funcionava.

    Acrescentando, se você tiver de defender a democracia, você daria igual poder de voto a todos? Inclusive para aqueles que dependem da perpetuação de um modelo espoliador de governo?

    O próprio Mises era totalmente contra isso:

    www.mises.org.br/Article.aspx?id=2123
  • Marcos  21/05/2016 19:53
    Sou leitor frequente deste blog. Aprendo muito e vejo o Liberalismo simplesmente como a coisa que faz sentido para permitir o desenrolar de uma vida em sociedade.
    No entanto, em face, até, das leituras, de vez em quando me surgem dúvidas, e, aqui, coloco mais uma:

    Uma sociedade convencida da funcionalidade do liberalismo clássico e que se rege por ele, provavelmente, terá um estado pequeno, no menor nível possível.
    No entanto, uma vez que existem outras nações no mundo, essa condição de estado pequeno não colocaria essa sociedade/nação em condição de fragilidade no plano internacional?

    Por exemplo: se, por hipótese, nós (Brasil) fôssemos uma sociedade liberal clássica e, de repente, uma outra nação, por um motivo qualquer resolvesse se apropriar de parte do nosso território.
    Nesse caso, como nós, com um estado mínimo, faríamos frente a uma situação destas?
    Neste sentido, eu tendo a pensar que mesmo a configuração de um estado pequeno não pode prescindir, não somente, de forças armadas, mas de forças armadas super bem preparadas, até porque, se fôssemos liberais, provavelmente seríamos muito prósperos e isso poderia despertar o interesse de muitas nações em se apropriarem de nosso crescimento.

    Resumidamente, a pergunta seria: como seria possível viabilizar uma sociedade liberal, cercada de sociedades estatistas/esquerdistas?

    A mesma questão eu também dirigiria à problemática dos fluxos migratórios?
    Um imigrante que quisesse vir morar em uma sociedade liberal? Como seria isso?
    A teoria pregaria à abertura das fronteiras? Isso, em um fluxo migratório mais denso não comprometeria o rumo dos fundamentos liberais dessa sociedade, dado o efeito da miscigenação com outras culturas e valores relativos à propriedade, à liberdade e à paz?
    Mas isso contrária à ideia de liberdade para as pessoas? No caso, de liberdade para com o direito de se estabelecer onde bem quisesse, desde que respeitada a propriedade?
    Ou seja: será que um sociedade liberal teria que ser fechada para, justamente, preservar os seus valores que a levaram a ser próspera?

    Já agradeço os possíveis comentários e indicações de leitura.
  • Márcio Alcântara  31/05/2018 02:44

    Marcos,

    Sou ultra liberal em termos econômicos, e a falta de respostas para teu questionamento é exatamente o que não me deixa abraçar a anarquia ou o liberalismo em outras áreas para defender a inexistência do Estado minimamente constituído.

    Veja que até agora (dois anos após teu questionamento ser feito), ninguém te deu uma resposta, pois ele talvez seja o "calcanhar de Aquiles" de alguns dos princípios defendidos no artigo.

    Não quero, com isso, defender um Estado inchado, muito pelo contrário. Mas creio que ele tem de ser suficientemente forte para defender seu povo de ameaças externas e suficientemente controlado para defender seu povo do próprio Estado.

    Parabéns pelo seu posicionamento. É o mesmo que o meu.

    E convido a qualquer um para esclarecer o seu (nosso) questionamento, colaborando assim para o debate.
  • Eduardo  31/05/2018 03:02
    Certamente não foi respondido porque ou ninguém viu ou ninguém quis se dar ao trabalho de responder coisas tão básicas.

    "e, de repente, uma outra nação, por um motivo qualquer resolvesse se apropriar de parte do nosso território. Nesse caso, como nós, com um estado mínimo, faríamos frente a uma situação destas?"

    www.mises.org.br/Article.aspx?id=1221

    www.mises.org.br/Article.aspx?id=975

    "A mesma questão eu também dirigiria à problemática dos fluxos migratórios?
    Um imigrante que quisesse vir morar em uma sociedade liberal? Como seria isso?"


    www.mises.org.br/Article.aspx?id=2183
  • Felipe  13/04/2021 04:56
    Artigo da década de 1990, mas ainda atual.

    Infelizmente o liberalismo também está sendo deturpado no Brasil. Já tem gente progressista e com ideias socialistas se dizendo liberal por aqui também. Vão estragar o termo, como fizeram nos EUA.


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.